Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

No dia da Imaculada, Missa de Ação de Graças pelos Jubileus da Província

08/12/2011

Notícias

São Francisco de Assis colocou a Ordem Franciscana sob a proteção da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, celebrada neste dia 8 de dezembro. A Província Franciscana da Imaculada sempre festeja a data com o encontro de seus jubilandos. Neste ano, na sede provincial, na Vila Clementino, em São Paulo, celebrou os jubileus de 65 anos de sacerdócio de Frei Olavo Seifert; 60 anos de sacerdócio de Frei Ciríaco Tokarski; 50 anos de sacerdócio de Frei Cláudio Guski, Frei José Luiz Prim, Frei José Zanchet, Frei Léo Severino Schmidt e Frei Orlando L. Bernardi; e 25 anos de sacerdócio de Frei Antônio Rosolem e Frei Bertolino Tholl. Deles, estiveram presentes Frei Olavo, Frei Cláudio e Frei José Luiz. Durante a Missa, Frei Edvaldo Batista Soares fez a renovação dos votos temporários.

Com os jubilandos e confrades de todo o Regional de São Paulo, o Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, presidiu a Missa de Ação de Graças e ressaltou a importância de celebrar este momento. “Com Frei Cláudio, Frei José e Frei Olavo, queremos recordar os demais jubilandos que, por diversas razões, não puderam estar aqui presentes. Queremos, sim, agradecer a Deus por tantos anos decidados à vocação sacerdotal. E a vocação sacerdotal tem muito a ver com a Virgem Maria. Nosso São Pai Francico dizia que Deus desceu do trono real e precisou do seio da Virgem Maria para vir ao mundo. Hoje, Deus precisa das mãos dos sacerdotes, essas mãos frágeis, para se reencarnar todos os dias sobre o saltar. A mão do sacerdote se assemelha ao útero da Virgem Mãe”, disse Frei Fidêncio.

Ao se dirigir aos jubilandos, lembrou da visita que fizeram à igreja Santo Antônio do Pari e da frase de Frei Olavo: “Aqui, há 65 anos, celebrei a minha primeira missa”. Segundo o Ministro Provincial, Frei Olavo prestou muitos serviços à Província nesse tempo, inclusive na própria sede provincial cuidando dos arquivos. “Hoje, faz o atendimento espiritual no Convento Santo Antônio do Rio de Janeiro e um belo trabalho presbiteral”, acrescentou.

Frei Cláudio Guski, em 50 anos de vida sacerdotal, trabalhou na formação e em várias frentes da Província. “Hoje está como atendente conventual num dos mais belos santuários marianos: Nossa Senhora da Penha, no Espírito Santo, onde milhares de peregrinos chegam para venerar e cantar louvores a Nossa Senhora”, explicou Frei Fidêncio.

Frei José Luiz Prim foi destacado pelo Provincial por seus anos dedicados à formação e pelo belo trabalho à frente do Coral dos Canarinhos de Petrópolis. “Músico, compositor, hoje, inclusive, estamos cantando a Missa da Imaculada que ele compôs”, lembrou. Frei José reside atualmente na Fraternidade de Blumenau, onde os frades atendem o santuário mariano de Nossa Senhora Aparecida.

Frei Fidêncio falou ainda da importância da solenidade para a Ordem Franciscana e recitou a belíssima oração de São Francisco de Assis saudando a Mãe Deus:  “Ave Senhora Santa, Rainha Santíssima, Mãe de Deus, ó Maria, que sois Virgem feita igreja, eleita pelo santíssimo Pai celestial, que vos consagrou por seu santíssimo e dileto Filho e o Espírito Santo Paráclito! Em vós residiu e reside toda a plenitude da graça e todo o bem!”.

Antes do ofertório, Frei Edvaldo renovou os votos temporários e os frades jubilandos fizeram a sua consagração a Deus, à Igreja e a Ordem. Em seguida, foram cumprimentados pelos frades presentes na celebração.