Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Noviciado: “O grande exercício de Irmãos Menores”

15/01/2018

Notícias

 

veste_150118_2

Moacir Beggo

Rodeio (SC) – “Não existe fraternidade ideal. A fraternidade ideal é aquela que eu vou construir. Não é a de Vila Velha, a de Guaratinguetá, Kibala ou a Sede Provincial. A fraternidade ideal é a Fraternidade de Rodeio. Esta é a Fraternidade. É aqui que a gente começa a fazer o grande exercício de Irmãos Menores”. Tendo como base a leitura do Testamento de São Francisco de Assis, o Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel fez mais do que uma reflexão, na manhã desta segunda-feira (15/01), aos treze jovens que fizeram o tão sonhado pedido de admissão à Ordem dos Frades Menores: Frei Fidêncio traçou as linhas gerais básicas para viver um “ano de penitência” no Noviciado de Rodeio.

veste_150118_1Após um período de discernimento nas etapas do Aspirantado e do Postulantado, treze jovens brasileiros foram aceitos, com a graça de Deus, pelo Ministro Provincial, representando a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Este rito foi feito durante a Oração das Laudes, às 7h15, no Noviciado São José de Rodeio (SC). Antes, às 6h30, Frei Samuel Ferreira de Lima presidiu a Celebração Eucarística. A celebração do rito de Admissão foi simples, de acordo com a programação litúrgica da casa, porém calorosa e repleta de símbolos de uma Ordem religiosa com mais de 800 anos.

Junto com o pedido, o momento mais esperado pelo noviço é o de vestir o hábito de São Francisco de Assis, as vestes da provação como chama o santo. “Veste significa apenas um pano marrom qualquer. Aqui, para Francisco, o hábito tem um significado maior, como lembra Tomás Celano: um pano em forma de cruz. Nosso hábito lembra que mais do que revestir-se com um pano; nos revestimos com a forma da cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo e essa Cruz de Jesus Cristo ele encontrou na vida do Santo Evangelho. Não importa se esse pano é remendado por fora e por dentro. Os remendos nada significam. Importa que esse pano, essa veste, tem o vigor de Deus, a força de Deus, a graça de Deus. Cada vez que nos revestimos com esse pano, lembramos que estamos nos revestindo com a graça, o vigor e a cruz de Cristo”, ensinou.

Segundo o Ministro Provincial, no Testamento de São Francisco, feito quando já está enfermo no final de sua vida, ele reúne a Fraternidade para retomar aquilo que foi sagrado, aquilo que foi fundamental nas origens. “Vocês estão, hoje, iniciando o Noviciado como Frades Menores. E é bom ouvir aquilo que o Seráfico Pai Francisco prioriza como pontos essenciais, aquilo que sempre deve estar na origem de nossa vocação, não importa a etapa formativa que nós estamos vivendo. Pode ser noviciado, pode ser dentro da profissão temporária, pode ser ao longo dos anos da nossa vida religiosa, nunca podemos perder, como lembra Santa Clara, o ponto de partida. E Francisco aqui coloca nesse ponto de partida, em primeiro lugar, o exercício do caminho penitencial”, explicou Frei Fidêncio, reforçando com a citação: “Foi assim que o Senhor me concedeu a mim, Frei Francisco, iniciar uma vida de penitência”.

Toda a nossa vocação franciscana, toda nossa vida religiosa – enfatizou o celebrante – é um caminhar na penitência, é um caminhar como penitentes. E caminhar na penitência significa caminhar numa transfiguração total, que significa deixar aquilo que aparentemente pode parecer doce aos nossos olhos, para abraçar ‘o Amado’, mas talvez o amado da humanidade é o doce do olhar de Deus. Por isso, ele cita os leprosos. ‘Custava-me olhar para os leprosos, mas o Senhor mesmo me conduziu entre eles e eu tive misericórdia com eles’. A vida penitencial passa por esta experiência: da transformação, da transfiguração do nosso próprio ser, através da nossa vocação e através da nossa missão.

Depois, Frei Fidêncio falou da importância da vida de oração para Francisco. “‘O Senhor me deu tanta fé nas igrejas’. E fé nas Igrejas significa ter fé na Igreja Una, Santa e Católica. Fé nesta Igreja na qual nós devemos buscar sempre os elementos essenciais para crescermos na nossa vida orante. Fé naquilo que a Igreja professa na sua essência”, acrescentou.

A fraternidade mereceu um grande destaque do Ministro Provincial. “Essa é uma experiência de fé que nós fazemos: ‘o Senhor me deu irmãos’. Nenhum fez a opção de viver uns com os outros. Mas Deus nos colocou, gratuitamente, no único caminho, no único projeto de vida, com histórias diferentes, famílias diferentes. Daqui a uns dias vão chegar os irmãos angolanos. História, vidas e culturas diferentes, mas nós vamos nos identificar num único projeto de Deus e esse projeto de Deus é vivido em todas as partes, mas como irmãos, como fraternidade”.

“A nossa vida fraterna, a nossa vida penitencial é essa conversão ao Santo Evangelho, por isso, Francisco coloca esse versículo: ‘A vida e a Regra dos Frades Menores é essa: Viver o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo'”, recordou.

