Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Luzerna celebra 90 anos de presença franciscana

16/10/2013

Notícias

luzerna_gg

Moacir Beggo

Há 90 anos, os frades franciscanos desta Província da Imaculada Conceição marcavam presença na cidade de Luzerna,  no do Vale do Rio do Peixe, situado no Meio Oeste de Santa Catarina. Dez anos depois, era criada a Paróquia de São João Batista. No domingo, dia 27 de outubro, será um momento para celebrar estas duas datas histórias aos moradores e fiéis de Luzerna. Esse momento acontecerá na Missa das 9h30, presidida por Dom Mário Marquez, bispo de Joaçaba.

“A Fraternidade Franciscana conta com você, filho da Paróquia, e você, que trabalhou nesta Paróquia, a participar destes festejos”, convida o pároco Frei Nolvi Dalla Costa, que compõe a Fraternidade São João Batista com Frei Leo Severino Schmidt.

Além da Matriz, os frades atendem as Comunidades em quatro municípios: Linha do Estreito (São Roque); Barreirão (São Paulo); Caetano Branco (São Paulo); Estação Luzerna (N. Sra. Aparecida); Linha Bonita (Santo Antônio); Linha do Cedro (São Silvestre); Linha Ferreirinha (São Francisco das Chagas); Linha Germano (Santa Isabel da Hungria); Linha Grafunda (Santo Antônio); Linha Limeira (N. Sra. da Salete); Linha Triângulo (São Sebastião); Nova Estrela (Santo Antônio); Capitel (N. Sra. do Perpétuo Socorro); Roça Grande (N. Sra. Aparecida); Linha Santa Teresinha (Santa Teresinha); Sede Belém (Menino Deus); Sede Sarandi (Sagrado Coração de Jesus); Vila Kennedy (N. Sra. dos Navegantes); Bairro São João Bosco (São João Bosco); Portal das Flores (Nossa Senhora Aparecida); e Loteamento Laske.

História

Até o início deste século, o Estado de Santa Catarina terminava à margem esquerda do Rio do Peixe. Toda a região a partir da margem direita do Rio do Peixe até o Uruguai e Peperi-Guaçu era a terra contestada.

O Fundador de Luzerna foi o engenheiro eletrotécnico alemão Henrique Hacker, casado com Sophia Hacker. Viajando de trem impressionou-se com a exuberância do Vale do Rio do Peixe, e em 1915 decidiu iniciar uma colonização particular. Adquiriu uma área de terras de 40.000 ha. de Adelino Sassi, e parte da Fazenda São Pedro. Com Augusto Scherer constitui a Sociedade Sul Brasileira Henrique Hacker & Companhia, ainda no ano de 1915. Dividiu a área em lotes de 24,2 ha (igual a 10 alqueires ou uma colônia) em número de 900 para serem negociados. Pretendia estabelecer uma colonização tipicamente germânica.

Em 1915, foi adquirida uma área de 24.000 hectares da Colonizadora Henrique Hacker & Cia para formar a Colônia Bom Retiro, à margem direita do Rio do Peixe, no Passo da Limeira, onde está localizada Luzerna.

Constituída a Colônia Bom Retiro em 1915. Em março de 1916 as primeiras colônias de terra começavam a ser vendidas. Concebida para ser uma colônia de cultura germânica, passou a receber cedo, descendentes de italianos. Em abril entravam os primeiros colonos. Eram rio-grandenses provenientes dos municípios de São Leopoldo, Montenegro, Santa Cruz, Lajeado, Pelotas e Passo Fundo.

Ainda em 1918, a Sociedade Sul Brasileira Henrique Hacker doou boas terras para católicos e protestantes, solicitando apenas que viessem padres e pastores. E a religião teve, até hoje, decisiva influência na evolução da comunidade e suas instituições. A primeira igreja, contudo, começou a ser construída em 1923 e foi terminada em 1925, quando era atendida por Frei Osvaldo Schlenger, residente em Palmas, no Paraná. Em seguida, em 1925, veio Frei Roque Sampaio; de 1926 a 1931, Frei Humberto Zeller; e 1932, Frei Rogério Neuhaus e Frei Damião Wolf. Frei Rogério veio da Alemanha em 1891, quando partiu a segunda expedição de frades missionários para restaurar a Província da Imaculada.

A Paróquia de São João Batista foi criada no dia 6 de outubro de 1935, quando, às 10 horas, Frei Pio Falker e Frei João Evangelista Reinert se apresentaram na então Vila de Bom Retiro. O primeiro como encarregado do Bispo Diocesano, Dom Daniel Hostin, e o segundo como o primeiro vigário da nova paróquia.

Logo em seguida, em 1937, chegaram a Luzerna as Irmãs Franciscanas de Bonlanden para trabalharem na educação dos filhos dos colonos e na formação religiosa através do trabalho apostólico na paróquia. Na Páscoa do dia 28 de março foi inaugurado o Colégio Imaculada Conceição. As irmãs ficaram em Luzerna até 1996.

Em 1941, era fundado o Seminário São João Batista. Desde esta data, o seminário funcionou com seminaristas menores do 1° grau até o ano de 1994. Por um ano ficou fechado, reabrindo no ano de 1996 para o aspirantando de vocações adultas. Atualmente, ele não pertence mais à Província.

Em março de 1941, foi inaugurado o Hospital São Roque, sob a administração das Irmãs Vicentinas, pioneiro na região.