Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia São Francisco de Assis de Duque de Caxias celebra 15 anos neste domingo

10/07/2021

Notícias

A Paróquia São Francisco de Assis, em Campos Elíseos (Duque de Caxias), realizou nos dias 6, 7 e 9, o Tríduo em preparação para a Celebração dos seus 15 anos de fundação. A missa em comemoração e ação de graças será realizada neste domingo (11/07), às 10h e 19h, de forma restrita e com transmissão pelo Facebook.

No primeiro dia do Tríduo (6/07), na Comunidade do Perpétuo Socorro em Campos Elíseos, deu início à preparação do aniversário da Paróquia. A missa foi presidida por Frei James Girardi, que motivou as comunidades a entrarem num clima de oração para celebrar melhor esta data tão importante para a Paróquia, que reúne os setores de Campos Elíseos, Jardim Primavera e Saracuruna em Duque de Caxias (RJ). “É sempre motivo de ação de graças, é uma caminhada feita de 15 anos, antes pequena, nascitura, hoje uma jovenzinha. Já tem uma história de muita evangelização para que Jesus Cristo seja mais amado”, disse Frei James Girardi em sua homilia.

No segundo dia Tríduo (7/7), celebrado na Comunidade do Rosário em Saracuruna, o diácono Ostênio Sabino proclamou o Evangelho onde Jesus chama os discípulos para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença (Mt 10, 1-7). “O Evangelho nos lembra a atitude de Jesus onde tudo o que fazemos deve estar em sintonia com a ação Divina, ou seja, em constante oração para escutarmos a voz de Deus. Sendo assim, buscar a sabedoria de Deus fomenta e nos ajuda a vivermos a nossa vocação e missão”, disse Frei Claudio Brocca ao partilhar a palavra com a comunidade. Na quinta-feira (8/07), também houve a bênção do Santíssimo na Comunidade do Perpétuo Socorro com a presença da fraternidade franciscana.

Ontem (09/07), no último dia do Tríduo, a Comunidade Sant’Ana, em Jardim Primavera, reuniu-se para pedir, agradecer e louvar a Deus pelos 15 anos da Paróquia. “Agradecemos a Deus por nos ensinar a trilhar o seu caminho, na simplicidade e humildade de coração. Queremos também, fazer memória de homens e mulheres de fé que se empenharam e se empenham, doando a sua vida pela paróquia”, comentou Ivoneide Gomes representando a comunidade”.

História
A Paróquia de São Francisco de Assis foi criada na Área do Campos Elíseos, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Os frades franciscanos da Província da Imaculada Conceição deixam de responder pela área do Pilar, onde estava a Paróquia de Nossa Senhora do Pilar.

A história da presença franciscana no Pilar e em Campos Elíseos começou há exatamente 28 anos, quando os franciscanos deixaram a Matriz de Santo Antônio no dia 7 de julho de 1985, durante Missa solene celebrada por D. Mauro Morelli e posse da nova equipe de padres diocesanos na Catedral.

Quando a Sé de Roma decidiu fundar a nova Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti, enviou para Duque de Caxias o então Núncio Apostólico, Dr. Carmine Rocco, para que o mesmo sondasse uma igreja já existente, ou então um lugar condigno que pudesse servir como sede da nova Diocese que seria fundada no dia 11 de outubro de 1980. O Núncio achou que o melhor lugar que condizia com as exigências práticas para a futura fundação seria a então Matriz de Santo Antônio, dos franciscanos.

Como aquela igreja pertencia à Ordem Franciscana, o Núncio Apostólico dirigiu um pedido ao governo da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil solicitando que, se possível, doasse aquele patrimônio para que ali se instalasse a sede episcopal da nova diocese. Imediatamente, os superiores franciscanos aceitaram o pedido de D. Carmine e colocaram a Matriz de Santo Antônio com todas as suas dependências e propriedades à disposição da Santa Sé. Mas o ministro provincial, Frei Basílio Prim, condicionou que tão logo fosse escolhido o novo bispo e o patrimônio da matriz de Santo Antônio a ele entregue, os franciscanos deixariam a Catedral de Duque de Caxias.

Mas ao ser sagrado bispo – a diocese foi instalada no dia 12 de julho de 1981 – e ao receber a Matriz de Santo Antônio, D. Mauro Morelli soube da decisão da Província Franciscana de retirar da Paróquia a equipe de franciscanos que ali servia e, então, pediu aos superiores da Ordem que, pelo menos, deixassem frades por mais algum tempo, até que ele tomasse pulso da Diocese e pudesse pensar em como solucionar e escolher uma equipe de padres diocesanos para assumir aquele trabalho. Estabeleceu-se, então, um trato: os franciscanos permaneceriam ajudando D. Mauro na Catedral até 1985.

Em 85, D. Mauro mais uma vez direcionou um pedido à Província Franciscana para que, embora a Ordem Franciscana deixasse a Catedral, permanecesse com uma equipe a serviço da Diocese num lugar à escolha da própria Província. E foi feita a opção de que a nova Paróquia da Ordem Franciscana seria a de Campos Elíseos, uma região pobre e de periferia, muito conforme as linhas pastorais da Província Franciscana.


Equipe da PASCOM da Paróquia São Francisco