Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Relíquia de São Benedito conclui peregrinação no Brasil

26/08/2024

Notícias

Depois de 15 dias percorrendo diferentes localidades da Província da Imaculada Conceição, a relíquia de São Benedito de Palermo voltou para  a Itália, no  dia 23 de agosto, na Província do Santíssimo Nome de Jesus, localizada na Sicília. O fragmento do corpo do santo franciscano chegou ao Brasil no dia 8 deste mês, trazida pelo  Frei Fernando Truppia e Frei Marcelo Badalamenti.

Antes de chegar em terras brasileiras, os frades já  haviam passado pela Venezuela e Peru, concluindo em junho essa primeira etapa  da visita organizada pelo CONISB (Conselho Nacional das Irmandades de São Benedito).

A missão  dos guardiões foi conduzir o objeto de veneração pelos  Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O primeiro local  visitado foi o Convento São Francisco, no centro  de São Paulo (SP). Na ocasião foi celebrada uma missa  que abriu a etapa da peregrinação, no Santuário São Francisco. De lá, viajaram para Sorocaba. Depois seguiram para o Vale do Paraíba, região do interior do Estado de São Paulo, onde estiveram em Piquete e Guaratinguetá, no Santuário Frei Galvão. O objetivo da visita foi  celebrar os 500 anos do nascimento  de São Benedito, especialmente na América Latina onde  a devoção é forte.

No dia 18 de agosto, a relíquia de São Benedito chegou na cidade do Rio de Janeiro. Os frades peregrinos ficaram hospedados no Convento de Santo Antônio, no Largo da Carioca, até o dia 21. Eles estiveram na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos. Também levaram a relíquia na cidade de Angra dos Reis (RJ).

No dia 20, foi celebrada uma Santa Missa no Convento de Santo Antônio, às 10h. Na ocasião, o presidente da celebração, Frei Alvaci Mendes da Silva, diretor da USF (Universidade São Francisco), em Bragança Paulista (SP), falou sobre a importância da presença da relíquia no Rio de Janeiro. “É muito significativo para nós celebrar São Benedito e encerrar praticamente o programa dessa peregrinação aqui no Convento de Santo Antonio. Frei Fernando e Frei Marcelo, estão percorrendo várias cidades em paróquias, santuários, lugares onde a devoção a São Benedito é forte. É simbólico terminarmos no Convento de Santo Antônio, porque o primeiro milagre atribuído a São Benedito, no Brasil, foi nesse lugar”, destacou.

De acordo com o frade, autor de uma pesquisa acadêmica sobre a vida de São Benedito, e coordenador da visita da relíquia no país, o caso foi relatado por um franciscano que vivia no convento, chamado Frei Apolinário da Conceição, e apresentado em sua primeira biografia entitulada “Flor Peregrina”, na qual descreve o milagre do santo negro. Devido a este fato, o Convento recebeu um relíquia que ficará permanente exposta para visitação dos devotos de São Benedito.

Na mesma data (20/08), a relíquia peregrina estava presente na Santa Missa realizada na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis. A celebração contou com a presença do Ministro provincial, Frei Paulo Roberto Pereira  e dos frades da Província.

Instituição de quatro frades aos ministérios de Leitor e Acólito

A cerimônia em Petrópolis marcou também a instituição de novos ministros na Igreja: Frei Alberto Capingala Martinho Sambei, Frei Franklin Matheus da Costa e Frei Pedro Isaías Luiza Vitangui foram instituídos no ministério de leitor, enquanto Frei Ruan Felipe Sguissardi foi instituído como acólito.

A devoção a São Benedito
Ao final da celebração, Frei Fernando, com o auxílio da tradução de Frei Alvaci Mendes da Luz, destacou a intensa devoção a São Benedito observada em diferentes países da América Latina, com especial ênfase no Brasil, onde o carinho pelo santo é notável. Mesmo diante das adversidades, como o incêndio na igreja que abrigava o corpo de São Benedito, a celebração do quincentenário seguiu com fervor, mostrando a resiliência e a profundidade da fé dos devotos. Ele ressaltou a importância do exemplo de São Benedito, filho de escravos africanos, cuja vida dedicada ao amor a Deus e ao serviço humilde transcende quaisquer distinções de raça e condição social, refletindo os valores franciscanos.
Além disso, Frei Fernando fez uma reflexão sobre a simbologia da túnica deixada por São Benedito, que representava seu revestimento em Cristo. Ele encorajou os devotos a seguirem o caminho proposto por Deus, focando no essencial e evitando se perder em manifestações exteriores de religiosidade. A mensagem final reforçou a importância de viver em comunidade, com humildade e serviço ao próximo, em sintonia com o exemplo de São Benedito, que nos convida a uma vida de profunda comunhão com o Senhor.


Frei Bruno Gonçalves Cezário e Frei Alvaci Mendes da Silva