Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Sete noviços serão acolhidos no dia 5 de janeiro

26/12/2020

Notícias

A turma do Noviciado de 2021 da Província da Imaculada Conceição do Brasil será formada por sete postulantes, que serão acolhidos na terça-feira, dia 5 de janeiro, pelo Ministro Provincial Frei César Külkamp durante a Celebração Eucarística, às 6h30, no Noviciado São José, em Rodeio (SC). São eles: Caio Santos da Silva, Felipe Luiz Mendonça, Raphael de Faria Costa, Ruan Ramiro Martins, Samuel Corrêa Ribeiro, Sandro Francisco Bedim da Silva e Thiago de Carvalho Pereira.

Um dos momentos mais simbólicos e emocionantes da admissão dos noviços é a veste do hábito franciscano, que o candidato recebe das mãos do Ministro Provincial e do mestre Frei Rodrigo da Silva Santos. Ali mesmo, durante a celebração, ele se veste e passa a ser chamado de Frei. Durante o ano de Noviciado, este hábito é provisório, já que o definitivo o noviço receberá quando fizer a Primeira Profissão, no término deste ano de provação.

Durante o ano, os noviços intensificam a vida em comum, entre eles e com a Fraternidade Formadora da casa, e participam também de algumas atividades na própria comunidade eclesial e de celebrações das outras casas franciscanas da região.

CONHEÇA OS NOVIÇOS EM 2021


“A Vida Franciscana precisa colocar-se no mundo”

Sete Postulantes concluem o ano aqui em Guaratinguetá. Pouco mais da metade dos que foram admitidos em janeiro. A questão vocacional do jovem de hoje e o nosso modo de acompanhá-los requer uma atenção muito maior. A configuração das famílias mudou, o mundo acelerou-se em tantos sentidos. Multiplicou-se em oportunidades, em apelos e propostas. O mundo virtual é uma faca de dois gumes, e ele seduz além da conta. A Vida Franciscana precisa colocar-se no mundo, valorizar o que ele traz de novo e bom, mas ela é também, por natureza e a partir do Evangelho, um contraponto aos desvalores vividos e propagados nas sociedades. Até que ponto ela consegue encarnar essa postura e até que ponto os jovens são capazes de assumir uma via diversa, que vai, em grande parte, na contramão do fluxo de certas correntes ideológicas atuais são questões que nos deveriam ocupar mais ainda.

A prioridade vocacional eleita já em mais de um Capítulo Provincial falta encontrar mais efetividade na nossa vida e das nossas fraternidades. Já há tempos entramos no ritmo de encolhimento numérico experimentado em quase todo o mundo. E, às vezes, parece que assistimos “meio de camarote” a esse processo. Por que a vida na Província não atrai mais tanto? Temos alguma contribuição no fato de que o “vinde e vede”, em muitos casos, desanime mais do que encante?

O Postulantado (de postulare, latim) é um grande pedido. A Deus, para o caminho a seguir. À fraternidade provincial, para a acolhida. E a si mesmo, para ver as condições humanas e espirituais para empreender o caminho. É uma etapa, embora toda a vida do frade menor seja um contínuo postular. Neste ano, os postulantes experimentaram um programa de vida afetado pela pandemia. Não puderam participar dos círculos bíblicos e de outras iniciativas evangelizadoras e tiveram pouco contato com os romeiros, mas, por outro lado, puderam estar mais juntos todos os dias e crescer como turma na questão da convivência e do conhecimento mútuo. E não houve grandes alterações na nossa rotina. Não podemos reclamar. Vivemos numa casa ampla, com espaços para trabalho e lazer que não nos deixaram “entocados”, como grande parte dos brasileiros desfavorecidos, que, de fato, sofreram com o distanciamento social. E mesmo assim, acabamos fazendo vários passeios. Neste ano também os postulantes tiveram formações semanais com a psicóloga Raquel, na linha do autoconhecimento, e também acompanhamento individualizado por algumas semanas. O professor Marcelo ajudou na área da iniciação musical.

Os sete jovens que seguem para o Noviciado mostram-se animados e contentes. O clima de convívio no segundo semestre arejou-se bem. A presença dos frades em Ano Missionário, Frei João Zechinatto e Frei Lucas Moura, fez diferença. Além de trabalhos diversos da casa, eles contribuíram significativamente na formação.

Que o Senhor confirme nossos futuros noviços no caminho franciscano. Dê-lhes perseverança e entusiasmo! Obrigado a todos eles e aos confrades que doam sua vida nesta casa de Formação! Paz e bem!


Frei Walter de Carvalho Júnior