Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Oração, jejum e esmola: conselhos para bem iniciarmos a Quaresma

07/03/2019

Notícias

Vila Velha (ES) – Celebrar a quarta-feira de cinzas não é simplesmente buscar o arrependimento do Carnaval, nem mesmo ser magicamente curado e convertido. Antes de tudo, celebrar esta data é assumir, marcado pelas cinzas, de que somos pecadores e buscamos a conversão.

O jejum, a esmola e a oração são os exercícios que, no despercebido de nosso dia-a-dia, deve-se fazer percebido por nós. Nestes quarenta dias, no escondido de nossa miséria, o Pai dos céus nos dará a recompensa.

E foi nesta certeza que na noite desta quarta-feira (06/03), no Santuário Divino Espírito Santo, em Vila Velha (ES), uma multidão se fez presente nas celebrações da Quarta-feira de Cinzas.

Os fiéis capixabas lotaram as celebrações, seja no Santuário ou nas demais comunidades, para receberem em sua fronte as cinzas. Sinal este que marca o início dos quarenta dias de conversão sincera e reconciliação com Deus e os irmãos.

O pároco, Frei Djalmo Fuck, lembrou que o jejum, a esmola e oração têm um sentido amplo que transcende a Quaresma e deve ser levado por toda a vida. Lembrou também da Campanha de Fraternidade, que tem como tema: “Fraternidade e Políticas Públicas”. Ressaltou que as Políticas Públicas não são um dever somente do governo, mas de cada cidadão, seja pelo cuidado do próximo, ou do meio ambiente.

“Fazer da Quaresma uma conversão, levando em conta as propostas da Campanha da Fraternidade, é um desafio de todo o cristão”, ressaltou o pároco. Recebida as cinzas, a assembleia católica é convidada a buscar uma mudança, muito mais interna que externa; e principalmente muito mais espiritual que material.

Pascom do Santuário