Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Angola: Papa Francisco inspira professos temporários em retiro

26/07/2020

Notícias

Luanda (Angola) – Desde a manhã do dia 24 de julho até ao início da noite deste domingo, 26, os frades de profissão temporária do tempo de Filosofia da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola estiveram em retiro semestral. Em decorrência do momento que o mundo vive e, particularmente a cidade de Luanda, esse ano diferente dos demais. O retiro realizou-se na Fraternidade São Francisco de Assis, ou seja, em casa, mas propriamente no Centro Franciscano que está junto à Fraternidade e o Mosteiro Sagrado Coração de Jesus das Irmãs Clarissas.

O retiro aberto com Missa às 7 horas, presidida por Frei Laurindo Lauro da Silva Júnior, mestre dos postulantes e guardião da Fraternidade Nossa senhora dos Anjos, que foi também o pregador, e concelebrada por Frei José Cambolo, guardião da Fraternidade São Francisco de Assis.

As atividades foram marcadas por três sessões diárias: as manhãs foram reservadas para conteúdos; a tarde foi reservada para plenários e partilhas em torno as questões deixadas; e a noite foi destinada ao recolhimento ou momento de deserto.

O retiro esteve permeado de momentos devocionais tais como: o rosário, na sexta-feira; via-sacra, no sábado; adoração ao Santíssimo, no domingo. Participaram do mesmo um total de 29 frades que compõem as turmas do primeiro ao quarto ano de Filosofia.

Nesses três dias, refletiram e meditaram com a ajuda de Frei Laurindo, que escolheu como inspiração a obra “A força da vocação – A vida consagrada hoje”, do Papa Francisco. No primeiro dia, refletiu-se sobre o tema: “Viver o passado com gratidão; no segundo dia: “Viver o presente com paixão”; e, no terceiro e último: “Olhar o futuro com esperança”.

 

O pregador chamou a atenção constante de que na vida consagrada sempre vai existir tensão e esta, por sua vez, vai exigir uma certa resiliência.

Durante esses dias, as reflexões foram em torno as questões ligadas à vida religiosa e franciscana. E os frades contaram também com um certo apoio logístico das Irmãs Clarissas. O mesmo terminou neste domingo com Adoração Eucarística no Mosteiro do Sagrado Coração de Jesus.


Equipe: Frei Abel Ndala Sahuma Nganji e Frei Evaristo Seque Joaquim (texto); e Frei Eduardo José Cavita Camunha (fotos).