Peregrinação Jubilar fortalece fé e esperança da Paróquia Santa Clara de Assis, em Duque de Caxias
10/09/2025

Na noite do último dia 9 de setembro, a Paróquia Santa Clara de Assis participou, com alegria e fé, da Peregrinação Jubilar rumo à Igreja de Nossa Senhora do Pilar, em Duque de Caxias (RJ).
O momento, que reuniu paroquianos em oração e comunhão, foi marcado por profundo espírito de esperança e de unidade eclesial, reafirmando o tema proposto: “Que sejamos sempre peregrinos da Esperança”. De ônibus, em carros particulares ou em caronas solidárias, os participantes se organizaram para viver o momento de louvor.
A celebração da Santa Missa Jubilar, presidida no Santuário do Pilar, foi um convite para que cada fiel renovasse o seu compromisso como discípulo e apóstolo de Cristo, retomando as palavras que ecoaram também na Conferência de Aparecida (2007), como bem destacou Frei Jean Carlos Ajluni Oliveira, pároco da paróquia que organizou a peregrinação:
“Ser discípulo significa estar na escola do Reino, aprender aos pés de Jesus, cultivar o coração aberto à sua Palavra; já ser apóstolo é o passo seguinte, é tornar-se missionário, enviado em nome do próprio Cristo para anunciar sua mensagem”.
Durante a liturgia da Palavra, os fiéis foram convidados a refletir sobre os discípulos de Jesus Cristo que deixaram tudo para seguir seu Mestre e entraram em um caminho de aprendizado contínuo, alimentado pela escuta e pela oração. Mas este caminho não se encerra na experiência pessoal, pois todo discípulo é chamado a ser também apóstolo, testemunha viva da ressurreição, presença atuante nas pastorais, nos movimentos e nos diversos ambientes onde a Igreja se faz presente.
A Peregrinação Jubilar, portanto, não foi apenas um deslocamento físico até o Pilar, mas um gesto simbólico e espiritual: a caminhada de uma comunidade inteira que se reconhece em missão. Cada passo dado pelos fiéis recordou a disposição de seguir os caminhos de Cristo, levando a mensagem de esperança, fé e caridade para o 3º distrito de Duque de Caxias e para além dele.

O convite feito a todos foi claro: cultivar o aprendizado como discípulos, nutrindo-se da Palavra e da Eucaristia, para sermos enviados como autênticos apóstolos. Assim, nossa paróquia cresce na comunhão e no serviço, tornando-se cada vez mais missionária, comprometida em anunciar um Cristo vivo e ressuscitado.
A noite encerrou-se com alegria, cânticos e o ardente desejo de que a experiência vivida na Peregrinação Jubilar fortaleça ainda mais a caminhada da Paróquia Santa Clara de Assis. Unidos, seguimos como discípulos e apóstolos, peregrinos da esperança que não se esgota, mas se renova a cada celebração e a cada missão assumida em nome do Evangelho.
Texto: Frei Franklin Matheus/ Foto: Yasmin Bevenuto






