Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Noviços encerram retiro de preparação para a Primeira Profissão religiosa

26/11/2012

Notícias

Entre os dias 19 e 23 de novembro, nós, frades noviços, obtivemos a graça de realizar o Retiro em preparação à nossa Primeira Profissão, sob a orientação de Frei Raimundo J. De Oliveira Castro, no Eremitério Beato Frei Egídio, em Rodeio. Foi-nos uma experiência ímpar, particular e comunitária, na busca pelo amadurecimento e do firme propósito em abraçarmos livremente o Evangelho na forma de vida dos Frades Menores.

Inicialmente, fomos acolhidos pelo belo e suave cantar dos pássaros que pairavam sob as dependências do Eremitério, parecendo já estarem em plena comunhão conosco. Ao dirigirmos às humildes celas ocorreu que um ardente “desejo honesto” de mergulharmos no mistério da “Senhora Pobreza” foi tomando conta de nossos corações. Assim também aconteceu quando abrimos as janelas venezianas e vimos “no dançar das árvores”, o real sentido do “Casto amor ao Deus Criador”. Ademais, foi perceptível a “Perfeita Obediência” destas ao serem tocadas pelo gélido sopro dos ventos. Diante daquela obediente, humilde e pura natureza havia como compreender a dinâmica e a importância dos Votos Religiosos aos escolhidos às obras do Senhor!

Durante o retiro, Frei Raimundo partilhou suas experiências e sabedorias afirmando sempre que “a vocação do frade menor é movida por fortes desejos honestos que o impulsiona à profissão dos votos e a viver conforme o Evangelho, a Regra e as Constituições Gerais da Ordem dos Frades Menores”. Além disso, ressaltou a importância da permanente busca de Deus, suplicando-O uma Fé Reta: para que não caiamos num ativismo e nem percamos o foco de nossa vida e missão; uma Esperança Firme: que nos previna de vacilarmos diante das propostas fantasiosas e enganadoras do mundo; E uma Caridade Perfeita: à qual leva-nos ao pleno cuidado com o outro na medida do amor de Cristo.

Oxalá que estejamos sempre bem dispostos a testemunhar os valores do Reino diante de uma sociedade individualista, movida pelo prazer e poder econômico. Que pela intercessão de São Francisco sejamos fiéis a nossa vocação de Frades Menores!