Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Patton: religiões orientem para a paz, viver de vingança e ódio é uma mistura explosiva

18/12/2023

Notícias

Fonte: Vatican Media

As dramáticas repercussões da guerra entre Israel e o Hamas, também na comunidade cristã; a dificuldade de viver em uma Belém totalmente fechada aos peregrinos e turistas; a necessidade de as religiões promoverem uma pregação que desarme o nacionalismo e o fundamentalismo. Frei Francesco Patton, OFM, Custódio da Terra Santa, falou sobre o momento difícil que está sendo vivido em Israel e nos Territórios, onde a violência desencadeada pelo ataque do Hamas em 7 de outubro não está poupando nenhuma comunidade. A diplomacia fadiga, porque aqueles que deveriam ter mais voz “têm dificuldade em falar de modo claro”, afirma Patton, que enfatiza o papel fundamental das religiões.

Frei Francesco Patton, qual é a situação no terreno e em nível humanitário hoje?

Conhecemos a situação no terreno por meio das notícias. Parece ser, de um certo ponto de vista, uma situação de impasse porque, depois que a trégua foi quebrada, obviamente não houve mais negociações para a libertação dos reféns e, como resultado, os bombardeios e as ações militares contra o Hamas também foram retomados. Eu diria que é uma situação de impasse também porque não se vê uma grande perspectiva, uma grande saída. Na verdade, o risco que vejo é que, se continuarmos assim, o número de mortes aumentará novamente de uma forma que eu diria ser terrível. Sabemos que tudo começou no dia 7 de outubro com o ataque do Hamas, com 1.200 mortos e 250 feridos, mas agora a resposta militar já causou mais de 18.000 mortos do outro lado, e não há perspectiva de encerramento a curto prazo, e quanto mais o tempo passa, mais as coisas obviamente se complicam.

O que deve ser lembrado é que essa situação, que é absolutamente terrível em Gaza, mesmo para a pequena comunidade cristã, greco-ortodoxa e católica, presente lá, tem repercussões em todo o país.

As repercussões que vemos, por exemplo, no lado israelense, são de fato a quebra de um equilíbrio de coexistência entre o componente árabe israelense e o componente judeu israelense, em Israel. Portanto, viver a desconfiança, viver com medo, respirar sentimentos de vingança, ódio, raiva. Assim, uma mistura que, também do ponto de vista emocional, é explosiva. E as consequências podem ser vistas nos territórios de autonomia palestina, a chamada Cisjordânia. Mesmo lá, desde o início do conflito, mais de 300 palestinos foram mortos. Vi que há, nesse período, algumas iniciativas, mesmo em nível das Nações Unidas, para sancionar os colonos quando eles usam violência contra os palestinos, mas esquecemos que os próprios assentamentos são uma violência contra os palestinos.

E há o nosso problema, o problema da pequena comunidade cristã que vive em todos esses territórios, porque há cristãos que vivem em Israel, há cristãos que vivem na Cisjordânia, há cristãos que vivem em Gaza e há também cristãos que prestam serviço militar, como por exemplo, os filhos de trabalhadores migrantes. Há trabalhadores migrantes que estão entre as vítimas do 7 de outubro e entre os reféns. Alguns deles também deram, ouso dizer, um exemplo de grande altruísmo. No domingo passado, em Jaffa, houve o batismo da filha de um casal filipino que trabalhava em um kibutz em Gaza. O marido morreu, provavelmente tentando proteger o idoso de quem cuidava. Sua esposa estava em outro lugar, havia terminado a gravidez e só pôde voltar à paróquia em Jaffa para pedir que sua filha fosse batizada.

Nesse clima de extensão da tragédia dos acontecimentos para fora das fronteiras de Gaza, o senhor, Frei Patton, há duas semanas, fez sua entrada no início do Advento em Belém, onde a situação é particularmente grave. Que tipo de Natal está sendo preparado em Belém?

A situação em Belém é muito grave, porque Belém, sem os peregrinos e também sem os turistas, é de fato uma cidade – pelo menos para o elemento cristão – em grande angústia. E a razão é óbvia, porque a maioria dos cristãos em Belém, independentemente de sua Igreja ou denominação, trabalha em hotéis, trabalha como guia de peregrinos, trabalha fabricando objetos religiosos, trabalha nas pequenas lojas que os vendem. Então, de fato, neste momento, toda essa “economia” ligada à peregrinação está completamente bloqueada. Para mim, a entrada foi e continua sendo muito importante porque, de qualquer forma, é um ato com um forte valor simbólico, pois significa, ao passar por esse muro, chegar do lado israelense ao lado palestino.

Frei Patton, a diplomacia parece fadigar muito para alcançar a paz. Nessa fresta de paz, como as religiões podem se encaixar e o que elas podem fazer?

A diplomacia tem dificuldades porque, no momento, há muitos interlocutores e os interlocutores que deveriam ter mais voz estão tendo um pouco de dificuldade para falar claramente. No entanto, vi que nos últimos dias houve um reposicionamento da diplomacia dos EUA com relação ao momento do fim da guerra, com relação à questão da trégua e com relação a outros aspectos muito importantes, como as consequências. E o que as religiões podem fazer? As religiões desempenham um papel fundamental em um contexto como esse. O problema é que, por muito tempo, mesmo em nível mundial e global, as religiões têm sido consideradas irrelevantes nos processos políticos, enquanto o ponto de vista religioso, na grande maioria dos países – e parece-me que agora também na Europa – está começando a se tornar um ponto de vista fundamental.

O que os líderes religiosos podem fazer? Do meu ponto de vista, os líderes religiosos podem e devem fazer o que o Papa Francisco e o grande imã de al-Azhar, Ahmad al-Tayyib, fizeram em 2019 quando assinaram o documento de Abu Dhabi. Ou seja, os líderes religiosos devem iniciar, eu diria, um multilateralismo no qual eles ajudam seus fiéis a fazer uma interpretação e, em alguns casos, uma reinterpretação dos textos sagrados, orientando essa reinterpretação para uma cultura de fraternidade e paz. Isso é, do meu ponto de vista, absolutamente fundamental. Havia algumas coisas extraordinárias nesse documento, como o reconhecimento da cidadania plena para os cristãos e para os fiéis de qualquer religião, mesmo em contextos de maioria muçulmana, onde sabemos que, pela lei muçulmana, os cristãos são tolerados, mas não são cidadãos plenos.

Portanto, os líderes religiosos precisam ir nessa direção e encontrar uma maneira de fazer passar as ideias principais de cima até à base. Ou seja, também deve haver uma educação, uma pregação, que ajude a fazer, eu diria, uma interpretação dos textos religiosos na direção da fraternidade e da paz. Isso é necessário, porque todos os textos religiosos, na verdade todos eles, contêm, infelizmente, expressões que, lidas de maneira fundamentalista, constituiriam uma incitação à violência. Portanto, os líderes devem dar o exemplo, os líderes devem fazer gestos, os líderes também devem assinar documentos e declarações. Eles precisam fazer isso, e não apenas em duplas, mas em trios, quatros, cincos, sempre expandindo. E é necessário que esse tipo de orientação passe de um magistério que permanece para os especialistas para uma pregação que, em vez disso, vá ao encontro das pessoas. Assim, não teríamos mais massas apoiando iniciativas que fazem um curto-circuito na dimensão política, com formas de nacionalismo violento, e na dimensão religiosa, com formas de fundamentalismo religioso.


Fonte: Vatican News (texto de Luca Collodi e Roberto Cetera)