Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

PVF: Benfeitores se reúnem em Agudos

26/05/2023

Notícias

Agudos (SP) – Começou nesta sexta-feira, 26 de maio, mais uma edição do Retiro dos Benfeitores Franciscanos, promovida pelo Pró-Vocações e Missões Franciscanas (PVF). O tema escolhido para este ano é: “Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito” (1Cor 12,4), tendo em vista a Solenidade de Pentecostes neste domingo.

Depois de 3 anos sem encontros em Agudos devido à pandemia da Covid-19, os benfeitores e benfeitoras puderam voltar ao belo Seminário de Santo Antônio para o encontro anual, com todos aqueles que contribuem na formação dos futuros frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Os participantes são em sua maioria da cidade de São Paulo e do Interior, mas alguns vêm de Estados mais distantes, como: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, Estados onde está presente a Província da Imaculada. No total são 60 benfeitores, bem como, os frades que trabalham diretamente no Pró-vocações e na animação vocacional: Frei Robson Luiz Scudela, Frei Gabriel Dellandrea e Frei Jeâ Paulo Andrade. Como frade convidado, participa Frei Lauro Formigoni e os colaboradores do PVF, Edivando Rocha dos Santos e Maria Aparecida de Souza.

Os benfeitores se concentraram às 7 horas no Convento São Francisco, em São Paulo, onde foram recepcionados pelo guardião Frei Mario Tagliari, que ofereceu um delicioso café antes da viagem. O grupo chegou em Agudos para o almoço e foi conduzido, em seguida, aos aposentos, onde ficará até este domingo.

O carinho da benfeitora com o recém-ordenado Frei Gabriel Dellandrea

(toque nas imagens para ampliá-las)

No primeiro encontro na Sala São Francisco, os benfeitores e benfeitoras foram acolhidos pela equipe de frades, que se apresentou pela primeira vez presencialmente, já que este contato foi tolhido pela pandemia. Frei Robson, que hoje é coordenador do PVF, lembrou que entrou na vida religiosa franciscana com 14 anos de idade. “Nós nos preparávamos todos os anos para esperar o momento que os benfeitores viriam nos visitar. Na época eram 100, 150 benfeitores e nós, seminaristas aqui em Agudos, tocávamos e cantávamos para eles. Um dia, naquele refeitório, eu fui colocado no meio de todos os benfeitores para falar com eles e agradecê-los. Foi minha primeira experiência com os benfeitores”, contou. Ele também disse que foi missionário por dois anos em Angola e hoje também é o coordenador das Missões.

“Hoje, o PVF é aquilo que foi o esforço de muitos frades – e alguns nomes recordamos há pouco -, uma linda história de 37 anos”, enfatizou Frei Robson.

“A gente espera que, ao longo desses dias, possamos nos conhecer melhor, por isso a programação que a gente pensou é nesse intuito de conhecer os dons de cada um, a história de cada um”, adiantou Frei Jeâ.

Um momento importante foi o vídeo que o Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, enviou para os benfeitores. Segundo Frei Robson, o Ministro Provincial já tinha compromissos agendados antes deste Retiro.

“Pode ser que nós nunca tenhamos nos encontrado pessoalmente. Não importa se moramos em cidades distantes umas das outras. Por dom precioso, Deus nos concede a alegria de sermos irmãos e irmãs”, saudou Frei Paulo.

Ele lembrou que desde 1986, a Província da Imaculada tem a graça de contar com o generoso envolvimento de homens e mulheres de boa vontade que se juntam aos freis para colaborar na formação dos novos franciscanos e também na manutenção das casas de formação. “Nos últimos anos, o esforço conjunto de benfeitores e frades possibilitou que essa missão fosse estendida e pudesse garantir a criação e manutenção de casas de formação para novos franciscanos em Angola, no Continente Africano”, recordou Frei Paulo.

Segundo ele, os cerca de nove mil benfeitores do Pró-Vocações e Missões Franciscanas ajudam a manter quatro casas de formação em Angola e outras cinco casas de formação e estudos aqui no Brasil. “Sabemos que esse compromisso exige um grande esforço de todos. Temos sempre diante dos nossos olhos a palavra de Jesus que distingue aquela doação espalhafatosa do homem rico, daquela entrega acanhada da mulher que oferece tudo o que pode, a partir da sua fragilidade e pequenez. Lembramos ainda a palavra da escritura que afirma: “Deus ama a quem dá com alegria” (cf. 2Cor 9,7)”, reconheceu Frei Paulo.

“Quando nos dispomos a um período de retiro, damos a nós mesmos a oportunidade de fazer as coisas num ritmo diferente, ou até deixar de fazer as coisas que ordinariamente fazemos. Este ritmo diferente pode nos ajudar a descobrir um jeito novo de perceber as coisas, um jeito mais atento, mais cuidadoso, um jeito que nos leva a perceber a dimensão e o valor das nossas escolhas e decisões, desde as mais simples, até as mais exigentes. Os irmãos da Fraternidade franciscana acolhem a vocês com alegria. Agudos os recebe de braços abertos. A natureza envolvente, a harmoniosa construção, os momentos de oração e convivência sejam instrumentos para que esse retiro seja frutuoso”, ensinou o Ministro Provincial.

VEJA A MENSAGEM NA ÍNTEGRA DE FREI PAULO

Os benfeitores ainda viram um vídeo das Missões de Angola e da ordenação presbiteral de Frei Gabriel Dellandrea, no último sábado.

Para encerrar o dia, o grupo se reuniu na capela central, para rezar e pedir a luz do Espírito Santo. A reflexão teve como base os sete dons do Espírito Santo.

Neste sábado, os benfeitores e benfeitoras terão um dia cheio, começando com a Santa Missa, às 8 horas, e terminando com Bingo e a Bênção da noite às 22 horas.


Moacir Beggo