Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mensagem do Ministro Provincial por ocasião das Festas de Santa Clara e Santa Beatriz

10/08/2023

Notícias

Aprendi de um sábio confrade que o mês de Agosto não deveria ser visto a partir da rima fácil que o aproxima da desventura, do desgosto.

Ao escolher Agosto como o tempo privilegiado para o Povo de Deus refletir sobre os diferentes ministérios a serviço do Evangelho, a Igreja contribuiu para afastá-lo da pecha de agourento.

Um olhar atento vai descortinar ainda mais motivos para viver Agosto bem ao gosto do Senhor.

Assim como fizeram Afonso, João Vianey, Domingos, Lourenço, Maximiliano, Bernardo, Helena, Rosa de Lima, Luiz da França, Bartolomeu, Mônica, Agostinho, Raimundo Nonato e, com destacado carinho e reverência, Clara de Assis e Beatriz de Portugal.

Nesta hora, quero me dirigir com especial atenção às irmãs Clarissas e às irmãs Concepcionistas, sobretudo aquelas que estão no território da nossa Província.

Vou até vocês, queridas irmãs, com a palavra que tem o signo da gratidão.

Reverentemente, agradeço a vocês por cultivarem aquela dimensão da vida consagrada que se constitui fonte de infinitas graças para toda a Igreja.

Sua vida e missão, através da Contemplação, apontam o caminho da imitação de Cristo em oração no alto do monte e confirmam a imperiosa necessidade de viver a autêntica obediência à vontade do Pai: “Seja como tu queres”.

Além da obediência autêntica, a vida contemplativa que vocês testemunham tem o condão de antecipar os sinais do Reinado de Deus.

Livres de qualquer apego às vaidades, aos bens, e até às pessoas, vocês como que ganham asas e, já aqui na terra, podem experimentar a amplidão dos paços celestes.

A solidão habitada pelo Senhor, o silêncio eloquente na meditação das coisas que não passam, a escuta atenta da Palavra de Deus, a dedicação ao culto divino, a fecundidade da oração, a comunhão do amor fraterno, ocupam seus dias e dão sentido às suas vidas.

Vidas dedicadas a alcançar a claridade tão bela de Clara e a beleza tão clara de Beatriz.

Vidas que clareiam as dúvidas e incertezas que insistem em obscurecer nossa visão.

Vidas que enchem de beleza os dias tristes que, volta e meia, nos fazem desacreditar e desesperançar.

Além de agradecer a vocês, peço que rezem por nós. A oração das irmãs faz frutuosa a missão da Igreja.

Além de rezar, que vocês nos ajudem a ter presente que a vida franciscana só será mesmo significativa se reservar privilegiado espaço para que a voz do Senhor seja ouvida.

Coração atento à voz do Senhor, nosso amado, desapegados dos bens que passam, livres de todas as vaidades e paixões, poderemos reencontrar a verdadeira riqueza da vida em pobreza.

Do céu, onde queremos um dia estar, Clara e Beatriz intercedam por nós, para que sejamos fiéis à nossa vocação e corajosos na nossa missão.

Paz e Bem!

FREI PAULO ROBERTO PEREIRA, OFM

Ministro Provincial

Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil