Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

No Convento São Francisco, o Advento chega com a 30ª Mostra de Presépios e a Primeira Eucaristia

01/12/2019

Notícias

Moacir Beggo

São Paulo (SP) – O domingo, 1º de dezembro, foi solene no Convento São Francisco, no centro da capital paulista. O guardião e reitor do Santuário, Frei Mário Tagliari, presidiu a Missa da Primeira Eucaristia e abriu a 30ª Exposição Internacional de Presépios, marcando o tempo do Advento que se inicia hoje com o novo Ano Litúrgico. “Estamos virando uma página na nossa história de comunidade, de Igreja”, disse o pároco.

Em sua homilia, Frei Mário se aproximou das 15 crianças e manteve com elas um diálogo. Explicou didaticamente o que era esse tempo de preparação para a vinda de Jesus no Natal. Disse que essa espera tem que ser alegre, porque revela a nossa esperança. “Para essa visita, vestimos roupa nova e, ontem, durante a primeira confissão, preparamos o nosso coração”, acrescentou.

“Esse Advento tem um sentido todo especial para vocês nesta Primeira Eucaristia. Não só externamente, mas com o coração, vocês se prepararam para receber Jesus”, disse.

Segundo Frei Mário, devemos estar vigilantes e atentos para a segunda vinda de Jesus, sendo pessoas fiéis à sua Palavra e à sua ação renovadora. “Comungar não é receber só a hóstia consagrada, mas comungar com a prática de Jesus. Por isso, não é difícil ser feliz. Ser feliz é ser bom”, destacou. Ele terminou a homilia convidando a assembleia para cantar “Amar como Jesus amou”, do Pe. Zezinho.

Sob a coordenação de Frei Leandro Costa, cinco catequistas – Adriana Barreiro, Ana Clara Araújo, Mônica Calamandrei, Lucas Clarindo e Felipe de Abreu Silva – prepararam essas crianças para este momento, despertando nelas um profundo amor a Jesus, para que possam comungar a vida inteira com a mesma emoção e alegria deste dia, como pediu Frei Mário.


30ª MOSTRA FRANCISCANA DE PRESÉPIOS

A Mostra Internacional de Presépios do Convento São Francisco é uma das mais tradicionais da cidade de São Paulo. Tendo como tema “Diálogo de Deus através do presépio”, numa referência aos 800 anos do encontro de São Francisco de Assis com o Sultão Al-Malik Al-Kamil, 31 conjuntos foram apresentados ao público, sendo 13 internacionais. O destaque é um grande e tradicional oratório no centro do salão, com imagens e presépios, que chama a atenção do visitante logo na entrada. Outro presépio que atrai muito os visitantes vem do Chile, porque é feito todo de chifres de boi.

Pelo quarto ano seguido, o curador da Mostra é Rafael Herrera. “Quando Frei Alvaci Mendes – o pároco anterior – me convidou, não tinha a menor ideia de como fazer. Tinha apenas boa vontade”, conta Rafael.

Presépio da Guatemala retrata a violência contra a mulher

“Mas foi uma experiência incrível. O salão que estamos aqui virou uma grande paleta de cores. Só que em vez de tinta, tinha materiais de todo tipo, desde areia de construção até coisas mais inusitadas. Foi aí que comecei a descobrir esse mundo novo da decoração. Para meu processo de trabalho, cada nicho desses é uma tela. Ali eu me preocupo com cor, com textura, com equilíbrio e com a mensagem. Mas o processo técnico de elaboração mesmo foi uma descoberta. Tenho mais de 30 anos de profissão como artista plástico  e nunca havia me envolvido com decoração. Muito menos de presépio. Foi algo assim emocionante perceber a importância que tinha para mim mesmo, porque nesse processo entra a convicção religiosa, a fé, a história de meus antepassados que já faziam isso e que fica na nossa memória. Eu resgatei essas lembranças e foi muito gratificante”, explicou Rafael. Sua esposa, Sueli Herrera, também é artista plástica e tem um presépio na Mostra. Além disso, ela pinta quadros sobre São Francisco e escreveu um livro sobre o Poverello. Essa admiração pelo santo de Assis teve início na Paróquia São Francisco de Assis, em São Miguel Paulista, onde o pároco diocesano incentivava os fiéis a cultivarem a leitura.

Segundo Rafael, a grande maioria dos presépios é do Acervo da Província da Imaculada, que fica no Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá. Aproveitando todo tipo de materiais descartáveis, o curador procura manter a simplicidade e humildade dos presépios. “A gente não pode perder o foco desse carisma franciscano”, ensina. Esse trabalho, segundo o curador, exige muito respeito e sempre o emociona quando vê pessoas rezando diante dos presépios. “Não se trata de montar uma prateleira de sua casa com objetos bonitinhos. A beleza deve existir, o bom gosto até, mas não perder o foco do principal. O processo é quase solene. Os elementos não são colocados aleatoriamente, mas há todo direcionamento converge para o elemento central: o Menino. As imagens aqui colocadas são um link entre nós, fiéis, e Deus”, ensinou.

Para ele, muito mais do que descobrir um talento, que não sabia se tinha, foi descobrir a importância de uma atividade como essa.

A 30ª Mostra Franciscana de Presépios, no claustro do Convento São Francisco, no Largo São Francisco, 133, estará aberta até 5 de janeiro; de terça a sabado, das 9 às 17 horas; e, aos domingos, das 8 às 13 horas.

VEJA O ESPECIAL DE OUTRAS MOSTRAS DE PRESÉPIOS NA PROVÍNCIA DA IMACULADA.


IMAGENS DA MISSA DA PRIMEIRA COMUNHÃO

IMAGENS DA 30ª MOSTRA INTERNACIONAL DE PRESÉPIOS