Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Regional Sudeste III faz Capítulo eletivo neste final de semana

14/08/2013

Notícias

Denize

A Ministra Regional Denize Gusmão

A Ordem Franciscana Secular (OFS), do Regional Sudeste III, realiza neste final de semana o Capítulo Regional Eletivo na Centro Pastoral Santa Fé, em Perus, na Grande São Paulo. Segundo o Ministra Regional, Denize Aparecida Marum Gusmão, o encontro “é um momento privilegiado para nós franciscanos seculares, porque nessa oportunidade se farão presentes os representantes de todas as Fraternidades da Região”.

O Capítulo terá início na sexta-feira (16/8) à noite com a acolhida dos capitulares, composição da mesa e apresentação do relatório do triênio 2010-2013.

“A presença de cada membro convocado é de suma importância, pela função de representação que exerce, pela participação que todos devem ter, principalmente para elegermos o novo Conselho Regional, bem como a apresentação do Relatório como cumprimento de nossa missão no triênio”, convocou a Ministra Regional.

No sábado (17), Frei Almir Ribeiro Guimarães, assistente nacional da OFS, apresentará o tema geral do Capítulo: “OFS, desafios para o mundo de hoje”. A eleição do ministro, vice e conselheiros será feita antes do almoço ainda e se estenderá à tarde. O encerramento do Capítulo acontecerá com a Celebração Eucarística às 11 horas do domingo.

A coordenação do Capítulo estará a cargo de Maria Bernadette Amaral Mesquita. Qualquer informação ou orientação poderá ser feita pelos telefones (19) 3657-1584, (19) 9776-8944 ou (11) 3283-1445.

“Confiantes no auxílio do Espírito Santo, Ministro Geral da Ordem, convido a todos os irmãos e irmãs a rezarem pelo bom êxito do Capítulo. A intercessão de São Francisco, Santa Clara, Santa Isabel da Hungria e a proteção de Maria, Senhora dos Anjos, nos ajudem a manter acesa a “chama da nossa vocação”, pois hoje somos nós que temos a missão de tornar realidade, no mundo, aquilo que São Francisco esperava dos ‘irmãos e irmãs da penitência'”, pediu Denize Gusmão.

ORAÇÃO PELO CAPÍTULO REGIONAL ORDINÁRIO ELETIVO

Todos: Senhor, nosso Deus, que nos chamais à vocação franciscana, para seguir-vos na vivência do Evangelho de vosso Filho Jesus, queremos apresentar-vos, ansiosos, nosso propósito de estarmos sempre caminhando atentos aos ensinamentos e conselhos do novo Pedro, que hoje dirige nossa Igreja, para que fortalecidos, superemos os desafios que hoje o mundo nos apresenta e, imitando São Francisco, nosso Pai Seráfico, possamos juntos restaurá-la no mundo inteiro.

Homens: Senhor, que saibamos trazer o vosso Filho Jesus em nossos corações, para olharmos para os irmãos, sem perceber raça, credo ou cultura, mas, apenas com a certeza de que Ele habita no coração de todos, mesmo que muitos ainda não o tenham percebido.

Mulheres: Que este olhar, Senhor, seja revestido de imparcialidade para conquistarmos o direito de levar a todos o Evangelho, fazendo com que seu nome seja conhecido, respeitado e adorado, com todo o poder, honra e louvor do qual sois merecedor.

Homens: Que saibamos fazer com que todos sintam que sois o Bem, o Sumo Bem e todo o Bem e, descobrir assim, como é bom estar intimamente ligado a vós, mesmo com nossas limitações, buscando viver com intensidade a vossa Palavra para transformarmos nossas Fraternidades em Fraternidades vigorosas e cheias de energia cristã.

Mulheres: Que saibamos viver a prática do diálogo, o cultivo do amor fraterno, o compromisso com a oração, para que tudo isso se traduza em ação apostólica madura e forte. Que sejamos um só, a exemplo da Santíssima Trindade, tendo uma respeitosa e alegre cumplicidade na grande Família Franciscana, testemunhando a plenitude do Amor de Deus.

Todos: Altíssimo, Onipotente e Bom Senhor, pela interseção de Nossa Senhora dos Anjos, nós vos pedimos, que nos ajude a sermos fiéis à Igreja, vivendo a REGRA, amorosamente preparada por São Francisco, que humano como nós, mostrou-nos que tudo é possível quando nos colocamos nas mãos de Deus. Abençoai os irmãos e irmãs que serviram a Fraternidade Regional no mandato que se encerra e ilumine com o vosso Santo Espírito os que forem escolhidos para dar prosseguimento ao serviço de lavar os pés, para o revigoramento das Fraternidades. Que vivamos, em fim, com real amor o ideal abraçado no dia de nossa Profissão.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém!