Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província retoma atividades presenciais com os benfeitores do PVF

16/03/2022

Notícias

É possível dizermos que com o abrandamento da situação mais crítica da pandemia da Covid-19, alguns serviços estão retomando. Mas esta não é a realidade de um todo do Pró-vocações e Missões Franciscanas. Isso porque se o mantra desses tempos neste setor foi: “A missão não pode parar”, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil pode ter certeza que “a missão não parou!”. Foram boletins informativos, ligações feitas por colaboradores e frades, atividades nas redes sociais, reuniões pensando estratégias, projetos de retiros que precisaram ser cancelados para o bem de todos… Enfim, entre os desafios e acertos, o PVF procurou dar prosseguimento naquilo que era possível ser feito. E agora, a partir de muita conversa, foi possível dar mais um passo nessa missão!

De modo simples, porém permeado de pura gratidão e entusiasmo, os freis Jeâ Paulo Andrade e Gabriel Dellandrea estiveram na Paróquia Porciúncula de Sant’Ana em Niterói (RJ) e no Convento Santo Antônio do Largo da Carioca no Rio de Janeiro (RJ) para, depois de dois anos, retomar os encontros presenciais com os benfeitores. Entre os dias 12-13 e 15/03, respectivamente, os frades participaram com os fiéis das celebrações da missa nessas duas igrejas franciscanas, agradecendo pelo carinho dos benfeitores, rezando por eles e lançando a semente para novos irmãos e irmãs que generosamente abraçaram essa causa.

No alto, Frei Gabriel (esq.), Frei Salésio (centro) e Frei Jeâ nas celebrações da Porciúncula

No sábado e domingo (12-13/03), celebrando a Transfiguração do Senhor, os frades puderam experimentar o “como é bom estarmos aqui” no Tabor que foi em Nitéroi. Em cada irmão e irmã que encontraram, puderam vislumbrar o brilho resplandecente do Senhor transfigurado, feito experiência de fé. Foram sorrisos, testemunhos profundos de benfeitores que estavam aguardando ansiosos os encontros do PVF, retomada e contribuição de alguns benfeitores que tinham suspendidas as suas contribuições por conta da pandemia, ideias para o trabalho e calorosos olhares animados para continuar nessa missão de garantir o necessário para que os frades possam continuar suas atividades na formação e nas Missões.

Na terça-feira (15/03), tradicionalmente, o Convento Santo Antônio já recebe uma maior quantidade de fiéis, pois é o chamado “dia de Santo Antônio” durante a semana. Nas missas acontece a bênção e distribuição do pão. E não é por acaso que os frades do PVF, nessa primeira ação, quiseram estar ali neste dia. Neste local, em 1986, com Frei Floriano Surian e um grupo de generosos leigos e leigas surgiu o nosso PVF. Sendo assim, neste convento onde repousa a graça da criação de tão nobre serviço, os frades foram “pedir a bênção” para começar neste trabalho. Afinal, esta foi a primeira campanha para os freis Gabriel e Jeâ desde que assumiram esta missão no final do último ano. E puderam também, no Largo da Carioca, experimentar a força do carinho dos benfeitores franciscanos, que com rogos e entusiasmados louvores, expressaram em fé e carinho a alegria de contribuir com o carisma franciscano.

Frei Jeâ e Frei Gabriel nas celebrações no Convento Santo Antônio do Rio de Janeiro

Durante as celebrações nos dois locais se rezou pelos benfeitores, pelas vocações… também os frades, após o momento da comunhão, interpretaram a canção “Doce é sentir”, para transpor em arte a certeza de que “não estou sozinho, sou uma parte de uma imensa vida”, como diz a música. Além disso, como expressão de gratidão, foram sorteados alguns brindes para a assembleia. Após a missa acontecia um bom bate-papo, simples e fraterno, onde houve muita partilha de vida e de motivações para continuar apostando na missão da Ordem Franciscana. Os freis Jeâ e Gabriel agradecem imensamente aos benfeitores pela calorosa presença nessas missas, por toda palavra de apoio e carinho. Agradecem também aos voluntários que ajudaram nas atividades desenvolvidas e, por fim, deixam uma palavra de louvor e gratidão pela cordial e afetuosa acolhida das duas Fraternidades dos frades, que propiciaram momentos alegres de convivência fraterna e partilha.


Frei Gabriel Dellandrea