Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Exposição de Presépios no Convento da Penha

11/12/2018

Notícias

Com quatro presépios pequenos e um grande, o Convento da Penha apresenta a Exposição “Presépios do Convento”. A exposição é composta por um presépio grande, com peças e imagens do próprio acervo, além de um belíssimo cenário, montado por voluntários e amigos do Convento. Foram muitos dias de trabalho, doação e montagem para o resultado. Eles também confeccionaram os outros quatro presépios pequenos que contam a história do Frei Pedro Palácios, o franciscano fundador do Convento da Penha. A lembrança dos 460 anos da chegada do Frei espanhol, na então Capitania do Espírito Santo, está ilustrada nos belíssimos presépios.

Estes quatro presépios que contam a história de Frei Pedro Palácios, fundador do Convento da Penha, estão na ordem cronológica dos países pelos quais ele passou até chegar à Montanha Sagrada. O primeiro presépio, o italiano, representa os franciscanos (Frei Pedro era leigo franciscano) e a própria criação do Presépio para simbolizar o nascimento de Jesus. A segunda parada do visitante é no presépio espanhol, país onde nasceu Frei Pedro Palácios por volta de 1500.

Depois, ele mudou-se para Portugal e, já na vocação religiosa, passou a cuidar de doentes em um hospital de Lisboa. Este é, então, o terceiro presépio. Por fim, Frei Pedro viajou para o Brasil, fazendo o seu trabalho de evangelização em terras tupiniquins, especificamente na Capitania do Espírito Santo, nos deixando esse legado: o Convento da Penha. Ao percorrer esta linha do tempo, o visitante poderá conhecer um pouco mais sobre o fundador do Convento por meio dos quadros informativos e principalmente dos presépios.

SERVIÇO
EXPOSIÇÃO PRESÉPIOS DO CONVENTO
LOCAL: Sala de Exposições do Convento da Penha (ao lado da Sala dos Milagres)
QUANDO: diariamente, de 8h às 12h e de 12h30 às 16h30.
ENTRADA: gratuita

Assessoria de Imprensa do Convento