Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Clarissas de Colatina celebram Capítulo Eletivo

27/10/2023

Notícias

Colatina (ES) –  O Mosteiro Santíssima Trindade, sem prejuízo para a autonomia interna, está confiado à vigilância peculiar do bispo diocesano que exerce a solicitude pastoral da comunidade monástica, conforme norma do direito. A cada três anos, é realizada a visita canônica no mosteiro e quem preside esse momento é o bispo diocesano.

Assim de 17 a 20 de outubro, nosso querido bispo, dom Lauro Sérgio, esteve com toda a sua atenção voltada para as Irmãs Clarissas. Durante todos esses dias, dom Lauro celebrou a Santa Missa às 7 horas na Capela do Mosteiro Santíssima Trindade, momento celebrativo aberto a todos os fiéis, devotos e o povo de modo geral que costuma frequentar as missas diariamente no mosteiro.

De maneira muito profética, dom Lauro Sérgio utilizou da Liturgia da Palavra para exortar, aconselhar e instruir as queridas irmãs em sua missão e vocação singular em nossa Igreja particular de Colatina. Já no primeiro dia, nosso bispo trouxe de presente para a nossa comunidade o novo Missal Romano. Assim tivemos a graça de utilizá-lo em todas as celebrações.

LINHA CONDUTORA

“A vida consagrada é uma história de amor, apaixonada pelo Senhor e pela humanidade. Na vida contemplativa, essa história constrói-se, dia após dia, através da busca apaixonada do rosto de Deus, na relação íntima com Ele. A Cristo Senhor, que nos amou primeiro e se entregou a Deus por nós, vós, mulheres contemplativas, respondeis com a oferta de toda a vossa vida, vivendo nEle e para Ele, para o louvor da sua glória. Nessa dinâmica de contemplação, sois voz da Igreja que incansavelmente louva, agradece, geme e suplica por toda a humanidade e, com a vossa oração, sois colaboradoras do próprio Deus, e reergueis os membros vacilantes do seu corpo inefável.”

Essa verdade dos escritos de Santa Clara de Assis e a Constituição Apostólica Vultum dei Quaerere do Papa Francisco foram a linha condutora de toda a atenção dispensada por Dom Lauro, ao ouvir e atender cada uma das irmãs do mosteiro, que atualmente é composto de 23 monjas.

HISTÓRIAS DE VOCAÇÃO

Ao ouvir a história vocacional de cada irmã, dom Lauro enfatizou o “não tenham medo” e “não se envergonhem do evangelho”, forma de vida que as irmãs escolheram, segundo inspiração divina na vida de São Francisco e Santa Clara.

Dom Lauro Sérgio participou ainda das orações, do Ofício Divino, das refeições e do recreio com as irmãs e visitou todas as partes internas da clausura para tomar conhecimento do cotidiano da vida monástica. Nosso bispo teve também um momento muito edificante e feliz ao se encontrar com a “vizinhança”, pessoas que todos os dias estão às portas do mosteiro pedindo ajuda. Com eles, rezou, conversou e os abençoou.

ELEIÇÃO

No último dia de visita canônica, terminado o atendimento da comunidade, realizou-se o Capítulo Eletivo (eleição). A convite de dom Lauro Sérgio, participou deste momento o frei Pedro de Oliveira, OFM, sacerdote franciscano da Fraternidade Santo Antônio de Santana Galvão, da Paróquia Santa Clara de Assis, em Colatina, que atende também as Irmãs Clarissas.

O resultado da eleição para o triênio 2023/2026 foi o seguinte:

Abadessa – Madre Maria Clara do Pai Eterno, osc

Vigária – Ir. Agnes Maria da Sagrada Família, osc

Conselheiras:

Ir. Maria Teresinha do Menino Jesus, osc

Ir. Maria Camila de São Miguel, osc

Ir. Maria Francisca das Santas Chagas, osc

Nossa gratidão e a certeza de nossas orações constantes ao nosso querido bispo dom Lauro Sérgio que, como um verdadeiro pastor e pai espiritual, conduziu esse momento tão bonito, especial e significativo para as irmãs do Mosteiro Santíssima Trindade. Às irmãs eleitas, a certeza de nossas preces. Que saibam fazer da vida fraterna um sinal do evangelho vivo, seguindo o exemplo das primeiras comunidades cristãs procurando formar “um só coração e uma só alma”, e tornar-se, assim, confissão e sinal da Santíssima Trindade (V.C. 21).


Irmãs Clarissas de Colatina – ES