Nesses pontos essenciais, Frei Fidêncio destacou na vida franciscana a vida em pobreza. “Francisco lembra como gesto, sinal de pobreza, o trabalho. Para Francisco, o trabalho é uma dádiva. O trabalho nunca deve ser visto como obrigação, mas a expressão mais bonita da pobreza”, sublinhou.

“Nós lembramos aqui valores, não somente para vocês, que estão ingressando neste ano de Noviciado, mas para todos nós, Frades Menores, no nosso dia a dia. Quando fiz a pergunta a vocês: ‘Irmãos caríssimos, o que desejais de nós?’, vocês responderam da seguinte forma: ‘Respondendo ao impulso do Espírito Santo, desejamos condividir a vida na Família Franciscana’. Aqui entra o elemento da Fraternidade. Condividir a vida, a família. E a família começa numa fraternidade concreta. A Província é muito grande. A Província tem muitas fraternidades. Qual é a fraternidade ideal? Não existe fraternidade ideal. A fraternidade ideal é aquela que eu vou construir. Não é a de Vila Velha, não é a de Guaratinguetá, não é a de Kibala, não é a Sede Provincial. A Fraternidade ideal é a fraternidade de Rodeio. Esta é a fraternidade. É aqui que a gente começa a fazer o grande exercício de Irmãos Menores. Desejando viver a vida como frade menor numa fraternidade real e concreta. Não são os irmãos mais santos, não são os irmãos mais perfeitos, mas os ‘irmãos que o Senhor nos deu’ para estenderem as mãos e ajudá-los neste discernimento de aprofundar esses valores franciscanos”, disse Frei Fidêncio, lembrando que toda a Fraternidade Provincial é responsável para ajudar a trilhar pelo caminho da penitência e viver segundo a forma do Santo Evangelho.

“Desejo um bom e um abençoado ano de Noviciado. Que as palavras de São Francisco, no início do Testamento, possam motivá-los neste grande exercício!”, desejou.

COM O HÁBITO FRANCISCANO

veste_150118_4

 veste_150118_5

O RITO DE ADMISSÃO

Segundo os documentos da Ordem, esses jovens farão um “período de formação mais intensa” em Rodeio, tendo como objetivo “fazer com que os noviços conheçam e experimentem a forma de vida de São Francisco, impregnem mais profundamente a mente e o coração de seu espírito e, avaliando melhor o chamado do Senhor, comprovem seus propósitos e sua idoneidade” (Constituições Gerais da Ordem, art. 152).

Após a leitura do Testamento de São Francisco, o Mestre do Postulantado, Frei Jeâ Paulo Andrade, que acompanhou esta turma durante o ano de 2017, em Guaratinguetá-SP, chamou diante do Provincial cada um dos noviços que, em seguida, foram acolhidos na Fraternidade Provincial.

O rito da Vestição seguiu-se com a bênção e entrega dos hábitos. Desta forma, Frei Daniel Maciel, Frei Éverton Junior Goschel Broilo, Frei Francisco Teixeira Junior, Frei Franklin Matheus da Costa, Frei Gabriel Nogueira Alves, Guilherme Plotegher Neto, Frei Josielio da Silva Oliveira, Frei Lucas Moreira Almeida, Frei Marcelo Tadeu da Silva Cardoso, Frei Roberto Rocha da Silva, Frei Sérgio Hide Honna, Frei Thierry Melo de Paula, Frei Yves da Costa Bernardes Leite receberam o hábito franciscano das mãos do Ministro Provincial.

Os postulantes angolanos serão admitidos no dia 23 de janeiro em São Paulo, às 7h30, na sede Provincial na Vila Clementino: São eles: Abel Ndala Sahuma Nganji, Clementino Samuel Miguel, David Vicente da Conceição Gaeita, Lucas Eduardo Maurício, Luis António Gungo, Silvano Kessongo Pinto Leitura, Valódia João Manuel Baptista Domingos. Com esta turma permanecerá, por alguns meses, o noviço Frei Domingos Macuva Paulo (FIMDA) por estar fazendo tratamento de saúde.

No final, os noviços assinaram o livro de atas de Admissão ao Noviciado da Ordem dos Frades Menores.

veste_150118_8

HISTÓRIA: O NOVICIADO DE RODEIO

A Ordem dos Frades Menores estabeleceu oficialmente sua primeira residência em Rodeio no dia 26 de fevereiro de 1895, quando aqui chegaram quatro frades, liderados por Frei Lucínio Korte. Poucos anos depois, “por ato do Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Aloísio Lauer, a 15 de junho de 1900, a residência franciscana de Rodeio passou a Convento e Noviciado.

A caminhada do Noviciado, em Rodeio, teve seu início em 3 de outubro de 1901, com a chegada do Pe. Mestre dos Noviços, Frei Modesto Bloeink e seus primeiros seis noviços: Frei Anselmo Boeckenholt, Frei Bonifácio Martinov, Frei Celestino Moldzianowski, Frei Elias Steinruecken, Frei Gabriel Zimmer e Frei Timóteo Arens”.

Na Província restaurada, o noviciado foi instituído antes, tendo funcionado, desde maio de 1897, no Convento de Blumenau. Mas desde 1901 permaneceu, quase ininterruptamente em Rodeio. “Quase ininterruptamente” porque, por ordem capitular, por dois anos, em 1911-12, o noviciado passou para o Convento de Curitiba. (…) O Noviciado voltou a Rodeio já em inícios de 1913.