Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Vanderlei na Solenidade de Pentecostes: “Temos um Deus que é amor e misericórdia e acolhe cada um de nós”

06/06/2022

Notícias


Vila Velha (ES) – A Solenidade de Pentecostes foi encerrada com a missa das 19h, no domingo de 5 de junho, pelo pároco Frei Vanderlei da Silva Neves, no Santuário do Divino Espírito Santo, em Vila Velha (ES).

Na saudação inicial, o Frei deu boas-vindas ao prefeito Arnaldinho Borgo com sua esposa Andressa, bem como o vice-prefeito Victor Linhalis e o vereador Joel Rangel com sua esposa Valéria, saudando também toda a comunidade que estava reunida para celebrar a Festa da vinda do Espírito Santo: “Temos um Deus que é amor e misericórdia e acolhe cada um de nós”.

Com as luzes do santuário apagadas, sete mulheres do grupo “Mães que oram pelos filhos” entraram com grandes velas vermelhas representando os 7 dons do Espírito Santo: Sabedoria, Conselho, Fortaleza, Piedade, Temor de Deus, Ciência e Entendimento.

Cantando “Vem Espírito Santo, vem sobre nós, como em Pentecostes, possuir o meu ser”, cada fiel foi acendendo sua vela, passando entre si as chamas, trazendo luz à penumbra da igreja, como um convite para que todos reascendesse a chama do amor e da fé. Foi emocionante!

Frei Vanderlei começou a homilia propondo que cada um fizesse a si dois questionamentos: “De que forma eu posso sentir a presença do Espírito Santo em minha vida? E Como eu posso ter uma experiência profunda com o sagrado?”. O sacerdote explica que com essas perguntas percebemos que é por meio do Espírito Santo que alimentamos nossa fé e sentimos a presença de Cristo: “Uma presença que nos transforma”, reforça.

Refletindo a primeira leitura dos Atos dos Apóstolos, que narra quando chegou o dia de Pentecostes, e os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar e então apareceram línguas como de fogo, o frei explica que tais línguas de fogo que purificam, aquecem e iluminam, são como o Espírito Santo que age em nossas vidas, purificando nosso ser, aquecendo nossa alma e iluminando nossos caminhos.

Assim, ele convoca os cristãos a praticarem a linguagem do amor, que é o que traz união e entendimento entre as pessoas: “É assim que somos o canal da graça de Deus, em nossas famílias e em nossas comunidades. Nossos dons devem ser colocados em prol do bem comum”, explica.

O sacerdote também lembra que Jesus Cristo concede o Espírito Santo aos seus discípulos, anunciando a Paz: “A paz esteja conosco”. E ressalta que Paz não é ausência de problemas, mas sim a capacidade de saber lidar com as adversidades por meio da força do Espírito Santo.

Nos agradecimentos finais, Frei Vanderlei agradeceu todos os voluntários que trabalharam em prol da realização da Festa de Pentecostes, o apoio da prefeitura de Vila Velha e a presença do frei Alessandro do Convento da Penha: “Sempre é bom celebrar com mais de um frei, porque uma das características principais da nossa vida franciscana é a fraternidade. Se nós não conseguimos anunciar Jesus em fraternidade, nós falhamos em parte da nossa missão.”

Para encerrar a solenidade, todos foram convidados a saudar com palmas, dizendo: Viva o Espírito santo, Viva Jesus Cristo!


Pascom da Paróquia do Rosário