Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mensagem do Ministro Provincial para a Solenidade da Imaculada Conceição

07/12/2021

Notícias

Maria, a mãe que nos ajuda a Sonhar

Paz e Bem! Dia 08 de dezembro celebramos a Solenidade da Imaculada Conceição, Padroeira de nossa Província. Neste ano de 2021, a data ocorre há poucos dias da conclusão de nosso Capítulo Provincial, que teve como lema a expressão “Juntos que se constroem os Sonhos”, retirada da Carta Encíclica Fratelli Tutti, TODOS IRMÃOS, do Papa Francisco.

Não temos dúvida de que Maria é nossa Mãe amorosa que deseja sonhar conosco os sonhos de um mundo melhor. Livre, pela graça de Deus, da mancha do pecado original, Ela se dispõe a nos acompanhar dia a dia na superação de nossos limites e pecados. O benefício que Maria recebe da parte de Deus confere a Ela a liberdade de se colocar integralmente a serviço de nós, frades menores que temos na penitência e na conversão o modo de seguir as pegadas de nosso Senhor Jesus Cristo.

Na mesma Carta Encíclica Fratelli Tutti, o Papa nos recorda a proximidade de Maria como Mestra e Mãe no caminho da Construção de um Mundo de Irmãos e Irmãs. Diz o Santo Padre: “Para muitos cristãos, o caminho de fraternidade tem uma Mãe, chamada Maria. Ela recebeu junto da Cruz esta maternidade universal e cuida não só de Jesus, mas também do ‘resto da sua descendência’. Com o poder do Ressuscitado, Ela quer dar à luz um mundo novo, onde todos sejamos irmãos, onde haja lugar para cada descartado das nossas sociedades, onde resplandeçam a justiça e a paz”.

Por ocasião do encerramento de nosso Capítulo Provincial, dirigi-me aos confrades recordando a importância de três atitudes que qualificam nossa opção de irmãos menores: a gratidão, a generosidade e a alegria. Elas são virtudes que nos lançam para frente, que nos ajudam a vencer o egocentrismo e que têm a força de curar as nossas feridas. Maria, mãe grata, generosa e alegre, certamente, junto a seu Filho, deseja nos inspirar tais posturas que nos dão força para nos empenharmos na desafiante missão que temos pela Frente.

Neste dia da Imaculada Conceição, em nome de toda a Fraternidade Provincial, deixo desde já meus sinceros votos de que nossos sonhos comuns se tornem uma realidade nova e profética. Um grande abraço a todos e Paz e Bem!

FREI PAULO ROBERTO PEREIRA

MINISTRO PROVINCIAL
PROVÍNCIA FRANCISCANA DA IMACULADA CONCEIÇÃO DO BRASIL