Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Padroeiro é celebrado 370 anos no Largo São Francisco

04/10/2012

Notícias

Moacir Beggo

São Paulo (SP) –  O Convento São Francisco, bem no centro da metrópole paulistana, celebrou no último 17 de setembro, festa das Chagas de São Francisco, 370 anos de história. E são 370 anos que o Padroeiro é celebrado no Convento do Largo de São Francisco. Neste 4 de outubro, não foi diferente.

Logo cedo, os sinos anunciaram o dia festivo dos franciscanos. Enquanto os frades se revezavam na frente do convento, dando a bênção às pessoas e aos animais, na igreja as celebrações se estenderam durante todo o dia. A padaria do Convento trabalhou sem parar nos últimos dias para garantir o conhecido “Pão do Frade”.

Frei Salésio Hillesheim, reitor e guardião do Santuário e Convento São Francisco, presidiu a celebração das 9 horas. Na sua homilia, Frei Salésio lembrou que a vida de um santo é a vida de alguém que se deixou possuir de tal maneira por Deus que a vida dele se tornou de qualidade. “É nesta qualidade que fala o Evangelho de hoje. Se vocês fazem igual aos cobradores de impostos, que cuidam de amar a quem os ama e odiar a quem os odeia, o que vocês fazem de extraordinário? Se vocês são iguais àqueles que cumprimentam porque os outros cumprimentam, o que é que vocês fazem de extraordinário? Jesus está dizendo assim: a vida de cada um de nós se torna tanto melhor quanto mais qualidade nós dermos a ela”, disse.

Segundo o guardião do Convento, São Francisco colocou como fundamento na sua vida ou qualificou a sua vida na Palavra de Deus. “Um dia ele estava rezando na Porciúncula e abriu o Evangelho na passagem que dizia: ‘Vocês devem ir pelo mundo sem nada. Não levem muita coisa, muita bagagem, muita roupa ou calçado. Vão apenas com o necessário para serem livres’. E São Francisco vai dizer: ‘É isso que desejo; é isso que procuro. É isto que eu vou fazer!”

“Então, esta tábua sobre a qual São Francisco assentou a sua vida e deu a ele a liberdade de dizer para Deus: você pode fazer comigo o que você desejar”, acrescentou Frei Salésio.

Segundo o guardião, é preciso se entregar a Deus. “E quem se entrega a Deus, cuida das coisas pequenas. Então, São Francisco continua sendo um desafio para cada um de nós, porque ele mexe lá nas nossas coisas mais íntimas e nos diz: ‘Você é uma criatura de Deus, você pertence a ele e tem que deixar ele tomar posse do seu ser’. E quanto mais ele estiver em você, mais você vai se qualificar”, enfatizou.

“Então, que São Francisco possa nos ajudar a encontrar este novo rosto. De um lado, o rosto de Deus, mas de outro, o rosto de nossos irmãos e irmãs e o nosso próprio. Ele também é importante porque é com ele que nós revelamos a graça bondosa de Deus no nosso mundo”, completou.

 Bênção dos animais

A cada ano, os animais são destaque na Festa de São Francisco. O povo vem com seus animais de distantes regiões da capital paulista para receber a bênção de São Francisco.

A jornalista Caroline Campos Castanheira trabalhou durante três anos na RedeTV mas deixou a profissão para cuidar de um petshop no Jardim Marajoara, onde também tem animais que resgata das ruas. Exemplo disso é a cachorrinha que encontrou quando estava com leptospirose. Hoje, ela é o seu xodó e, amparada, demonstra todo o seu carinho, como durante a Missa, onde ficou no colo de Caroline cochilando.

“Eu amo os animais. Deus me deu esse dom de cuidar deles”, conta Caroline, que é católica e confessa que também ama São Francisco de Assis. “Mas sua mensagem ainda não chegou para muita gente, embora temos que reconhecer que o mundo está melhor e respeitando mais os animais”, observou Caroline, que estava acompanhada com sua tia Rosana Costa de Souza, que mesmo sendo espírita “adora” a Igreja São Francisco e veio pagar uma promessa que fez há um ano quando sua cachorrinha, a “Darling”, passou por uma cirurgia ao ter o útero arrebentado.

Quem gostou de toda a movimentação no dia de São Francisco foi o pintor Galeano, que escolheu o tricentenário Convento para a sua nova criação. “Nem sabia que hoje era o Dia de São Francisco, comecei a pintar o quadro ontem”, contou o pintor, que faz do seu ateliê as ruas de São Paulo.