Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Noite histórica com o lançamento de “Preparando a Mesa da Palavra”, de Frei Ludovico

19/11/2023

Notícias

O Instituto Teológico Franciscano viveu uma noite solene no dia 16 de novembro, numa bonita mistura de homenagem, memória, cultura e reflexão. Professores, estudantes, amigos, religiosos e religiosas e membros da sociedade civil se reuniram no salão nobre do Instituto Teológico Franciscano para o lançamento do livro de Frei Ludovico Garmus, “Preparando a Mesa da Palavra: Um comentário das leituras da liturgia dominical e festiva”.

O evento híbrido, presencial e on-line, foi transmitido ao vivo pelos canais da Editora Vozes e pelo YouTube do ITF. Depois das palavras de boas-vindas do Diretor do ITF, Frei Sandro Roberto da Costa, o Coral dos Canarinhos de Petrópolis abriu a noite de gala, com um concerto magistral, regido pelo maestro Marco Aurélio Lischt, mesclando músicas sacras e populares. Um vídeo com depoimentos de colegas biblistas de Frei Ludovico, deu a medida da importância da vida e obra do autor. Francisco Orofino, Frei Carlos Mesters, Frei Isidoro Mazzorolo, verdadeiros ícones dos estudos bíblicos no Brasil, salientaram alguns pontos da trajetória de frei Ludovico, e sua valiosa contribuição para a difusão da cultura bíblica no Brasil, através do magistério, das publicações, das Revistas, dos artigos, da tradução da Bíblia Vozes, das Gincanas Bíblicas da Folhinha do Sagrado, entre outros.

O professor Isidoro destacou que “essa obra do Frei Ludovico nos enriquece muito, [pois] faz a exegese sem ser polêmico e apologista, faz uma exegese clara partindo do texto, que é o princípio exegético… É sempre um olhar no texto e outro na realidade”. Outro colega de “labutas bíblicas e hermenêuticas” de Frei Ludovico, o professor de Exegese do ITF, Carlos Frederico Schlaepfer, fez uma verdadeira memória da trajetória de vida do homenageado, suas origens familiares, seu percurso na vida franciscana, sua formação acadêmica. O professor também não deixou de ressaltar a contribuição do colega para os estudos bíblicos sob a perspectiva da pastoral, não limitando-se aos meios eruditos e acadêmicos. Frei Ludovico, afirmou o professor Carlos, faz sua exegese também a partir da realidade do povo.

Frei Volney Berkenbrock, Diretor Presidente da Editora Vozes, também deu um depoimento sobre a atuação do autor e a importância da publicação de um livro, impresso ou em outros formatos, para permitir a difusão de ideias, a troca de saberes, tornando-se um verdadeiro “pontífice”, um construtor de pontes, entre o autor e o leitor.

Encerrando os depoimentos, tomou a palavra Frei Marcos Antônio de Andrade, professor de Liturgia do ITF. A apresentação do livro foi escrita por Frei Marcos, a pedido de Frei Ludovico. Esse gesto mostra a importância da conexão que existe entre a mesa da Palavra e a mesa do pão. Frei Marcos discorreu com maestria sobre a relação entre a Palavra e a liturgia. Como bem destacou, o livro tem o importante papel de sanar uma lacuna na preparação das homilias, ao oferecer um subsídio muito bem elaborado sobre as leituras da missa, dentro de seu contexto litúrgico.

Encerrando os depoimentos da noite, o Diretor do ITF passou a palavra ao autor, pedindo a ele que discorresse sobre o processo de elaboração do livro, e sobre a sensação de concluir uma obra tão importante e útil para os cristãos, para a pastoral.

(toque nas imagens acima para ampliá-las)

Em um tom bem-humorado, Frei Ludovico afirmou que ficou surpreso com a homenagem. Segundo ele, ficou feliz de saber que a obra pode ser útil na preparação das homilias dominicais, por sacerdotes, ministros da palavra, e para quem quiser usá-la para preparar-se a si mesmo para a liturgia dominical. Como afirmou, quem prepara uma homilia, tem que primeiro perguntar-se o que a Palavra diz para ele mesmo. Esse é o ponto de partida de uma boa partilha da Palavra. Mas também é importante conhecer o povo, sua realidade, ter uma familiaridade com as pessoas às quais você se dirige. E finalizou: “Então não percam tempo, apropriem-se do livro e o usem”.

(toque nas imagens acima para ampliá-las)

O Diretor do Instituto, finalizando a sessão, agradecendo a parceria com os Canarinhos e a Editora Vozes, ofereceu a Frei Ludovico uma caneta nova de presente, para autografar os livros. Seguiu-se a sessão de autógrafos, com um coquetel, regado a um bom vinho.