Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Jubileu: Madre Maria Clara completa 25 anos de Vida Religiosa na Ordem de Santa Clara

11/01/2024

Notícias

Colatina (ES) – No último dia 10 de janeiro, na Celebração Eucarística das 7h, às Irmãs Clarissas do Mosteiro Santíssima Trindade de Colatina (ES) celebraram com festa e solenidade o Jubileu de 25 anos de Vida Religiosa da Madre Maria Clara do Pai Eterno, da Ordem de Santa Clara, OSC.

A Santa Missa foi presidida por Frei Augusto Luiz Gabriel e contou com a presença da comunidade local que diariamente frequenta o Mosteiro das Clarissas, presente na cidade há mais de 30 anos.

“No dia em que celebramos o Jubileu de Vida Religiosa de Irmã Clara, a Palavra de Deus vem ao nosso encontro para falar dos milagres e da fama de Jesus que se espalhava por toda a parte. Em seu ministério público, Jesus realizou diversas curas. Foi solícito às necessidades dos outros. Não porque precisasse provar algo, mas porque sua ligação com o Pai lhe fazia ser sensível ao outro”, disse o religioso no início da homilia.

Citando a Primeira Leitura (1 Samuel 3,1-10.19-20), Frei Augusto explicou que Samuel também correspondeu ao Senhor através do seu chamado. “E também ouvimos o salmista louvando a Deus: ‘Eis que venho fazer com prazer, a vossa vontade, Senhor!'”, disse. “É uma liturgia vocacional que nos fala da missão de Jesus, da vocação de Samuel e da vocação a Irmã Clara que sem dúvida alguma também com muito prazer, com gosto, cumpre diariamente a vontade do Senhor em sua vida”, frisou.

“Madre Maria Clara, eu me acostumei a te chamar de Irmã, hoje a senhora completa 25 anos de dedicação ao serviço do Reino, com a disponibilidade do seu sim, com a generosidade do seu coração e com a coragem de uma jovem, como Clara de Assis, que deseja e almeja fazer a diferença. As suas co-irmãs, me orientaram a não falar muito sobre sua vida e vocação, mas não podemos deixar de dizer que nós como franciscanos e franciscanas temos a alegria do seu convívio, do seu sim, e de vê-la a cada dia cumprindo a vontade do Senhor: “Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!”. Que o Senhor possa continuar lhe abençoando, iluminando e sendo sua força na caminhada religiosa franciscana. Conte conosco e com nossas orações”, rogou.

Após a homilia, diante das Irmãs, do celebrante e de todo o povo de Deus, Irmã Maria Clara renovou os seus votos. A comunidade acompanhou este momento com muita atenção e devoção e no final da missa parabenizou a irmã!


Comunicação do Mosteiro Santíssima Trindade