Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Jovens de prontidão para repartir o Pão da Vida

05/11/2018

Notícias

alverne_041118_d

Balneário Camboriú (SC) –  No domingo (04/11), dia em que a Igreja no Brasil celebra a Solenidade de Todos os Santos, chegou ao fim a 2ª edição do Alverne na Paróquia Santa Inês, de Balneário Camboriú. O evento contou com a participação de mais de 100 jovens franciscanos e teve a assessoria do mestre em Teologia Espiritual, Frei Vitorio Mazzuco.

Antes do encerramento, ainda à noite, os jovens se reuniram na praia para jogar vôlei e futebol de areia, ouvindo músicas cristãs e se divertindo de forma animada e sadia, enquanto no calçadão de Balneário outros jovens aproveitavam a noite. Contrastes que, certamente, ilustram que é possível evangelizar através do testemunho e de atitudes.

Na manhã do domingo, partindo de uma reflexão de São Bernardo de Claraval, um homem atento às atitudes do Santo de Assis, Frei Vitorio falou sobre a vivência dos três beijos que Deus deu na humanidade: o primeiro beijo é a beleza da criação; o segundo é a Eucaristia; e o terceiro beijo é a respiração, o Espírito, o sopro de vida.

alverne_041118_1

O Encontro terminou, então, com a Celebração Eucarística. Todos sentados no chão, ‘ao redor do centro Daquele que é o próprio Centro’, meditaram o Evangelho das Bem-Aventuranças, próprio da liturgia do dia.

Segundo Mariana Rogoski, este foi um momento único e especial para todos os jovens que voltam para casa com o coração repleto da presença de Deus. “Se em nossas vidas e em nossas realidades vivermos as virtudes franciscanas e continuarmos a missão de Francisco, de reconstruir a Igreja do Senhor, estaremos em marcha e de prontidão para sempre repartirmos o Pão da Vida”, observou.

Alguns participantes do evento, que costumeiramente também já participam das atividades promovidas pelo (SAV), e outros que participaram pela primeira vez, falaram sobre a experiência:

alverne_041118_2

DEPOIMENTOS

“Foi a primeira vez que participei do Alverne. Estava com as expectativas altas e todas elas foram cumpridas. Frei Vitorio é um homem espetacular e iluminado. O momento que mais me tocou foi o da investidura, onde firmamos um compromisso perante Deus e a todos os presentes de levarmos adiante a virtude escolhida no nosso núcleo, melhorando assim nossa comunidade. Recomendo que todos os jovens se inscrevam para o próximo Alverne, pois é um ótimo momento de fortalecimento da fé e do conhecimento, com palavras divinas inspiradoras”, afirmou Arthur Boesing Bilibio, que é de Joaçaba (SC) e frequenta a Paróquia São João Batista, de Luzerna (SC).

Juliana Bauler, de Blumenau, disse que foi uma experiência de aprendizagem, comprometimento e desafio. “Foi o primeiro Alverne que participei de muitos que irei participar, pois não quero perdeu mais nenhum! Superou todas as minhas expectativas. O momento que mais me tocou foi a cerimônia da escolha das virtudes. Foi muito especial! Pretendo levar muitos jovens para participar dos próximos encontros” enfatizou.

alverne_041118_3

Segundo a jovem Laís Costa, que é da cidade de Águas Mornas, da Paróquia de Santo Amaro (SC), organizar um evento pensando na experiência que outras pessoas terão é sempre desafiador. “É preciso se colocar no lugar delas e imaginar o que gostaria de se viver. Pegar o tema e juntar dinâmicas, espiritualidade e as palestras. Encaixar tudo no papel e ter um cronograma. E na hora do evento fazer ajustes, tirar isso e encaixar aquilo. No final ver que tudo aconteceu conforme Deus queria, como precisava ser para cada um, levando assim um pouquinho do Alverne consigo. Como um todo, o evento foi o que esperávamos que fosse, talvez até um pouco além. Mas, acredito que nunca podemos nos dar por satisfeitos totalmente. Acho que sempre podemos melhorar alguma coisa, mesmo que seja algo mínimo. Dentre tudo que aconteceu, três momentos me chamaram muita atenção: a oração da manhã de sábado que fizemos na praia, com os pés descalços no chão, sentindo cada grão de areia, a brisa do mar e o som da água; o momento da investidura cavaleiresca, onde cada um, após confeccionar seus trajes, recebeu a virtude escolhida e se colocou a serviço de Deus; e a Missa de encerramento, que celebramos sentados no chão, tal como na época do próprio Cristo”, disse Laís, adiantando que ainda não tem data e local o próximo encontro, mas juntamente com Frei Vitorio já está pensando em possíveis temas a serem trabalhados. “Para aqueles que nunca participaram e têm curiosidade sobre a vida de São Francisco, estamos de braços abertos esperando a todos”, garantiu a jovem, que é também uma das responsáveis pelo encontro.

