Relíquia de São Benedito no Santuário Frei Galvão
16/08/2024
A Relíquia de São Benedito, proveniente de Palermo (Itália), será exposta no Santuário Frei Galvão no próximo sábado, dia 17. Haverá missa às 15h, e os fiéis são convidados para um momento de veneração ao objeto sagrado. O acontecimento se dá pela comemoração dos 500 anos do nascimento do Santo franciscano.
São Benedito nasceu em 1524, na Sicília (Itália). Neste ano de 2024 é comemorado em todo o mundo 500 anos do seu nascimento. Para esse jubileu, desde o início do ano, os frades franciscanos de Palermo (Itália), estão em peregrinação, levando consigo uma relíquia do santo, em alguns territórios da América Latina.
Segundo Frei Alvaci Mendes da Luz, frade brasileiro, historiador e pesquisador de São Benedito, que no momento acompanha os frades sicilianos nessa peregrinação pelo Brasil, “a comemoração deste ano jubilar inclui jornadas de estudos, palestras, missas e peregrinações por algumas regiões… Os frades italianos que trazem consigo essa relíquia, e já estiveram presentes na Venezuela, Peru. O último lugar está sendo o Brasil. Passando principalmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro”.
Qual relíquia está à mostra dos devotos?
Nessa peregrinação as pessoas verão uma relíquia ‘ex-corpore’, isto é, um fragmento do corpo de São Benedito, um músculo (ex-musculo) de cerca de 7 centímetros. Este fragmento foi retirado do corpo do santo, que até então esteve na Igreja de Santa Maria de Jesus, em Palermo (Itália), antes do incêndio ocorrido em julho de 2023. O incêndio consumiu a igreja, afetando toda sua arte sacra, e inclusive o corpo de São Benedito que se encontrava neste espaço. Porém, o pequeno pedaço que todos verão, foi retirado antes do incidente. Era o sacramental de culto dos religiosos parmelitanos, preservado com eles.
As irmandades de São Beneditos são presenteadas com relíquias de primeiro grau
Algumas relíquias ex-corpore de São Benedito estão sendo entregues para irmandades do Brasil. Este pedido foi feito ao Bispo de Palermo. As irmandades brasileiras dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro foram as que solicitaram e prontamente atendidas pelo superior dicesano de Palermo. Essas relíquias são autênticas e conferidas na sua procedência e veracidade.
A mensagem de São Benedito para nossos dias
“Santo obediente e humilde. Um frade franciscano que viveu no século XVI o rigor, a austeridade e a pobreza (virtude). Por primeiro, viveu pobremente como eremita. Depois de um tempo, consagrou-se como frade franciscano. Foi cozinheiro, porteiro, mestre de noviços e guardião. Apesar de não letrado e não sacerdote, foi exemplo para os outros religiosos, dado o grau de perfeição alcançado por sua dedicação na regra de vida”, recorda Frei Alvaci.
Há uma grande e eloquente identificação das comunidade negras e pobres com o santo negro. Sua vida é evocativa. Sua proteção é certa. Um dos santos mais populares entre os católicos do Brasil. Padroeiro de paróquias, igrejas, capelas e até de santuários. A devoção do santo negro no Brasil tem prevalência entre congadas, confrarias e irmandades.
Devoção a São Benedito em Guaratinguetá
Na cidade de Guaratinguetá, os católicos celebram o santo mouro um dia após a Páscoa. A data virou feriado municipal e festeja a veneração pelo santo que diz muito da piedade do interior e também da cultura local. Essa tradição é mantida há 267 anos.
Lugares que a Relíquia passará, após o dia 17 de agosto
17/08- 10h– Santa Missa no Santuário de São Miguel Arcanjo, Piquete (SP)
17/08- 15h– Santa Missa no Santuário Frei Galvão, Guaratinguetá (SP)
18/08- Chegada da relíquia ao Convento Santo Antônio, Largo da Carioca, Rio de Janeiro (RJ)
18/08- 12h – Santa Missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, Rio de Janeiro (RJ)
19/08- Visita à cidade de Angra dos Reis (RJ)
20/08- 10h – Santa Missa no Convento de Santo Antônio, no Largo da Carioca, Rio de Janeiro (RJ)
23/08- Retorno da relíquia e dos frades italianos à Itália