Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

24ª Exposição de Presépios no Valongo vai até dia 28

23/12/2017

Notícias

presepio_131217
Santos (SP) – Quem entra pelo corredor lateral do Santuário Santo Antônio do Valongo, em Santos (SP), é recebido por uma representação de São Francisco de Assis em tamanho original, feita em MDF. Ao lado dele, dezenas de pássaros. Mais adiante, aparecem os reis magos que conduzem à manjedoura, onde está o Menino Jesus, Maria, José e o anjo.

Assim os visitantes da 24ª Exposição Franciscana de Presépios são recebidos. “É São Francisco que nos conduz ao presépio”, afirma Frei João Pereira Lopes, reitor do Santuário e curador da exposição. A ideia de colocar as 16 peças de MDF na entrada foi dele e idealizada pelo artista Anderson Camargo, da cidade de Santos.

presepio_131217-30Na sala de exposições, estão os 35 presépios, de 27 expositores. Este é o primeiro ano que o Santuário conta com o acervo próprio e de artistas convidados. A 1ª Exposição no Santuário Santo Antônio do Valongo aconteceu em 1993, com a curadoria de Frei Pedro Pinheiro. Desde então, a tradição ganhou força e visibilidade. No ano passado, cerca de 15 mil pessoas visitaram a mostra.

Entre os presépios, estão peças vindas da Bolívia, Panamá, República Theca, Portugal e Angola. Além das esculturas tradicionais, destaca-se o presépio feito todo em chocolate, o presépio com a maquete do Aquário de Santos e o da escola de samba X9. Os materiais também são variados: resina, argila, tecido, arame, espuma, vidro e origami.

A 24ª Exposição Franciscana de Presépios vai até o dia 28 de janeiro e funciona de terça a domingo, das 10h às 18h30, com entrada franca. Ao final, será sorteado um presépio para os visitantes.

O Santuário Santo Antônio do Valongo fica no Largo Marquês de Monte Alegre, 133, Santos (SP).


Comunicação da Província da Imaculada Conceição