Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Professos temporários de Angola renovam os votos

08/12/2019

Notícias

Frei Evaristo Seque Joaquim

Luanda (Angola) – Hoje, Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, Padroeira da Ordem Franciscana, da Província e da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, os frades de profissão temporária das quatro turmas de Filosofia e, junto com Frei Jonas Ribeiro da Silva, que está no ano missionário/franciscano, renovaram o seu “sim” a Deus e aos irmãos, a exemplo de Maria, nas mãos de Frei António Boaventura Zovo Baza, delegado do Ministro Provincial, Frei César Külkamp, e de toda a Fraternidade, de viverem por mais um ano os conselhos evangélicos.

A cerimônia ocorreu na capela do Convento São Francisco de Assis, no bairro de Palanca, Kilamba Kiaxi/Luanda. Contou com a presença de  confrades das Fraternidades adjacentes, irmãs de diferentes congregações religiosas que vivem no território da Paróquia São Lucas e as mamãs da Paróquia. Presidiu a celebração Frei António Baza, presidente da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, tendo como concelebrantes Frei João Baptista Chilunda Canjenjenga, guardião da Fraternidade, e Frei João Alberto Bunga, mestre dos professos temporários.

Há uma semana foi realizado o retiro preparatório na casa dos Pobres Servos da Divina Providência-Calabrianos, com a orientação do mestre dos noviços, Frei Marco Antônio dos Santos.

A Missa solene teve seu início às 12h30 e os diferentes ministérios foram animados pelos frades estudantes. Teve a boa presença de mamãs pertencentes ao movimento da Promoção da Mulher na Igreja Católica em Angola (PROMAICA) e do grupo de oração Santa Clara, que ajudaram neste dia a preparar os alimentos. A confraternização aconteceu no Centro Franciscano, casa adjacente ao Convento onde, normalmente, tem sido um espaço de recolhimento para retirantes.