Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia São Francisco de Assis celebra 15 anos

12/07/2021

Notícias

A Paróquia São Francisco de Assis em Campos Elíseos (Duque de Caxias), celebrou neste domingo (11/07) seus 15 anos de fundação. A Paróquia é fruto da então vizinha, Paróquia Nossa Senhora do Pilar.

Em comemoração a essa data tão especial, as comunidades da jovem Paróquia São Francisco tiveram duas celebrações transmitidas pelo Facebook, às 10h, na Comunidade Sant’Ana, no Jardim Primavera, e às 19h, na Comunidade Nossa Senhora do Rosário, em Saracuruna, presididas pelo Frei Cláudio Broca.

Em sua homilia, Frei Cláudio falou de como a Paróquia São Francisco tem sido, durante esses 15 anos, presença de Deus no mundo em que vive. Falou da pandemia que assolou tantos irmãos paroquianos, de como é preciso viver na graça mesmo diante de tantos desafios.”Nossa missão é tornar o mundo impossível possível para todos irmãos e irmãs”, disse Frei Cláudio.

Ainda relembrou de homens e mulheres que ajudaram a escrever a história da Paróquia, do carisma franciscano que vive a simplicidade, não é estático, é itinerante, o chamado a missão de evangelizar com fidelidade ao projeto de Deus, denunciando a injustiça, não vivendo uma religião intimista e assim muitos mais que 15 anos serão celebrados através do comprometimento com a construção do Reino de Deus.

Por volta dos anos de 2001 e 2003 já se pensava sobre a criação de uma nova Paróquia. Uma grande motivação para a criação da Paróquia foi o fato da extensa área territorial que a Paróquia Nossa Senhora do Pilar abrangia, com 33 comunidades e separadas por uma rodovia Federal, a BR 040.

Além disso, houve um grande crescimento populacional que dificultava muito a articulação entre as comunidades, o bom desenvolvimento dos serviços pastorais e a população ser melhor atendida em suas necessidades espirituais.

Dom Mauro Morelli, nosso primeiro bispo da Diocese de Duque de Caxias, já falava na criação de uma outra Paróquia, cujo padroeiro seria São Francisco de Assis, como forma de homenagear a presença franciscana, já bem antes de Duque de Caxias se tornar Diocese, uma presença quase centenária. E assim, o nome foi escolhido também pela admiração do carisma de São Francisco de Assis.

Aos 11 de julho de 2006, na Comunidade de Sant’Ana, em Jardim Primavera (Duque de Caxias), às 19 horas, em Celebração Eucarística presidida pelo então Bispo Diocesano, Dom José Francisco Rezende Dias, deu-se a ereção Canônica da Paróquia São Francisco de Assis e a posse de seu primeiro pároco, Frei Jorge Luiz Maoski, e do vigário paroquial, Frei Valdemiro Wastchuck.

História

A Paróquia de São Francisco de Assis foi criada na Área do Campos Elíseos, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Os frades franciscanos da Província da Imaculada Conceição deixam de responder pela área do Pilar, onde estava a Paróquia de Nossa Senhora do Pilar.

A história da presença franciscana no Pilar e em Campos Elíseos começou há exatamente 28 anos, quando os franciscanos deixaram a Matriz de Santo Antônio no dia 7 de julho de 1985, durante Missa solene celebrada por D. Mauro Morelli e posse da nova equipe de padres diocesanos na Catedral.

Quando a Sé de Roma decidiu fundar a nova Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti, enviou para Duque de Caxias o então Núncio Apostólico, Dr. Carmine Rocco, para que o mesmo sondasse uma igreja já existente, ou então um lugar condigno que pudesse servir como sede da nova Diocese que seria fundada no dia 11 de outubro de 1980. O Núncio achou que o melhor lugar que condizia com as exigências práticas para a futura fundação seria a então Matriz de Santo Antônio, dos franciscanos.

Como aquela igreja pertencia à Ordem Franciscana, o Núncio Apostólico dirigiu um pedido ao governo da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil solicitando que, se possível, doasse aquele patrimônio para que ali se instalasse a sede episcopal da nova diocese. Imediatamente, os superiores franciscanos aceitaram o pedido de D. Carmine e colocaram a Matriz de Santo Antônio com todas as suas dependências e propriedades à disposição da Santa Sé. Mas o Ministro Provincial Frei Basílio Prim condicionou que, tão logo fosse escolhido o novo bispo e o patrimônio da matriz de Santo Antônio a ele entregue, os franciscanos deixariam a Catedral de Duque de Caxias.

Mas ao ser sagrado bispo – a diocese foi instalada no dia 12 de julho de 1981 – e ao receber a Matriz de Santo Antônio, D. Mauro Morelli soube da decisão da Província Franciscana de retirar da Paróquia a equipe de franciscanos que ali servia e, então, pediu aos superiores da Ordem que, pelo menos, deixassem frades por mais algum tempo, até que ele tomasse pulso da diocese e pudesse pensar em como solucionar e escolher uma equipe de padres diocesanos para assumir aquele trabalho. Estabeleceu-se, então, um trato: os franciscanos permaneceriam ajudando D. Mauro na Catedral até 1985.

Em 85, D. Mauro mais uma vez direcionou um pedido à Província Franciscana para que, embora a Ordem Franciscana deixasse a Catedral, permanecesse com uma equipe a serviço da Diocese num lugar à escolha da própria Província. E foi feita a opção de que a nova Paróquia da Ordem Franciscana seria a de Campos Elíseos, uma região pobre e de periferia, muito conforme as linhas pastorais da Província Franciscana.


Pascom da Paróquia São Francisco de Assis