“Alverne foi uma das experiências mais incríveis que tive desde que sou franciscana. Quando falamos das virtudes e dos dons, não se imagina o quão profundos possam ser. Neste Alverne pude perceber que estes estão em tudo o que escolhemos e fazemos e, como Frei Vitorio falou no encontro, basta apenas escolhermos um e outro e todos se complementarão! Todos os momentos foram cheios de franciscanismo e ficarão gravados eternamente em meu coração. A partir do momento que se escolhe o carisma Franciscano, literalmente é um caminho sem volta, porque a cada dia você descobre o quão gratificante é tentar se tornar semelhante a Francisco de Assis. Como foi dito anteriormente, todos os momentos foram incríveis, mas quando fizemos nossa ‘armadura’, Frei Vitório nos falou que não se tratava daquela estrutura de ferro que os cavaleiros usavam, e sim da coragem, determinação, prudência e assim por diante. E que, a partir daquele momento, esta deveria ser a nossa armadura do dia a dia. Durante a Celebração Eucarística tive a certeza que viver na simplicidade pode ser mais gratificante do que se pensa, pois ali sentada no chão e próxima dos outros percebi que o simples é belo e que é assim que quero viver minha vida: levando o Evangelho a todos aqueles que estão sedentos. Que Francisco possa me moldar para que assim quem assim eu possa ser semelhante a ele!”, ressaltou Marina Gallo, de Chopinzinho (PR).

alverne_041118_4

Segundo Reginaldo Taborda, de Campo Largo (PR), o encontro superou todas as expectativas. Ressaltou que Frei Vitorio é um frade muito sábio e que soube muito bem ensinar e formar durante todo o evento. Afirmou com convicção que nunca aprendeu tanto em tão pouco tempo, destacando uma das frases de Frei Vitorio que mais lhe tocou: “A autenticidade do amor se dá no toque, no abraço, no beijo”, disse. “Estava planejando fazer uma faculdade, depois deste evento acredito que mais vale alguns finais de semana com Frei Vitório”, elogiou o jovem campolarguense.

João Paulo Dacol, de Curitibanos (SC), esteve presente pela primeira vez no Alverne e destacou que adquiriu novas experiências e ensinamentos do carisma franciscano, especialmente do modelo de amor cortês-cavaleiresco. “Quando você encontra e vive a virtude, ela aparece em todos os escritos, em todos os exemplos, em todos os ensinamentos e em todas as pessoas que marcam sua história. Passamos a refletir e questionar atitudes corriqueiras de nosso dia a dia que poderíamos intensificar para transmitir a caridade e o bem ao próximo. Acredito que nós, jovens, devemos aprofundar ainda mais o inesgotável conhecimento que Francisco tem a nos oferecer, e mergulharmos em ações de bondade para assim encontrarmos a Perfeita Alegria. E que venha o próximo!”, pediu.

Ao final, os participantes agradeceram Frei Vitorio que tão bem conduziu o encontro, como também o apoio da pastoral da Universidade São Francisco (USF), do pároco Frei Ladi Antoniazzi e da Ordem Franciscana Secular (OFS). Não poderiam deixar de fora a equipe de organização, e em especial ao Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Província, que apoiou e apoia a realização de projetos como este, idealizados, pensados e executados de jovens para jovens.

Frei Augusto Luiz Gabriel, com informações de Mariana Rogoski e Jocemar Machado.