Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Noviços participam do Dia Mundial dos Pobres em Rio do Sul

16/11/2022

Notícias

No último domingo, dia 13 de novembro, o grupo dos noviços de Rodeio foi a Rio do Sul (SC) para conhecer o projeto Casa de Assis, que acolhe moradores em situação de rua da mesma cidade. O dia começou com um belo café da manhã preparados pelos próprios moradores que ali vivem enquanto não conseguem um trabalho ou uma residência digna. Em seguida, todos se encaminharam ao salão da Paróquia Divino Espírito Santo em frente à instituição e lá foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pela associação Casa de Assis, bem como sua história e o auxílio das coordenadoras do projeto. Foi um momento de partilha em que os assistidos puderam falar um pouco de suas histórias de vida e de como a pastoral do Povo de Rua os ajudou e ajuda, através de ações concretas, transformar a situação de exclusão em projeto de vida.

Na parte da tarde, que ficou  sob responsabilidade dos noviços, foi passado um pequeno curta de animação contando a vida e a conversão de São Francisco e. A partir de uma conversa, refletiu-se as diversas formas de fome que todos os dias são confrontados, como a fome material, fome espiritual, fome de cidadania, fome de ser vistos entre tantas e, em seguida, todos foram convidados a tirarem os seus sapatos, pois como foi dito no momento de espiritualidade: “Nossa boca fala a partir de onde nossos pés pisam e que aquele lugar era terra santa”. Lembrou-se também que esse trabalho foi desenvolvido por São Francisco de Assis, um construtor da Igreja de Cristo, amando o “Amor não amado”, num gesto que simbolizava, ao mesmo tempo, reconhecimento de nossa pequenez perante as mazelas do mundo, que muitas vezes é indiferente aos pobres.

Numa atitude franciscana de serviço, os noviços lavaram os pés de todos os presentes e, após esse momento com todos da Casa de Assis, bem como as irmãs Catequistas Franciscanas,  foi dada a bênção de São Francisco. O Noviciado foi presenteado com uma placa de jardim que dizia: “Plante Amor para colher felicidade” e, após o café da tarde, os noviços retornaram a Rodeio com a certeza que servir aos irmãos que mais necessitam é uma das formas que os ajudam a se tornarem a cada dia frades menores melhores.

A Casa de Assis funciona na rua Jorge Schultz, 299, no bairro Canoas na cidade de Rio do Sul e tem como responsável a pela coordenação da equipe a assistente social Patrícia de Souza e sua auxiliar Lucimara Koch, a psicóloga Marilene Fuchter, os educadores Herbert Lopes, Roseli Batista e Thiago Cunha, a técnica administrativa Roseli Mayer e os seguranças Daniel Santos e Reginaldo Cesário. Somente no mês de setembro o projeto atendeu diariamente mais de 20 pessoas, sendo que 16 foram inseridas no mercado de trabalho, 12 superaram a condição de rua, 5 conseguiram acesso ao BPC e 42 foram internadas para desintoxicação.


Frei Samuel Cavalcanti do Amara, Noviço