Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Alverne: juventude marcada por Francisco

16/10/2017

Notícias

sav_161017

Santo Amaro da Imperatriz (SC) – O sonho do protagonismo da juventude na Igreja vai se tornando cada vez mais realidade. Uma prova disso é o encontro denominado “Alverne”, que aconteceu em sua primeira edição entre os dias 13 e 15 de outubro, na comunidade São Francisco de Assis, que pertence à Paróquia franciscana em Santo Amaro da Imperatriz (SC), contando com 60 participantes. Esta iniciativa foi totalmente preparada por seis jovens que participaram das atividades promovidas pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV), e que sentiam o desejo de conhecer mais sobre a espiritualidade franciscana. Eles fizeram três retiros sobre os pilares do carisma franciscano e sentiram a necessidade de compartilhar suas experiências de fé com os demais. Estes pioneiros chamam-se Willian Bressan, de Concórdia (SC), Laís Costa, de Águas Mornas (SC), Mariana Rogoski, de Curitiba (PR) e Ângela Soares, Edson e Bianca Menezes, ambos de Balneário Camboriú (SC).

Para ilustrar este desejo, que partiu dos próprios jovens, é melhor ouvir deles o que os impulsionou a mergulhar em tal desafio: “Alverne! Um encontro que deixou marcas!
Foi a realização de um sonho que começou 3 anos atrás, quando 6 jovens franciscanos começaram uma formação sobre os pilares do carisma de São Francisco de Assis (Encarnação, Cruz, e Eucaristia), no Eremitério Frei Egídio, em Rodeio. Tamanha foi a experiência que nosso desejo de repassar a informação e multiplicar o conhecimento foi aumentando e o resultado foi esse: um grupo de 60 jovens, riquíssimos de espírito e todos sedentos de conhecer mais do carisma, e acima de tudo, serem tocados pelo amor de Deus, da mesma forma que foi com Francisco. E assim fizemos o nosso Alverne, e esse lugar nos deixou marcas” (Mariana Rogoski, partilha postada no Facebook).

O nome “Alverne” sugere o monte onde Francisco de Assis fez uma das suas mais profundas experiências de oração. Lá ele foi estigmatizado recebendo em si as marcas Daquele que tanto amou! Dessa forma, a ideia do encontro foi a de indicar aos participantes um caminho de experiência com Deus através dos três pilares da espiritualidade franciscana: o Presépio, a Eucaristia e a Cruz. O encontro não foi só uma formação para jovens, mas um momento de aprofundamento da fé, realizando a saudável união entre conhecimento e oração, teoria e vivência, palavra e prática.

“Quem sois vós e quem sou eu?” foi a oração/interrogação de Francisco de Assis e também dos participantes do encontro. Por isso “Alverne” não é só substantivo próprio, lugar, mas também é verbo, é ação! “Alvernar” é encontro com Deus através da mística franciscana! É conhecer sobre o mistério da encarnação e senti-lo próximo no coração! É poder observar a cruz à maneira do “amor não é amado” e sair tocando o violino de pobre, que na poesia que é, soa a mais bela canção onde não existe nem instrumento! É refletir sobre o pão, misturar os ingredientes, amassá-lo, sentir o cheiro dele assando e vê-lo consagrado, nas próprias mãos! É viver o dom da fraternidade, onde a senha do Wi-Fi já não é o quesito mais importante, pois a conexão de corações torna-se o fundamental.

Há um pensamento que diz Willian Shakespere no texto O Menestrel: “Quando não se sabe a direção, qualquer caminho serve!”. Mas, para os 60 participantes, para a equipe de organização e para tantos outros homens e mulheres de boa vontade, um só som ressoa: “eu sou franciscano com muito orgulho e com muito amor!”. O itinerário é claro e objetivo: o encontro com Deus, com a fé encarnada no irmão que é oportunidade para eu evangelizar e que me evangeliza pela sua vida. Os que se encantam pelo carisma franciscano não andam em qualquer estrada: o amor a Deus e ao irmão é a via da Salvação!

Para São Francisco, Alverne era sinônimo de montanha sagrada, encontro com Deus e experiência de um amor que deixa marcas. Para os 60 jovens que estiveram reunidos nesse último final de semana, Alverne também significa encontro com o sagrado, aprofundamento do carisma franciscano, protagonismo juvenil e resgate daquilo que há de melhor dentro de si mesmo.  Diante disso tudo, gratidão a Deus por nos ter chamado, aos jovens organizadores e participantes por terem aceito o convite, à Paróquia de Santo Amaro, nas pessoas de Frei Daniel Dellandrea e Frei Marcos Schwengber pela acolhida e ao Frei Vitório Mazzuco pelas profundas reflexões e celebrações. Que São Francisco de Assis continue sendo esse referencial de vida, humanidade e espiritualidade para toda a juventude de nossa Província.

Frei Diego Melo e Frei Gabriel Dellandrea