Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província abre o Ano Vocacional na festa de sua Padroeira e dos Jubileus dos seus frades idosos

08/12/2022

Notícias

Bragança Paulista (SP) – Na solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a Padroeira da Província e da Ordem dos Frades Menores, a festa ficou ainda maior com a celebração dos Jubileus de vida religiosa e sacerdotal dos frades mais idosos e enfermos da Província, a abertura do Ano Vocacional e a Renovação dos Votos de Frei Gabriel Nogueira por mais um ano. Os frades se encontraram para a Celebração Eucarística, às 10 horas, na capela da Fraternidade Acolhedora São Francisco de Assis, em Bragança Paulista (SP), marcando também o encerramento festivo das atividades do Regional São Paulo da Província da Imaculada Conceição.

Frei Carlos José Körber, o guardião da Fraternidade, acolheu a todos e falou da alegria de reuni-los na celebração encerrando as atividades deste Regional. O Vigário Provincial, Frei Gustavo Wayand Medella, presidiu a Eucaristia, representando o Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, que acompanha o Ministro Geral, Frei Massimo Fusarelli, na Missão de Angola. Ele teve como concelebrantes Frei Carlos e o diácono Frei Gabriel Dellandrea. Entre os presentes, o diretor do escritório de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) da Ordem dos Frades Menores, Frei Daniel Blanco, o Definidor e moderador da Formação Permanente, Frei Fidêncio Vanboemmel, e o coordenador do Regional, Frei Vitorio Mazzuco Filho.

No centro da capela, estavam os jubilandos de vida religiosa: Frei Floriano Surian, 73 anos; Frei Odorico Decker, 71 anos; Frei Gamaliel Devigili, 70 anos; Frei Raul Budal da Silva, 70 anos; Frei Dalvino Munaretto, 65 anos; Frei Valdemar Matias Schweitzer, 65 anos; Frei Francisco Tomazzi, 60 anos; Frei José Lino Zimmermann, 60 anos; e Frei Paulo Back, 60 anos. Não estava presente, mas celebra 50 anos, Dom Frei João Bosco Barbosa de Souza. De vida sacerdotal, celebraram: Frei Gamaliel Devigili, 65 anos; Frei Raul Budal da Silva, 65 anos; Frei Dalvino Munaretto, 60 anos; e Frei Valdemar Matias Schweitzer, 60 anos. Depois da homilia, todos eles renovaram seus votos com as velas acesas.

Na sua reflexão, Frei Gustavo lembrou que no ano que vem, celebram-se os 800 anos da Aprovação da Regra da Ordem dos Frades Menores, pelo Papa Honório, cujo texto começa de forma clara e direta: “A Regra e a Vida dos Frades Menores é esta: observar o santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, sem nada de próprio e em castidade”.

(toque nas imagens menores para ampliá-las)

Segundo o celebrante, aí está o núcleo da consagração do frade menor a partir do qual se organiza sua vida e o dia a dia. “Com objetivo de celebrar este grande Jubileu da Ordem no mundo todo, nossa Província está abrindo hoje, dia 8 de dezembro de 2022, o ‘Ano Vocacional Franciscano’, que terá como tema: ‘Com Francisco, chamados a viver o Evangelho'”, explicou o frade.

Segundo ele, trata-se do início de um percurso de louvor e gratidão a Deus por tantas bênçãos derramadas através de São Francisco na vida da Igreja e da Família Franciscana: “Até o ano de 2026 teremos a graça de celebrar os 800 séculos da Aprovação da Regra, do Presépio de Greccio, a impressão dos estigmas, a composição do Cântico das Criaturas e o Trânsito de Nosso Pai São Francisco. São datas importantes que devem nos levar a viver ainda mais apaixonadamente o ideal que nos propusemos a abraçar. ‘Com Francisco, chamados a viver o Evangelho’”, animou.

             (toque nas imagens acima para ampliá-las)

“Desta maneira, em nome de nosso Ministro e de toda a Fraternidade Provincial, entrego hoje a esta Fraternidade São Francisco de Bragança Paulista uma missão essencial para que este Ano Vocacional transcorra bem e produza muitos frutos. Intensifiquem ainda mais a oração pelas vocações para a Ordem Franciscana e para a nossa Província. Mesmo que as pernas às vezes não sejam tão fortes quanto antes, que os ouvidos não possuam mais aquela acuidade apurada, que a memória sofra com alguns esquecimentos, a força da prece de vocês mobiliza sensivelmente o coração de Deus e por isso se torna elemento indispensável para o bom caminhar da Missão de nossa Província. A oração desta Fraternidade funciona mais ou menos como as mãos levantadas de Moisés sobre o monte durante a batalha dos israelitas contra os amalecitas em Rafidim, narrada no Livro do Êxodo. Quando Moisés mantinha as mãos levantas, Israel vencia. Quando a Fraternidade de Bragança reza bem, a Província caminha”, pediu Frei Medella.

