Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Relatório econômico é apresentado no quarto dia do Capítulo

15/03/2013

Notícias

Luanda (Angola) – “O Bom e Altíssimo Senhor tem nos cumulado de bênçãos preciosas e imensuráveis. De nossa parte, cabe-nos dobrar constantemente os joelhos e, em profunda reverência e adoração, rendermos graças ao Sumo Bem, todo Amor, nosso Guia e Mestre”. Foi com este pensar que nos encontramos no quarto dia de trabalhos capitulares no Convento das Clarissas de Luanda, em Angola, como parte do Capítulo Eletivo da Fundação Imaculada Mãe de Deus (FIMDA).

Após o café da manhã, seguimos para a sala capitular, onde rezamos as Laudes, oração da Igreja, agradecendo mais uma vez pelo dom da vida e pela oportunidade de mais um encontro fraterno. O tema deste dia (14/3) foi: “Para onde nos conduz o Espírito, na Administração dos Bens”.

O moderador foi o Frei António Baza, que proferiu as palavras de abertura da sessão do dia, passou a palavra ao Frei Sebastião Kremer, ecônomo da FIMDA, afim de apresentar o relatório econômico da entidade. Feita a apresentação e esclarecidas algumas dúvidas, passou-se para a análise da vida financeira e administrativa dos bens da Fundação. Antes de os encontrarmos, tivemos a graça de participarmos da celebração eucarística no Kimbo, que costumeiramente, às quintas-feiras, reúne muitos devotos e fiéis.

Foi um momento bonito e emocionante, ao ver tantos frades no altar, e os fiéis felizes e alegres pela presença e trabalho dos franciscanos. A celebração foi presidida pelo Vigário Provincial Frei Estêvão Ottenbreit, que durante a homilia destacou o papel dos frades nas terras de Angola, do crescente número das vocações, da fé e confiança em Deus, necessária e precisa para os tempos fortes que hoje vivemos. Deu ainda uma palavra sobre a escolha do novo Papa, Francisco I.

Fez o convite a todos a participarem da celebração eucarística que acontecerá no próximo sábado, onde cinco jovens angolanos farão sua profissão religiosa na Província Franciscana da Imaculada Conceição e na Ordem dos Frades Menores. À tarde foi feita uma prévia para o futuro presidente e conselheiros da Fundação. Em seguida, os secretários dos grupos reuniram-se para organizarem as propostas concretas desta sexta-feira (15/3), que serão apresentadas em Assembleia. Jantamos fraternalmente e fomos às nossas fraternidades meditar sobre tudo o que falamos durante o dia, para nesta sexta nos reencontrarmos e escolhermos o novo governo da FIMDA para o próximo triênio.