Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Celebração da Impressão das Chagas de São Francisco reúne a Paróquia Santa Clara de Assis em Duque de Caxias

18/09/2025

Notícias

Na noite da última quarta-feira, 17 de setembro, a Paróquia Santa Clara de Assis celebrou, em comunhão e alegria, a festa da Impressão das Chagas de São Francisco, na Comunidade São Francisco de Assis, localizada no Jardim Anhangá, em Duque de Caxias (RJ). O momento foi marcado pela participação das diversas comunidades que compõem a paróquia, que se uniram em torno do testemunho de fé e da espiritualidade franciscana.

A Santa Missa foi presidida por Frei Jeferson Palandi Broca, guardião da Fraternidade Nossa Senhora Mãe Terra e Vigário Paroquial. Durante toda a celebração, a assembleia pôde experimentar a força do carisma franciscano, que conduz a Igreja a uma vivência mais simples, fraterna e comprometida com o Evangelho de Cristo.

Em sua homilia, Frei Jeferson destacou o profundo mistério vivido por São Francisco no Monte Alverne, quando recebeu em seu corpo as marcas da paixão de Cristo. “Francisco, em profunda oração no monte Alverne, sentiu em seu corpo a dor e o amor do Cristo Crucificado. Mas esse evento não pode ser visto como algo específico, acontecido apenas naquela data, naquela situação. É preciso compreender que, durante toda a sua vida, Francisco se tornou Cristo. Eis a nossa missão: ser Cristo na vida uns dos outros”, afirmou o celebrante.

A reflexão trouxe ao coração dos fiéis uma provocação necessária para os tempos atuais: viver a fé não apenas em momentos pontuais, mas como estilo de vida, marcado pelo amor, pela entrega e pelo cuidado com o próximo.

A celebração também ressaltou a importância de São Francisco como exemplo vivo de identificação com o Cristo pobre e crucificado. Sua experiência espiritual não se limita a um acontecimento extraordinário, mas aponta para uma vida inteira configurada ao Evangelho. Nesse sentido, Frei Jeferson convidou a assembleia a refletir sobre a missão de cada batizado, chamada a ser presença de Cristo no mundo de hoje.

A participação de toda a paróquia reforçou o sentido de unidade e comunhão entre as comunidades, fortalecendo os laços de fraternidade e a caminhada de fé. A festa da Impressão das Chagas, portanto, foi não apenas uma memória litúrgica, mas um momento de renovação espiritual, que inspira os fiéis a seguirem mais de perto os passos de Cristo, à semelhança de São Francisco de Assis.

Ao final da celebração, a comunidade expressou gratidão pelo dom da vida dos aniversariantes da semana além de convidar a todos para as festividades de São Francisco que se aproxima e pela oportunidade de celebrar juntos este mistério tão rico da espiritualidade franciscana. Mais do que recordar um episódio da vida do santo de Assis, a celebração recordou a todos que a vocação cristã é uma permanente configuração ao Cristo, realizada no dia a dia, nos gestos de amor, solidariedade e fraternidade.

Assim, a Paróquia Santa Clara de Assis renovou seu compromisso de viver a fé com simplicidade e ardor missionário, seguindo o exemplo de São Francisco, que se fez alter Christus, outro Cristo, em sua entrega total a Deus e aos irmãos.


Texto: Frei Franklin Matheus, OFM/ Fotos: Yasmin Bevenuto