Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Em romaria, benfeitores acolhem nova equipe do PVF

15/09/2019

Notícias

Érika Augusto

São Paulo (SP) – Animados pela espiritualidade mariana, os benfeitores do Pró-Vocações e Missões Franciscanas (PVF) reuniram-se neste domingo (15/09) em romaria ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo. O “Dia com Maria e Frei Galvão” inclui uma visita ao Seminário Franciscano Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), onde funciona a etapa do Postulantado da Província Franciscana.

Antes das 7h da manhã, os 48 benfeitores chegaram ao Convento São Francisco, em São Paulo (SP), de onde seguiram para a cidade de Guaratinguetá. Desta vez, foram os benfeitores que acolheram os novatos na romaria. Esta foi a primeira atividade externa do PVF conduzida pelos dois frades que compõem a nova equipe: Frei Robson Luiz Scudela, o novo coordenador, e Frei Leandro Costa Santos. Frei Alexandre Rohling, que segue na equipe, estava animando o encontro de benfeitores em Vila Velha (ES).

No Seminário, os participantes foram acolhidos pelos frades, postulantes e funcionários. Um café da manhã incrementado reanimou as forças dos romeiros. No local, ouviram sobre a história do Seminário, as vocações franciscanas e o padroeiro local. Frei Edvaldo Batista das Chagas ofertou aos benfeitores as pílulas de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão.

O segundo destino dos romeiros foi o Porto Itaguaçu, uma das novidades do “Dia com Maria e Frei Galvão” deste semestre. Foi neste local que a imagem de Nossa Senhora foi encontrada pelos pescadores há 302 anos. Frei Robson presidiu a Celebração Eucarística na capela local, com uma vista panorâmica para o rio Paraíba do Sul. Em sua homilia, o frade destacou a misericórdia de Deus – tema central das três parábolas apresentadas na liturgia do 24º domingo do Tempo Comum – e a generosidade de Deus, que é capaz de tornar o ser humano generoso. Falando sobre os benfeitores, Frei Robson testemunhou: “Quando nos aproximamos de Deus e experimentamos sua generosidade, começamos a ser generosos. Vocês, benfeitores, comunicam para nós, franciscanos, a generosidade de Deus”, afirmou o coordenador do PVF. “Os benfeitores tornam-se sinais da promessa de Deus a cada um daqueles que deixam pai, mãe, família, por causa do Reino: receberão cem vezes mais! Vocês nos concedem tudo isso que precisamos”, agradeceu Frei Robson.

UMA EXPERIÊNCIA POSITIVA

Para as benfeitoras Cleonice e Maria de Lourdes Ribeiro, a nova equipe de frades do PVF foi aprovada! “Os frades foram muito atenciosos, nos trataram muito bem”, relataram as já experientes participantes das atividades promovidas pelo PVF. Para o casal Izabel e Rodrigo, que vieram pela primeira vez na romaria, a experiência foi positiva. Eles elogiaram a organização e a acolhida no Seminário Frei Galvão.

Numa avaliação breve, o novo coordenador do Pró-Vocações destacou a calorosa acolhida recebida dos benfeitores. Para ele, a romaria recorda o espaço especial que Maria ocupa na espiritualidade franciscana. “O fato de virmos a Aparecida nos remete sempre à experiência que os frades têm em relação a Nossa Senhora. Desde o início, ela foi para Francisco a Senhora e a Rainha da Ordem”, ressaltou o frade.

Para Frei Leandro, marcou a simplicidade do evento e a responsabilidade de caminhar juntos em romaria. “A todo tempo, somos responsabilizados por conduzir o povo para junto do Pai. Seja numa oração, numa Celebração Eucarística, ou numa romaria como esta. Tal experiência me faz mais consciente e convocado a essa missão. Conduzir sempre”, pondera o frade.

Para ele, o “Dia com Maria e Frei Galvão” o fez lembrar a imagem de Moisés na travessia do deserto com o povo, recordando a exigência de todo caminho espiritual. “É preciso conduzir doando-se, carregando os que estão fragilizados por algum motivo. Escutando à medida em que se caminha, descobrindo um ao outro em cada momento, em cada passo”, refletiu. Segundo Frei Leandro, o papel dos que trabalham junto aos benfeitores é animar o povo que está sedento de Deus. “Que Deus, Maria Santíssima e Frei Galvão nos possibilitem mais outros momentos como estes”, conclui o frade.

Para saber mais sobre o Pró-Vocações e Missões Franciscanas, CLIQUE AQUI.


Veja mais imagens: