Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Presépio: uma tradição franciscana na Província

Presépio: uma tradição franciscana

O mês de dezembro é marcado pela intensa movimentação nas ruas, no comércio popular e nos shoppings. Os prédios, ruas e casas já começam a ser enfeitadas de vermelho e verde, luzes coloridas, bonecos de neve e papais noéis. Cenas inusitadas para o calor do verão brasileiro. Uma das expressões mais significantes do Natal é o presépio. Feito de diversos materiais, a representação da encarnação do Senhor ganha espaço em meio às diversas decorações.

Trata-se de uma das mais fortes tradições franciscanas, surgida em Greccio, na Itália, no ano de 1223. Vejamos o relato segundo Tomás de Celano:

“Havia naquela terra um homem de nome João, de boa fama, mas de vida melhor, a quem o bem-aventurado Francisco amava com especial afeição, porque, como fosse muito nobre e louvável em sua terra, tendo desprezado a nobreza da carne, seguiu a nobreza do espírito. E o bem-aventurado Francisco, como muitas vezes acontecia, quase quinze dias antes do Natal do Senhor, mandou que ele fosse chamado e disse-lhe: ‘Se desejas que celebremos, em Greccio, a presente festividade do Senhor, apressa-te e prepara diligentemente as coisas que te digo. Pois quero celebrar a memória daquele Menino que nasceu em Belém e ver de algum modo, com os olhos corporais, os apuros e necessidades da infância dele, como foi reclinado no presépio e como, estando presentes o boi e o burro, foi colocado sobre o feno’. O bom e fiel homem, ouvindo isto, correu mais apressadamente e preparou no predito lugar tudo o que o santo dissera.

E aproximou-se o dia da alegria, chegou o tempo da exultação. Os irmãos foram chamados de muitos lugares; homens e mulheres daquela terra, com ânimos exultantes, preparam, segundo suas possibilidades, velas e tochas para iluminar a noite que com o astro cintilante iluminou todos os dias e anos. Veio finalmente o santo de Deus e, encontrando tudo preparado, viu e alegrou-se. E, de fato, prepara-se o presépio, traz-se o feno, são conduzidos o boi e o burro. Ali se honra a simplicidade, se exalta a pobreza, se elogia a humildade; e de Greccio se fez com que uma nova Belém. Ilumina-se a noite como o dia e torna-se deliciosa para os homens e animais. As pessoas chegam ao novo mistério e alegram-se com novas alegrias. O bosque faz ressoar as vozes, e as rochas respondem aos que se rejubilam. Os irmãos cantam, rendendo os devidos louvores ao Senhor, e toda a noite dança de júbilo. O santo de Deus está de pé diante do presépio, cheio de suspiros, contrito de piedade e transbordante de admirável alegria.” (Cel 30,4).

Durante a Audiência Geral do dia 27 de novembro deste ano, o Papa Francisco anunciou que no 1º domingo do Advento irá visitar o Santuário Franciscano do Presépio de Greccio. “Irei a Greccio para rezar no lugar do primeiro presépio que fez São Francisco de Assis e enviar a todo o povo fiel uma carta para entender o significado do presépio. Faço votos a todos vocês que, no Advento, a espera do Salvador preencha os seus corações de esperança e os encontre alegres no serviço aos mais necessitados”, declarou o Pontífice.

Confira neste Especial os locais onde haverá a Exposição Franciscana de Presépios no território da Província.

São Paulo - SP

Há 30 anos, o Convento e Santuário São Francisco abria as portas para receber sua primeira Exposição de Presépios. Ao longo de três décadas, o local recebeu montagens de diversas nacionalidades, trazendo um pouco da cultura de cada país e o modo como esses povos também interpretam o nascimento de Jesus.

“Neste ano, trazemos como tema o diálogo de Deus através do presépio, justamente neste momento em que a Família Franciscana também celebra os 800 anos do encontro de Francisco de Assis com o Sultão. Pelo presépio, é o próprio Deus que vem conversar com a humanidade, comunicando que Ele está conosco e veio justamente para mostrar seu amor para cada um de nós, ensinando ainda que também nós devemos nos cuidar uns dos outros. Se Ele tem amor pela Criação, nós, cristãos, também devemos ter”, reflete Frei Mário Tagliari, pároco e reitor do Santuário.

Serão expostos 31 conjuntos, originários de 13 países – incluindo o Brasil, feitos dos mais diferentes materiais, de argila à papel vegetal rendado – como o trabalho que vem de Salvador (BA). Do Chile, uma das reproduções foi esculpida em chifres de boi. Já outra montagem de origem italiana, traz o plástico em sua composição.

Entre as obras escolhidas pelos organizadores, destaca-se um presépio feito de miolo de pão, vindo do Presídio San Pedro, da Bolívia. A peça foi feita pelos próprios presidiários e está sendo apresentada pela primeira vez na mostra.

Serviço:

Convento e Santuário São Francisco | 30ª Exposição Franciscana de Presépios

De 1º de dezembro a 5 de janeiro
Terça a sábado: das 9h às 17h
Domingo: 8h às 13h

Largo São Francisco, 133, Centro, São Paulo (SP)
(11) 3291-2400
facebook.com/santuariosaofranciscosp/

Guaratinguetá - SP

No Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba (SP), o tema escolhido pela Fraternidade local neste ano foi: “Nossa Casa Comum: santuário de Deus e dos homens”. Inspirados pela Encíclica Laudato Si’ e pelo Sínodo para a Amazônia, os frades esperam provocar os visitantes na reflexão com o cuidado do meio ambiente e suas implicações.

Na mostra, estão representados seis dos nove países que compõem a Pan Amazônia. Nos cenários, Frei Róger Brunório, curador da mostra, leva o visitante a se questionar sobre temas fundamentais que afetam a sociedade, como o uso da água, a mineração, a alimentação, além de mostrar a simplicidade do nascimento de Jesus. “É na pobreza e no despojamento que Deus se manifesta, para que todas as pessoas possam reencontrar ou encontrar a sua dignidade como filhos e filhas de Deus”, assegura o frade.

Segundo Frei Róger, é um longo caminho até a montagem final das exposições. “Para cada cenário, é preciso ler, rezar e buscar o contexto artístico de cada conjunto. O processo criativo é um momento longo, de muita reflexão, oração e, muitas vezes, árduo, até chegarmos numa solução final”, afirma o frade.

Serviço: 

Seminário Frei Galvão – Exposição Permanente de Presépios
Tema: “Nossa Casa Comum: santuário de Deus e dos homens”

Até 12 de outubro de 2020.

Av. Integração, 151
Guaratinguetá (SP)
seminariofreigalvao.org.br

Sorocaba - SP

A Paróquia Bom Jesus dos Aflitos apresenta a Exposição Franciscana de Presépios Internacionais.

A mostra traz mais de 80 presépios de diversos lugares do mundo. Artistas locais, voluntários do litoral paulista e colaboradores internacionais confeccionaram os presépios com todo tipo de material. A ideia é representar a unidade na diversidade, promovendo a reflexão sobre o real significado do Natal.

Entre os destaques da exposição há o presépio montado dentro de um terrário. Há ainda o presépio japonês e outro feito de azulejos.

De acordo com o Frei Rozântimo Antunes Costa, vigário e organizador da exposição, a proposta é trazer a mensagem de conforto aos corações, com o nascimento do Menino Jesus, o real sentido do Natal. “Vivemos tempos difíceis, onde muitas vezes o apelo comercial do Natal acaba prevalecendo na sociedade. A exposição vem nos mostrar que o Menino Jesus nasce de forma humilde na manjedoura, que pode ser o nosso coração. O Natal traz está mensagem, de amor incondicional à humanidade”, relata o sacerdote.

Serviço:

Paróquia Bom Jesus dos Aflitos (Sorocaba – SP) | Exposição de Presépios Internacionais

De terça a sábado, das 8h30 às 19h
Domingo, após a missa das 7h, 10h e 19h.

Rua Péricles Pilar, 80
Vila Hortência, Sorocaba (SP)
(15) 3232-2020
https://www.facebook.com/bomjesus1926

Agudos - SP

Seminário Santo Antônio (Agudos – SP) | Exposição Permanente de Presépios

Estrada de Piratininga, km 4
Acesso Frei Gregório Jonhscher
Agudos (SP)
(14) 3262-1215 | (14) 3262-1352
facebook.com/SeminarioSA/

Santos - SP

Santuário Santo Antônio do Valongo (Santos -SP) | Exposição Franciscana de Presépios

De 15 de dezembro a 26 de janeiro de 2019.

Largo Marquês de Monte Alegre, 13 – Centro
Tel. (13) 3219-1481 /3235-7360
Facebook: https://goo.gl/2VwK0K

Rio de Janeiro - RJ

Com alegria nós, frades franciscanos do Convento Santo Antônio, convidamos você, seus familiares e amigos para visitarem a V Exposição Franciscana de Presépios. A mostra de presépios é oportunidade para contemplar o verdadeiro significado do Natal e apreciar a diversidade cultural expressa em cada obra de arte.

“De graça recebestes, de graça dai” é o tema da exposição que quer refletir sobre a generosidade de Deus para com a humanidade e também a generosidade dos visitantes que contribuem livre e espontaneamente com a manutenção da coleção franciscana de presépios. Neste sentido, grande parte das obras que estarão expostas foram adquiridas graças à doação dos visitantes e amigos dos frades. Podemos afirmar que a generosidade  gera generosidade, e ao contemplar o Mistério da Encarnação, por meio da arte, poderemos celebrar o Natal com mais intensidade.

Contamos com a sua participação e divulgação.

Serviço:

Convento Santo Antônio | 5ª Exposição Franciscana de Presépios

Tema: “De graça recebestes, de graça dai”

De 9 a 29 de dezembro
Segunda a sexta: das 9h às 18h
Sábado e domingo: das 9h às 11h

Endereço: Largo da Carioca, s/n
Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2262-0129
conventosantoantonio.org.br

Petrópolis - RJ

São Francisco de Assis foi o primeiro a montar um presépio que revivia plasticamente o nascimento de Jesus Cristo. A ideia surgiu enquanto ele lia a narração bíblica e, assim, no ano de 1223, na cidade italiana de Greccio, ele celebrou o Natal, encenando a vinda de Jesus ao mundo.

É com este espírito que no mês de dezembro o Convento e a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, realizarão a “Exposição Franciscana de Presépios”. Frei Edrian Josué Pasini é o organizador e, segundo ele, uma exposição de presépios é sempre um momento de evangelização através da arte e das diversas culturas. A mostra será aberta ao público no dia 6 de dezembro, às 19h15, com a participação do Coral dos Canarinhos de Petrópolis e ficará disponível para visita gratuita até o dia 5 de janeiro de 2020.

Serviço:

Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Petrópolis – RJ) | Exposição Franciscana de Presépios

Rua Montecaseros, 95, Centro
Petrópolis – RJ
(24) 2242-6915
facebook.com/paroquiadosagradopetropolis

De 6 de dezembro a 5 de janeiro
De segunda a sexta, das 16h às 19h30
Sábado, das 14h às 17h30
Domingo, das 8h às 11h30 e 17h às 20h

Dia 25: 8h às 11h30 e 17h às 20h
Dia 31: a exposição estará fechada.

Curitiba - PR

Entre os dias 7 e 22 de dezembro, será realizada a Exposição de Presépios na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, em Curitiba (PR).

A atividade é promovida pela Família Franciscana, mas diversas pastorais e serviços da Paróquia usam da criatividade para lembrar o nascimento de Jesus Cristo. Este evento já é uma tradição e, neste ano, o tema é “800 anos: Francisco e o Sultão” e o lema “Franciscanos: construtores da Paz e do Bem Universal”.

Durante a exposição haverá um bazar com artigos e artesanatos dos franciscanos.

Serviço:

Paróquia Bom Jesus dos Perdões (Curitiba – PR) | Exposição de Presépios

Tema: “800 anos: Francisco e o Sultão”
Lema: Franciscanos: construtores da Paz e do Bem Universal

Diariamente, das 9h às 19h
Praça Rui Barbosa, 149 –  Centro
Curitiba –  PR
Fone: (41) 3281-7700
www.facebook.com/ParoquiaBomJesusdosPerdoes/

Xaxim - SC

Mais informações: facebook.com/paroquiasaoluizxaxim

Vila Velha - ES

Com o tema “A encarnação do amor”, o Convento da Penha apresenta a Exposição Franciscana de Presépios 2019.

O Natal é essencialmente a festa da proximidade e da acolhida. É ocasião para se fazer presente, nem precisa de embalagem especial, reatar laços, começar de novo, dar outra chance; não obstante as diferenças e as divergências; voltar a caminhar lado a lado, aprendendo uns com os outros.

Natal é festa da luz. Daí os enfeites nas fachadas das casas e nas árvores das praças, os pisca-piscas nos pinheirinhos das salas. Mas qual o significado disso tudo para a vida da gente?

No prólogo do Evangelho segundo São João, lemos que “a Luz brilha nas trevas… a Luz verdadeira que ilumina todo homem”. Então, faz sentido tantas luzes no Natal! Iluminados por Cristo para sermos também iluminadores, como seus discípulos exemplares. Os enfeites de natal encantam os olhos, mas são as nossas atitudes e vivências, à luz da Palavra, que de fato iluminam (inspiram) e apontam caminhos.

A Palavra de Deus tem como morada o nosso coração: “Ela veio para a sua casa, mas os seus não a receberam” (Jo 1,11)
Diante do Presépio, na celebração do nascimento de Jesus, os melhores votos de humildade, de simplicidade e da graça do Menino Jesus, “que da sua plenitude todos nós recebemos, e um amor que corresponde ao seu amor” (Jo 1, 16)

Em 2018, foram expostos 4 presépios pequenos e um grande. Estes 4 presépios que contavam a história de Frei Pedro Palácios (fundador do Convento da Penha), em ordem cronológica dos países pelos quais ele passou até chegar à Montanha Sagrada.

Neste ano, a exposição é composta por um presépio grande, com peças e imagens do próprio acervo, além de um impecável e magnífico cenário, montado por voluntários do Convento.

A mostra traz o tradicional presépio, montado na Sala de Exposições, esta, ambientada com trilha sonora natalina e imagens de gestos humanitários exibidos em um monitor ao lado do presépio. O espaço conta ainda com o “sino histórico do Convento”, onde os visitantes rezam pela paz no mundo e mensagens do verdadeiro sentido do Natal, pelo olhar do Prólogo do Evangelho segundo São João.

A Sala de Exposições funciona de quarta a domingo, de 8h às 12h e de 12h30 às 16h30. Por meio da exposição do presépio, queremos proporcionar ao visitante a possibilidade de adentrar ao mistério do amor de Deus pela humanidade, quando o Verbo Divino se encarnou na celebração do Natal.

Serviço:

Convento da Penha (Vila Velha – ES) | Exposição de Presépios do Convento

Local: Sala de Exposições do Convento da Penha (ao lado da Sala dos Milagres)
Diariamente, das 8h às 12h e das 12h30 às 16h30.
Entrada gratuita
https://conventodapenha.org.br/