Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O mistério da encarnação retratado em São Paulo

12/12/2018

Notícias

Érika Augusto

São Paulo (SP) – Com o tema “Era esta a luz verdadeira que, vindo ao mundo, ilumina todas as pessoas”, o Convento e Santuário São Francisco, no centro de São Paulo, apresenta a 29ª Exposição Franciscana de Presépios. No total, 29 conjuntos compõem a mostra, que está aberta ao público até o dia 6 de janeiro.

Estão expostas peças do Brasil, Chile, Alemanha, Peru, Filipinas, Egito, Itália, entre outros. Entre os nacionais, chama a atenção um conjunto feito em palha, com figuras representando o Rio Grande do Sul, com trajes típicos e o tradicional chimarrão, além de um presépio da cidade de Caruaru, em cerâmica. Entre os internacionais, grande destaque para o conjunto do Quênia, que ocupa três nichos do Salão São Dâmaso, onde acontece a exposição. Todos os presépios são do acervo da Província Franciscana, exceto o conjunto africano, que pertence a Mario Festa, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP).

O curador da exposição, Rafael Herrera, afirma que usa a inspiração para organizar a mostra, que começou a ser preparada em agosto, a partir da seleção dos presépios. Apenas na montagem foi necessária mais de uma semana para finalizar a exposição. No processo, ele separa os conjuntos, os materiais disponíveis para decoração dos nichos e aos poucos a mostra vai nascendo. “Vou seguindo a intuição. Alguns critérios surgem da experiência, como contrastar cores e texturas”, revela. Segundo ele, a grande diferença está no objetivo, que é distinto de uma decoração natalina comercial. “Aqui valorizamos o Advento. Toda esta decoração busca direcionar o visitante para aquilo que realmente interessa, que é o nascimento de Jesus”, afirma o artista plástico.

Para Rafael, que é voluntário do Santuário São Francisco, a montagem da exposição é feita com reverência diante do mistério da encarnação. “Estas figuras são a representação de Cristo, da Sagrada Família. São um elo de ligação entre o divino e o humano. Por isso, temos que ter respeito ao dispor as peças e fazer disso um ritual”, conta.

Entre os dias 2 de dezembro e 6 de janeiro são esperados mais de 5 mil visitantes. Eleonora Snyder, que nasceu nos Estados Unidos mas vive há muitos anos no Brasil, faz da visita à Exposição Franciscana de Presépios uma tradição. Neste ano, os conjuntos que mais a emocionaram foram o de Caruaru e o do Quênia. No presépio pernambucano, ela destacou a posição dos personagens, “Todos juntinhos”, comentou. Já no presépio africano, ela ficou tocada com toda a cena: “Vemos o espírito do povo africano, o respeito aos animais, com crianças por todos os lados, mães rodeadas de crianças”, relata Eleonora.

O curador da 29ª Exposição Franciscana de Presépios afirma que o conjunto africano tem várias particularidades. Uma delas é a ausência dos pastores tradicionais. Na cena, são as mulheres que levam ofertas ao Menino Jesus. Elas também predominam na cena, o que simboliza a força das mulheres na sociedade africana. Rafael também destaca os contadores de histórias, retratando a força da tradição, passada de geração a geração.

Rafael Herrera já pensa em 2019, quando a Exposição Franciscana de Presépios chega ao seu 30º ano. Ele quer fazer uma mostra especial, homenageando as edições anteriores e os artistas, “isso se eu continuar responsável pela montagem”, brinca.

Serviço:

29ª Exposição Franciscana da Presépios

De 2 de dezembro a 6 de janeiro

Terça a sábado: das 9h às 17h
Domingo: 9h às 13h30
Segundas e feriados: fechado
Entrada gratuita

Largo São Francisco, 133, Centro, São Paulo (SP)
www.santuariosaofrancisco.com.br
(11) 3291-2400