Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Papa concede Ano Jubilar a Irmãs Clarissas de Sória

21/07/2017

Notícias

soria_210717

Madrid – O Papa Francisco, por meio da Penitenciaria Apostólica, concedeu um Ano Jubilar às Irmãs Clarissas de Sória, Espanha. O Pontífice autorizou a celebração por ocasião dos 75 anos da exposição permanente de Jesus Eucarístico. Este tempo de graça será aberto pelo Bispo de Osma-Soria, Dom Abilio Martínez Varea, na sexta-feira 11 de agosto, festividade de Santa Clara de Assis e se prolongará até 11 de agosto de 2018. Para organizar e coordenar as atividades deste ano festivo, o bispo nomeou um delegado episcopal, o presbítero diocesano Rubén Tejedor Montón.

Santíssimo Sacramento exposto 24 horas
Foi a então Abadessa da comunidade – a hoje Venerável Madre Clara Sánchez de la Concepción – que viu a necessidade de manter permanente exposto o Santíssimo Sacramento em sua comunidade de irmãs pobres de Santa Clara. Assim, desde 11 de agosto de 1942, Jesus Eucarístico é adorado dia e noite, permanecendo a Igreja de Santo Domingo de Sória aberta das 7 da manhã às 9 da noite. “São muitas as pessoas que neste templo, diante da Eucaristia, encontram paz e consolo”, explicou o bispado.

mosteiroIncentivar a adoração a Jesus Eucarístico
A comunidade das Irmãs Clarissas destacou que, por ocasião da celebração destes 75 anos, deseja estender e incentivar a adoração e o amor a Jesus Sacramentado, e atrair muitas almas para ele, para que possam usufruir e enriquecer-se da graça jubilar. “Nós nos rejubilamos nos ideais que deixou Madre Clara, declarada Venerável em 3 de abril de 2014. Ela viveu neste convento desde 1922 até 1973, ano em que faleceu repentinamente, e o Espírito Santo infundiu nela um amor ardente por Jesus na Eucaristia e para retornar às fontes do carismas clariano”, afirmou uma religiosa da comunidade. O Bispado, por sua vez, sublinhou que depois de passar privações e viver na pobreza, depois de ter superado inumeráveis dificuldades, Madre Clara recebeu a permissão do bispo para a exposição permanente do Santíssimo.

O início
Assim, naquele 11 de agosto de 1942 teve início a exposição permanente do Santíssimo e desde então a Comunidade das Clarissas, os fiéis sorianos e muitos visitantes da cidade que conhecem e amam a Eucaristia, “vem à nossa Igreja de Santo Domingo para adorar a Jesus Sacramentado”. Com a celebração deste Ano Jubilar, se pretende que os fiéis de toda a Diocese aprofundem a fé e busquem uma maior aproximação aos Sacramentos, em especial o da Reconciliação e a Eucaristia. Ademais, durante o Ano Jubilar, se poderá lucrar a Indulgência Plenária peregrinando à Igreja de Santo Domingo de Sória e rezando diante de Jesus Eucarístico e cumprindo as condições estabelecidas, como a Confissão sacramental, comunhão e oração nas intenções do Sumo Pontífice.

“Aqui o amor é amado”
“Aquí el Amor es amado” será o lema do Ano Jubilar. Esta frase era pronunciada pela Venerável Madre Clara diante do clamor de São Francisco de Assis que, sofrendo pela indiferença de muitos, repetia frequentemente: “O amor não é amado!”. Para o Ano Jubilar, o Bispado prepara um intenso programa para “dar a conhecer o culto eucarístico no Mosteiro e a figura providencial da Madre Clara, aproximar muitas pessoas de Cristo e dar a conhecer a sua vida e carisma”.

Cerca de cem irmãs formam esta comunidade de Clarissas, divididas em cinco conventos: 54 em Sória (onde ingressará outra jovem de Toledo nos próximos dias), 14 em Valdemoro (Madrid), dez em Medinaceli, 12 em Zimbábue e seis em Moçambique, onde nos últimos meses ingressaram duas jovens moçambicanas.


Card. Parolin concluirá festejos dos 800 anos do Perdão de Assis

Assis – Em 4 de agosto de 2016, o Papa Francisco rezou na Porciúncula, na Basílica Santa Maria dos Anjos, por ocasião dos 800 anos da Solenidade do Perdão de Assis.  Um ano mais tarde, novamente milhares de peregrinos, jovens e não somente, retornam a Assis para a Festa do Perdão e para atravessar a Porta da Misericórdia.

Conclusão do Jubileu
A recorrência em 2017 também terá um caráter solene, pois concluirá as celebrações do VIII Centenário do Perdão de Assis, Jubileu aberto em 2 de agosto passado pelo Cardeal Gualtiero Basseti e enriquecido com a peregrinação privada do Papa Francisco. A solene celebração de encerramento do Jubileu do Perdão terá lugar às 11 horas do dia 2 de agosto e será presidida pelo Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin. A transmissão da cerimônia estará a cargo da TV Padre Pio, com difusão mundial pela emissora Maria Vision Italia.

Família Franciscana
Outra particularidade da celebração deste ano será o Tríduo de preparação pregado pelos Ministros Gerais das três Ordens masculinas. Pelos Frades Menores Capuchinhos presidirá o Vigário Geral.

Assim estruturado, o evento se coloca em perfeita continuidade com o caminho assumido até agora e que culminou no Capítulo Geral celebrado conjuntamente pelas Famílias Franciscanas.

Programa
Às 11 horas do dia 1° de agosto, o Ministro Geral dos Frades Menores, Frei Michael A. Perry presidirá à solene Celebração Eucarística que será concluída com a procissão da “Abertura do Perdão” – assim chamada porque a partir daquele momento até às 24 horas do dia 2 de agosto, a Indulgência Plenária concedida à Porciúncula diariamente se estende a todas as igrejas paroquiais espalhadas no mundo, incluindo todas as igrejas franciscanas.

Na parte da tarde, as Primeiras Vésperas serão presididas – ao final da peregrinação da Diocese de Assis – pelo Bispo Dom Domenico Sorrentino. Seguirá, como de costume, a oferta de incenso pela Prefeita de Assis, Stefania Proietti. A Vigília de oração à noite, com procissão luminosa, será guiada pelo Secretário da Congregação dos Institutos de Vida Consagrada, Dom José Rodriguez Carballo.

E em 2 de agosto, o dia da grande festa, marcado por celebrações eucarísticas de hora em hora, entre as quais aquelas presididas pelo Cardeal Parolin, pelo Bispo Sorrentino e pelo Frei Claudio Durighetto, Ministro Provincial dos Frades Menores da Úmbria.

Também a chegada de milhares de jovens da XXXVII Marcha Franciscana “Um passo além” – que junto com os frades e irmãs – irá à Porciúncula para rejubilar-se na Misericórdia do Pai.

À noite, um concerto da Banda da Gendarmaria Vaticana, que será seguido por um espetáculo de fogos de artifício na Praça da Porciúncula. Durante os dias da Festa, dezenas de confessores estarão à disposição os penitentes nos locais de culto em Assis.

O programa detalhado poder ser consultado no site www.assisiofm.it.