Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Relíquia de São Benedito visita a Província da Imaculada Conceição do Brasil

08/08/2024

Notícias

Entre os dias 8 e 23 de agosto, dois frades italianos, Frei Fernando Truppia e Frei Marcelo Badalamenti, da Província do Santíssimo Nome de Jesus na Sicília, estarão no Brasil conduzindo a relíquia de São Benedito de Palermo, em visita às Irmandades do Rosário e de São Benedito nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Os frades sicilianos estão percorrendo a América Latina nesta peregrinação que celebra os 500 anos de nascimento do santo. Já estiveram na Venezuela, no Peru e terminam a viagem que começou em junho, aqui no Brasil. Todos estes países dedicam uma grande devoção popular ao santo preto franciscano.

Também faz parte da programação visitas às fraternidades da Província, como no Convento e Santuário São Francisco, em São Paulo (SP); na Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, em Sorocaba (SP); no Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP) e no Convento Santo Antônio, no Rio de Janeiro (RJ).

Os frades chegarão à São Paulo na noite de quinta-feira, 08 de agosto, e ficarão hospedados no Convento São Francisco, no centro da capital paulista. Na sexta-feira (09/08), será celebrada um Santa Missa, às 18h, no Santuário São Francisco, para toda a comunidade local, devotos de São Benedito e irmandades. No sábado (10/08), a relíquia visitará as irmandades dedicadas ao santo na região de Sorocaba. Haverá uma celebração na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte, às 12h. Na parte da tarde, às 15h, os frades visitarão a Fraternidade Bom Jesus dos Aflitos. No dia seguinte (11/08), dia de Santa Clara de Assis, haverá uma celebração, às 10h.

Relíquias no Vale do Paraíba e Rio de Janeiro

A região do Vale do Paraíba receberá a relíquia de São Benedito no dia 17 de agosto. A primeira visita será na cidade de Piquete (SP), no Santuário de São Miguel Arcanjo, onde será celebrada uma Santa Missa, às 10h. Além da comunidade local, moradores de outras cidades também são esperados para vivenciar esse momento de fé e devoção. No período da tarde do mesmo dia, a relíquia estará no Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), na missa das 15h.

No dia 18 de agosto, a relíquia de São Benedito chegará na cidade do Rio de Janeiro. Os frades peregrinos ficarão hospedados no Convento de Santo Antônio, no Largo da Carioca, até o dia 21. Assim que chegarem haverá uma celebração Eucarística, às 12h, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos. Já no dia 19, a visita será em Angra dos Reis (RJ). No dia 20, haverá uma Santa Missa no Convento de Santo Antônio, às 10h.

A visita da relíquia no Brasil é organizada pelo CONISB (Conselho Nacional das Irmandades de São Benedito). Frei Fernando e Frei Marcelo retornam à Itália no dia 23 de agosto.

São Benedito, patrono da população afro-brasileira

As manifestações de fé a São Benedito começaram poucos dias após a sua morte, no dia 4 de abril de 1589, em Palermo. Da região da Sicília, seu culto se espalhou pela Itália, Espanha e Portugal para onde foram enviadas relíquias. Depois chegou a América do Sul com os missionários portugueses e espanhóis. Em Portugal, o santo se tornou tão popular, que uma de suas primeiras confrarias foi instalada na cidade de Lisboa. Os negros já o homenageavam pelas ruas da cidade levando sua imagem em estandartes.

Benedito nasceu em São Fratello, antigamente conhecida como São Filadélfio, província de Messina na Sicília, em 1524. A pequena cidade com cerca de mil habitantes, localiza-se a 100 quilômetros de Palermo, capital da ilha. Por conta de sua geografia definida por montanhas e cercada pelo Mar Tirreno, estimula a introspecção, favorecendo o recolhimento e a meditação, características de vida eremítica, presentes logo cedo em São Benedito. Seus pais, Cristóvão Manasseri e Diana de Lanza ou Larcan, eram escravos trazidos da Etiópia, país situado no nordeste da África, onde desde o século IV, uma parte da população já conhecia o cristianismo, levado à região pelos coptas, originários do Egito.

Seu culto no Brasil está muito ligado às comunidades negras que a ele dedicam especial devoção. São bastante conhecidas em todo o país as Congadas, os Moçambiques, os Catumbis e os Reisados devotados a este santo, que se popularizou através da veneração e catequese incentivada em conventos franciscanos. Praticamente todos os conventos dos Frades Menores, no período colonial, tinham uma Irmandade dedicada a ele.

“Durante a celebração, os frades franciscanos, da mesma ordem religiosa do santo preto, irão destacar as comemorações dos 500 anos do nascimento de São Benedito e o que motivou a peregrinação das relíquias pelos países da América do Sul, onde São Benedito tem um lugar especial no coração do povo”, afirmou o irmão Anderson Santos Ribeiro, membro da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos do Rio de Janeiro e vice-presidente do CONISB.

O cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, autorizou a impressão de uma oração especial por ocasião dos 500 anos do nascimento do santo. Ela pode ser rezada durante todo o ano, mas, de forma particular é sugerido que ela seja recordada nestes dias em que a relíquia peregrinará pela região Sudeste do país.

 

Oração do Jubileu dos 500 anos do nascimento de São Benedito

Ó São Benedito, flor da Etiópia, lírio transplantado para a terra da Sicília, tu que amaste o Cristo Crucificado e a sua Mãe Santíssima, de quem recebeste nos braços o Divino Menino e obtiveste numerosos milagres.

Tu, seguidor de Francisco de Assis, ofereceste um exemplo brilhante aos jovens.

Tu que soubeste interpretar as Sagradas Escrituras, esquadrinhar o coração dos homens, ouve a nossa oração, que o povo fiel te dirige depois de quinhentos anos do teu nascimento.

Ao mundo ainda escravo do pecado, aos homens divididos pela cor da pele, às nações sem paz, obtém o perdão, o bem e a paz de Jesus, da Virgem Maria e de São Francisco, para que os homens se amem como irmãos, como filhos de Deus não se odeiem, como seguidores de Francisco de Assis cantem o hino do amor universal.

Dá saúde aos doentes, conforto aos aflitos, apoio aos pobres, numerosas vocações à vida cristã, e à Igreja o triunfo da Verdade do Evangelho. Amém.

+Dom Orani João Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Com Aprovação Eclesiástica

——————————————————————————–

 

 

Programação da visita

08/08- Chegada dos frades italianos, em São Paulo (SP)

09/08-  18h– Santa Missa no Convento e Santuário São Francisco, São Paulo (SP)

10/08- 12h– Santa Missa na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte, Sorocaba (SP)

10/08- 15h– Visita à Fraternidade Bom Jesus dos Aflitos, Sorocaba (SP).

11/08- 10h– Convento e Santuário São Francisco, São Paulo (SP)

17/08- 10h– Santa Missa no Santuário de São Miguel Arcanjo, Piquete (SP)

17/08- 15h– Santa Missa no Santuário Frei Galvão, Guaratinguetá (SP)

18/08-  Chegada da relíquia ao Convento Santo Antônio, Largo da Carioca, Rio de Janeiro (RJ)

18/08-  12h– Santa Missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, Rio de Janeiro (RJ)

19/08- Visita à cidade de Angra dos Reis (RJ)

20/08- 10h– Santa Missa no Convento de Santo Antônio, no Largo da Carioca, Rio de Janeiro (RJ)

23/08- Retorno da relíquia e dos frades italianos à Itália


Frei Alvaci Mendes da Luz

Fotos da visita da relíquia de São Benedito na Venezuela e no Peru