Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A inspiração do presépio para uma vida jubilar

08/12/2023

Notícias

Confrades do Regional de São Paulo celebram os jubileus
com 
convite para buscar a excelência

Conforme tem se tornado tradição, a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, Padroeira da Província, foi também ocasião de o Regional de São Paulo celebrar com os frades da Fraternidade São Francisco, de Bragança Paulista (SP), os jubileus comemorados no ano de 2023. A celebração, presidida pelo Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, contou com a presença dos irmãos de quase todas as Fraternidades do Regional. Somou-se ao grupo dos jubilandos, Frei Luiz Iakovacz, completando 50 anos de ministério sacerdotal e que está em período de férias.

Na homilia, recordando o jubileu da criação do Presépio, Frei Gustavo explicou brevemente o contexto que motivou São Francisco a propor a recriação da cena do Nascimento do Menino Deus: “Há 800 anos, no vilarejo de Greccio, Francisco de Assis teve uma feliz ideia. E se esta cena que nos é narrada todos anos, do nascimento do Menino Jesus, pudesse ser vista por nós hoje, agora, aqui, bem próximo de nós? Como reagiria o nosso coração? Movido por esta apaixonada curiosidade, o santo mobilizou a população local para providenciar a primeira montagem da cena do nascimento do Filho de Deus: um presépio vivo, com Maria, José, o Menino, os animais, a palha, a estrela, os pastores, tudo que tinha direito! E assim se fez, e no local foi celebrada a missa. Todo mundo participou e voltou para casa ainda mais convicto de que Deus estava de fato muito próximo, de que era uma criança e que poderia nascer em qualquer lugar, inclusive dentro de casa e, ainda mais, dentro de cada pessoa”.

Refletindo sobre a ligação da cena com a celebração jubilar dos confrades, Frei Medella destacou que a celebração dos 800 anos do presépio também pode ser um momento privilegiado para aqueles que abraçaram a vocação franciscana: “Meus estimados confrades jubilandos, celebrar o jubileu de Greccio deve ser para nós ocasião de mergulharmos na ternura de Deus, para de lá sairmos renovados, dando significado novo à nossa vida. Não importa a fase que estejamos vivendo, se somos deste século ou do século passado, se nossos reflexos ainda estão ágeis ou respondem de maneira mais vagarosa, se temos muitas ocupações e responsabilidades ou se agora, dentro de nossos limites e fragilidades, estamos procurando dar o nosso melhor numa rotina bastante previsível. Deus sempre esteve e estará próximo a nós”, recordou.

Para o Vigário Provincial, a cena do presépio inspira cada ser humano a buscar viver com excelência: “O mais importante, meus irmãos, é sempre, em cada momento, ao modo de Francisco, buscarmos a excelência naquilo que somos e que fazemos. Excelência: fazer o nosso melhor, na condição que temos, até que tenhamos condição de fazer melhor ainda. Excelência! Na minoridade, na fraternidade, na gentileza, na tolerância, na oração, na gratidão, na paciência… Maria e José foram tão excelentes e proativos que conseguiram transformar o cocho vazio de uma escura estrebaria, com um pouco de palhas secas, num berço acolhedor onde puderam acomodar o Deus Menino.  E é neste nosso coração, frágil, cheio de contradições e de medos, muitas vezes imaturo, que nós queremos também acomodar o Menino Jesus que está prestes a nascer. Fazendo o nosso melhor, nas condições que temos, até que tenhamos condições de fazer melhor ainda”, exortou.

 

Ligando a temática da excelência com a solenidade do dia, destacou a figura de Maria como modelo: “E na escola da Excelência, Maria foi professora. Na pobreza e na juventude de uma pessoa comum, menina simples de seu tempo, soube dialogar com o desígnio de Deus e não se furtou a assumir a missão que lhe fora proposta. Em nenhum momento foi mesquinha ou egoísta. O individualismo e os sonhos de grandeza também não entraram em sua conta quando ela se dispôs por inteira a abraçar o projeto de Deus apresentado pelo anjo: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a sua vontade”. Com sua atitude de entrega confiante, não deu espaço para que o pecado pudesse tomar a dianteira em sua vida. Por generosidade de Deus, foi liberta da mancha do pecado e viveu nesta liberdade fecunda de quem se sente amado e conduzido desde sempre”, explicou.

Frei Medella aproveitou o momento da homilia ainda para agradecer à Fraternidade cuidadora da Bragança Paulista, dirigindo-se ao guardião, Frei Carlos Körber e estendendo os cumprimentos a toda a Fraternidade, assim como aos profissionais que atuam direta ou indiretamente no cuidado dos irmãos enfermos e doentes. Também recordou o quanto os frades que estão em Bragança Paulista são lembrados e estimados por toda a Província: “Difícil passar um dia sem nos encontramos com alguém que não pergunte sobre os frades daqui. As pessoas querem saber como vocês estão, relembram histórias e fatos marcantes, relatam o quanto querem bem a vocês e o quanto vocês são importantes na vida deles”, partilhou.

Ao final da reflexão, o presidente fez questão de transmitir a saudação expressa do Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira que, no mesmo horário, acolhia o pedido de renovação de votos temporários dos confrades da Fraternidade São Boaventura, em Campo Largo (PR). Além de transmitir a saudação, Frei Medella fez questão de abraçar cada um dos confrades jubilandos logo depois da renovação dos compromissos da vida presbiteral ou da consagração religiosa. Logo após a celebração, todos se confraternizaram num saboroso almoço oferecido no espaço de convivência da Fraternidade

Confira a lista dos jubilandos do Regional de São Paulo que participaram da celebração:

VIDA RELIGIOSA

74 anos – Frei Floriano Surian

72 anos – Frei Odorico Decker

71 anos – Frei Gamaliel Devigili

65 anos – Frei Francisco Tomazi e Frei José Lino Zimmermann

60 anos – Frei Ricardo Backes

50 anos – Frei Celso Chiarelli

MINISTÉRIO PRESBITERAL

50 anos – Frei Guido Moacir Scheidt, Frei José Ariovaldo da Silva e Frei Luiz Iakovacz (este último pertencente a outro regional, mas presente na celebração)

25 anos – Frei Raimundo Justiniano de Oliveira Castro


Comunicação da Província da Imaculada Conceição