Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Ludovico será homenageado hoje pelos 80 anos de vida

21/08/2019

Notícias

Frei Ludovico Garmus completará 80 anos de vida no próximo dia 24 de agosto. Para homenageá-lo, o Instituto Teológico Franciscano (ITF) de Petrópolis promoverá, nesta quarta-feira, 21 de agosto, uma Noite Cultural, às 19h30.

Natural de Xaxim, em Santa Catarina, Frei Ludovico já dedicou 46 anos de sua vida ao magistério, como professor de Exegese e Hebraico no centenário Instituto Teológico Franciscano da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Nesse tempo, Frei Ludovico foi mestre de mais da metade dos seus confrades na Província.

Como disse, sem esconder sua alegria, alguns até se tornaram bispos e provinciais. (veja mais na entrevista dada em 2008) Mas também não deixou de revelar preocupação com o declínio das vocações religiosas na Igreja e na Ordem. O maior desafio de sua vida, contudo, foi a coordenação e tradução da Bíblia da Vozes. Foram anos e anos de dedicação neste projeto editorial. Para ele, a Bíblia não é somente o produto de seu trabalho: “Temos de ser os primeiros destinatários da Palavra de Deus”, observa.

A história bíblica, contudo, não é exclusividade na lista de trabalhos e interesses deste professor. Hoje, através de uma visão ecológica bíblica, Frei Ludovico descobriu que pode ser uma voz em defesa do nosso ameaçado Planeta Terra.