Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Nasce a Rota Franciscana Frei Galvão

04/06/2012

Notícias

Antiga Basílica de Aparecida, onde será o lançamento da Rota foto: Divulgação

Nesta terça-feira (5 de junho), começam as ações dedicadas ao lançamento da Rota Franciscana – Frei Galvão, do Programa Caminha SP, numa iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. “Mais uma vez, nosso trabalho volta-se para o redescobrimento do potencial turístico de inúmeros municípios paulistas por intermédio de rotas pedestres, com base nas andanças de religiosos e bandeirantes pelo Estado”, argumenta Márcio França, titular da Pasta.

O evento de lançamento terá início às 11 horas, com a Bênção do Caminho por Dom Raymundo Damasceno Assis, cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, na Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na Praça Nossa Senhora Aparecida, 313, no centro deste município.

Em seguida, às 11h30, na vizinha cidade de Guaratinguetá, haverá a inauguração festiva desta rota, com a participação do ator Paulo Vilhena caracterizado de Frei Galvão. Esta parte do lançamento ocorre na Catedral de Santo Antônio, na Praça Santo Antônio, 300, centro. E às 12h30, após os eventos de Aparecida e Guaratinguetá, haverá uma bênção final no Santuário de Frei Galvão, localizado na Avenida José Pereira Cruz, 53 – Jardim do Vale – Guaratinguetá.

Rota Franciscana – Frei Galvão
Esta rota é composta por cinco percursos:

  • São José dos Campos (São Francisco Xavier) / Guaratinguetá;
  • Lavrinhas / Guaratinguetá;
  • Bananal / Guaratinguetá;
  • São Luís do Paraitinga / Guaratinguetá;
  • Guaratinguetá / Mogi das Cruzes / São Paulo.

Os caminhos percorridos por Frei Galvão apontam para a segunda metade do século 17 e, no total, são 818 quilômetros, sendo 767 para os caminhantes, cortando duas das principais regiões turísticas do Estado, “Vale do Paraíba e Serras” e “Alto Tietê – Cantareira” e outros 51 quilômetros a serem percorridos de trem, de Mogi das Cruzes até a Estação da Luz, na Capital.

A rota de Frei Galvão que integra o Caminha SP é definida como um programa turístico de caminhos intermunicipais e contemplativos de atrativos naturais, históricos e arquitetônicos, sempre inspirados na trajetória de personagens históricos que compõem a cultura paulista.

Com pórticos eletrônicos de monitoramento do caminhante, que emitem mensagens sonoras com informações dos atrativos turísticos dos 31 municípios, a rota é sinalizada com placas de orientação. Vale ressaltar que o viajante pode escolher a cidade para partir, o número de dias, e a distância a ser percorrida em cada etapa.

Frei Galvão
Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, mais conhecido como Frei Galvão, nasceu em Guaratinguetá, no dia 10 de maio de 1739 e faleceu em São Paulo, no dia 23 de dezembro de 1822 .Sendo uma das figuras religiosas mais conhecidas do Brasil, e famoso por seus poderes de cura, Galvão foi canonizado pelo Papa Bento XVI em 11 de maio de 2007, tornando-se o primeiro santo nascido no Brasil. No geral, é o segundo santo católico brasileiro, já que a ítalo-brasileira Santa Paulina havia sido canonizada por João Paulo II em 2002.

Anos antes, exatamente em 25 de outubro de 1998, Galvão tornou-se o primeiro religioso nascido no Brasil a ser beatificado pelo Vaticano, tendo sido declarado Venerável um ano antes, em 8 de março de 1997. Durante a visita de cinco dias do Papa Bento XVI ao Brasil, em 2007, aconteceu a cerimônia de canonização e a cerimônia de mais de duas horas, realizada ao ar livre no Aeroporto Militar Campo de Marte, na Capital, reuniu cerca de 800 mil pessoas, segundo estimativas oficiais. Galvão foi o primeiro santo que o Papa Bento XVI canonizou numa cerimônia realizada fora da Cidade do Vaticano. Sua elevação ao status de santo veio depois que a Igreja concluiu que ele havia realizado pelo menos dois milagres.

Maristela Bignardi, especial para este site