Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia Santa Inês acolhe a 2ª edição do Encontro Alverne

03/11/2018

Notícias

alverne_021118

Balneário Camboriú (SC) – Em pleno feriadão (2/11) os jovens franciscanos que participaram das atividades promovidas pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV), da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, realizam a segunda edição do encontro de formação “Alverne”, que vai até domingo dia (4/11), na Paróquia Santa Inês em Balneário Camboriú (SC). Com mais de 100 participantes, o encontro conta com a assessoria de Frei Vitorio Mazzuco, mestre em teologia espiritual.

Com o tema “Virtudes Franciscanas” e o lema “É isso que eu quero!”, o 2º Alverne tem como objetivo formar os jovens para uma reflexão com base nas virtudes franciscanas cavalheirescas de Francisco de Assis. Era característico no Santo de Assis chamá-las de irmãs. Ele entendeu uma perfeita ligação entre elas quando afirmou: “Onde há caridade e sabedoria, aí não há nem temor nem ignorância. Onde há paciência e humildade, aí não há ira nem perturbação. Onde há pobreza com alegria, aí não há nem ganância nem avareza. Onde há quietude e meditação, aí não há preocupação nem divagação. Onde há temor do Senhor para guardar seus átrios, aí o inimigo não tem lugar para entrar. Onde há misericórdia e discernimento, aí não há nem superfluidade nem rigidez”.

Frei Vitório Mazzuco conduziu os momentos de meditação e formação e levou os jovens a refletirem sobre as virtudes franciscanas e sua relação com os dons do Espírito Santo e seus frutos, e o que se pode fazer para criar uma mudança concreta na humanidade. E fez um questionamento: “A maior resposta para as interrogações é talvez o desejo de fazer algo que seja transformador e acolhedor. O momento em que vivemos, na realidade em que estamos inseridos nos questiona, como podemos ser cristãos que façam a diferença?”.

“As virtudes motivam-nos a sermos diferentes, mostrar que o ser franciscano na simplicidade, no cuidado, na justiça, na minoridade, no acolhimento também nos realiza e nos faz feliz. Acredito que cada participante vai também acolher todos estes ensinamentos para continuar na busca de uma espiritualidade integradora que nos une cada vez mais no mesmo objetivo, Jesus Cristo. Isso é Alverne o encontro que deixa marcas, assim como foi com Francisco de Assis”, afirmou o frade.

MONTE ALVERNE

O nome “Alverne” sugere o monte onde Francisco de Assis fez uma das suas mais profundas experiências de oração. Lá ele foi estigmatizado recebendo em si as marcas Daquele que tanto amou! O encontro não só é uma formação para jovens, mas um momento de aprofundamento da fé, realizando a saudável união entre conhecimento e oração, teoria e vivência, palavra e prática.


Equipe organizadora do evento