Concerto de harpa marca celebração do Centenário das Chagas em Vila Velha
17/09/2024
Por ocasião das celebrações dos 800 anos da Impressão das Chagas de São Francisco de Assis, os franciscanos de Vila Velha (ES), realizaram na noite desta segunda-feira (16), no Santuário Divino Espírito Santo, um belíssimo concerto, ao som de uma harpa, com canções populares e clássicas, com a harpista da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, Maíni Moreno.
A apresentação faz parte da programação especial organizada pela Família Franciscana do Regional capixaba e teve início com uma contextualização histórica feira pelo Frei Clarêncio Neotti, sobre a importância dos Estigmas de São Francisco. O frade publicou, em 2023, um livro com sermões do Padre Antônio Vieira, acerca da experiência do “Calvário Franciscano”, quando foram impressas nas mãos e pés do Santo de Assis, os sinais dos cravos, iguais em tudo ao que antes havia visto na imagem do “Serafim Crucificado”.
A artista Maíni apresentou músicas populares de duas harpistas americanas, temas de filmes, músicas religiosas, Sole Mio, La Vie En Rose, 9ª Sinfonia de Beethoven, entre outras canções. “Me senti realizada e muito honrada com o convite do Frei Clarêncio. Fui recebida com tanto carinho e tanto amor. Desde criança eu via a harpa e aos 7 anos, comecei a tocar. A harpa é minha vida, me traz muita alegria. Na verdade, a música faz parte da nossa vida. Quando temos um instrumento, conseguimos nos ‘desligar’ de todos os problemas”, recordou Maíni ao explicar seu amor pela música.
O frade explicou porque escolheu a harpa para um concerto. “É um instrumento bíblico. Davi tocava harpa, os hebreus cantavam salmos ao som da harpa ou da lira, como precisamos celebrar o divino que existe nas criaturas de Deus, como São Francisco cantou no Cântico do Irmão Sol, então escolhemos um concerto de harpa. Convidamos a Maíni que nos brindou com uma belíssima apresentação”, afirmou o Vigário da Paróquia do Rosário.
O evento contou com a participação da OFS (Ordem Franciscana Secular) da Fraternidade Nossa Senhora da Penha. Ao final da apresentação, Maíni foi presenteada com um livro do Frei Clarêncio.
A programação continua nesta terça-feira, quando será celebrada a Missa Solene, às 19h, no Santuário de Vila Velha, com presença de todos os frades do regional do Espírito Santo.
Cristian Oliveira- Comunicação Convento da Penha