Segundo Frei Medella, neste dia festivo de abertura do Ano Vocacional e da solenidade da Imaculada Conceição de Maria, aqui “nos reunimos para louvar e bendizer a Deus o dom da vida e da vocação de nossos Jubilandos e a renovação dos votos do Frei Gabriel Nogueira Alves”. Ao mesmo tempo, em Angola, oito frades angolanos professaram solenemente nas mãos do Ministro Geral, Frei Massimo Fusarelli. “A graça da vocação do Seguimento de Cristo ao modo de Francisco nos possibilita atravessar o Oceano e entrar em comunhão com nossos irmãos em Angola, filhos de uma mesma Província sob a proteção da Imaculada Mãe de Deus. Ela é a ‘dona da festa’ hoje”, disse o celebrante.

Renovação dos votos de Frei Gabriel Nogueira

“É claro que ‘dona festa’ é uma expressão bem-humorada para descrever o lugar importante de Maria na História da Salvação. Isenta da mancha do pecado original por obra da generosidade divina, humanamente ela deu o melhor de si para se colocar a serviço de Deus e por isso é modelo vocacional para toda e qualquer opção de vida voltada ao discipulado de nosso Senhor Jesus Cristo. O ‘sim’ de Maria ao anjo, na verdade, a Deus, tem parte no SIM que cada um de nós vem dizendo dia após dia. Afinal, a ousadia desta jovem menina serve de impulso para que continuemos reafirmando nossa resposta positiva ao convite que diariamente o Senhor nos faz. Com Maria e Francisco, desejamos cada dia responder:  ‘Eis aqui os teus servos, Senhor. É isto que queremos, é isto que procuramos, é isto que desejamos fazer de todo o coração’”, exortou.

uFrei Medella, em nome de nosso Ministro Provincial e de toda a Província, agradeceu a cada um dos jubilandos presentes. “Muitíssimo obrigado, de coração, a esta Fraternidade cuidadora, seus trabalhadores e trabalhadoras, profissionais de diferentes áreas, amigos e benfeitores. A entrega generosa que transparece nas tarefas mais simples, secretas e silenciosas, aqui realizadas, tornam o mundo um lugar melhor e têm o poder de nos aproximar de Deus. Nossa Senhora da Conceição, nosso Pai São Francisco, Santa Clara e Santo Antônio de Santana Galvão sigam intercedendo por nós junto a Deus para que sejamos cada dia mais fiéis à vocação franciscana que abraçamos. Paz e Bem!”, concluiu Frei Medella. O encontro terminou com um almoço festivo.

Da esq. para dir.: Frei Raul, Frei Gabriel, Frei Floriano e Frei Gustavo

Frei Gabriel renovou os votos por mais um ano e segue agora para os estudos da Teologia em Petrópolis. Este rito é próprio do religioso que depois de fazer o noviciado, por alguns anos, renova o compromisso de viver os conselhos evangélicos de sem nada de próprio, castidade e obediência até que faça a profissão perpétua dos votos. Este período é chamado de Tempo de Profissão Temporária.

Frei Medella pediu, então, para que o jovem Frei Gabriel abraçasse Frei Floriano Surian, o frade com 73 anos de vida religiosa. E perguntou a Frei Floriano o que diria para Frei Gabriel. “Que ele continue levando Jesus no seu coração”, disse Frei Floriano.

ORAÇÃO | ANO VOCACIONAL FRANCISCANO

Ó Glorioso Deus Altíssimo, que em vosso Filho e Nosso Senhor Jesus Cristo chamastes nosso Pai Francisco a viver o Evangelho, concedei a nós, frades menores, a graça de sermos perseverantes à vocação à qual fomos chamados por Vós e que livremente desejamos abraçar.  Nossa vida e missão sejam capazes de exprimir a beleza e a profundidade da proposta encarnada por nosso Seráfico Pai e que permanece a cativar homens e mulheres de diferentes culturas, sociedades e religiões. Nosso testemunho seja capaz de fazer brotar no coração da juventude de nosso tempo as sementes da vocação franciscana que Deus continua a lançar nos corações. Que cada irmão cresça na consciência e na responsabilidade de ser um continuador da vida evangélica encarnada por Francisco e um animador vocacional por excelência. Concedei-nos criatividade e ousadia para celebramos com entusiasmo o Jubileu dos 800 anos de nossa Regra, e que Maria Santíssima, Mãe e Rainha da Ordem dos Menores, junto com São Francisco, Santa Clara e Santo Antônio Galvão, sejam intercessores junto a Vós para que possamos viver, celebrar e levar a bom termo este tempo da graça que começamos a viver. Amém.


Comunicação da Província da Imaculada