Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fraternidade do Postulantado inaugura Centro de Convivência “ Frei Galvão Solidário”

03/06/2024

Notícias

Domingo histórico para a Fraternidade do Postulantado de Guaratinguetá, que, neste domingo (02/06), iniciou oficialmente as atividades Centro de Convivência Frei Galvão Solidário.  Além da formação e do acolhimento aos romeiros, essa é mais uma missão assumida pelos frades e comunidade. 

Em manhã de céu límpido, clima ameno e sol de inverno, a fraternidade acolheu dezenas de pessoas que costumam frequentar a missa dominical das 9h30. Estavam presentes Frei José Francisco de Cassia dos Santos, Frei Vagner Sassi, ambos do SEFRAS (Serviço Franciscano de Solidaridade, além de membros da equipe, em São Paulo: Rozângela Pezoti, Brayan Felipe e Rodrigo Zavala. Também acompanharam as atividades, Frei Diego Atalino de Melo, reitor do Santuário Frei Galvão; Irmãs religiosas (Seráficas, Salesianas e da Providência) e autoridades civis do município. 

Com a capela lotada, Frei João Francisco, guardião do Seminário Frei Galvão, presidiu a missa do 9º domingo do Tempo Comum, dando as boas-vindas a todos. Destacou na homilia como Jesus, indo além das prescrições da lei que ordenavam a guarda do sábado, priorizou a pessoa humana a ser cuidada e curada. Lembrou que a 2º leitura indicava o primado à vida, sobretudo a vida ameaçada, esquecida, caída e marginalizada. 

No momento de pós-comunhão, frades e convidados fizeram uso da palavra para evidenciar a importância da iniciativa que era inaugurada, e a necessidade de se juntarem as forças para uma ação conjunta eficaz: Província, Sefras, Seminário, Poder Público, Voluntariado. Frei José Francisco, por exemplo, trazendo à baila a parábola do Bom Samaritano, lembrou que não é papel da Igreja substituir o poder público nas questões sociais. E se ela promove a caridade e a solidariedade é por força do próprio Evangelho. Ela é o bom-samaritano que precisa do “dono da pensão”: as políticas públicas. Falaram também o vice-prefeito municipal Regis Yasumura, o vereador Vantuir Faria, Frei Diego e Frei Valdir Laurentino, vice-mestre. Frei João Francisco agradeceu aos confrades da fraternidade local pelo apoio e também aos colaboradores do Seminário, que ajudaram na elaboração e encaminhamentos do projeto. 

Bênção dos espaços

Logo após a missa, já na área dos romeiros, onde havia, no passado, o pátio e as salas de aula do antigo seminário, foi abençoado um grande salão, recentemente reformado, onde ocorrerão várias oficinas do Centro de Convivência. Seguindo mais adiante, e adentrando a área externa da casa, os participantes chegaram à residência, também inteiramente reformada, que acolhera por vários anos as Irmãs da Ordem Terceira Seráfica, que auxiliavam na formação dos jovens postulantes. Ali mais uma bênção dos espaços que também servirão para a ação social solidária.

Apresentação de judô e capoeira

Encerrando a programação, os participantes puderam apreciar apresentação de judocas e capoeiristas, precedidas por explicações muito felizes dos seus mestres, que ressaltaram a importância das artes marciais, que prezam pela disciplina, serenidade, respeito e cuidado do outro, e farão parte da formação humana dos jovens atendidos pelos projetos. O judoca, por exemplo, explicou que o quimono (veste própria), serve primeiramente para tornar possível a luta do “adversário” e não propriamente de quem o porta. Disse também que o primeiro aprendizado no judô é aprender a cair e não a destinar golpes. Após as apresentações, todos puderam deliciar-se com o almoço oferecido no refeitório do convento. Cardápio? Macarronada com polpetas. 

A ideia inicial

O Centro de Convivência nasce como concretização de uma ideia que começou a ser gestada há mais de um ano. Observando o campo de futebol e a quadra da casa, muito subutilizados, e levando em conta que os bairros do entorno do Seminário não possuem espaços de lazer e esporte para adolescentes e jovens, e são campo de consumo e tráfico de drogas, pensou-se num projeto que pudesse oferecer oportunidade de preencher o tempo com ações saudáveis. A ideia foi crescendo, tomando corpo e ganhou novo impulso quando se pensou e se constituiu a parceria com o Sefras, que compõe a Frete de Evangelização de Solidariedade, da Província Franciscana da Imaculada Conceição.

Com a parceria veio também a ampliação das ações sociais a serem desenvolvidas com a comunidade local, contando com profissionais, oficineiros e voluntários. Essa ação social é também uma tentativa de atender ao apelo do Papa Francisco, que pede uma Igreja em saída, colocando suas estruturas a serviço dos menos favorecidos. E, como Província, entendemos ser uma forma de restituição, pois recebemos tanto da generosidade das pessoas.

Oficinas a serem oferecidas

Todas as oficinas serão gratuitas e acontecerão entre quinta e domingo. Encaixar-se-ão em um dos 6 turnos (8h10 às 9h10 / 9h20 às 10h20 / 10h30 às 11h30 / 14h10 às 15h10 / 15h20 às 16h20 / 16h30 às 17h30). Serão atendidas cerca de 250 pessoas, especialmente crianças, adolescentes e idosos. As oficinas terão início no dia 28 de junho. 

São elas: 

  • Esportes: escolinha de futebol; vôlei; ciclismo; skate; treino livre
  • Psicologia: roda de conversa; palestra mensal
  • Artesanato: pulseira; terço; adorno de carro; cordões; flor em EVA; arte em sabonete; bordado; pintura em pano 
  • Atividade física: orientação física; alongamento e relaxamento 
  • Idiomas: Espanhol  
  • Lazer: dança de salão 
  • Artes maciais: capoeira e judô
  • Informática: redes sociais para a terceira idade 
  • Música: coral adulto; coral infanto-juvenil; musicalização para crianças; flauta doce; violão 
  • Meio ambiente: meio ambiente e jardinagem 
  • Saúde: quinzenalmente haverá uma tenda com serviços gratuitos (aferição de pressão arterial, taxa de glicose, índice de massa muscular)

A participação no Projeto se dará em “combos”, formados por três oficinas (com participação de 1h em cada uma delas), realizadas de manhã ou à tarde, no dia em que os participantes escolherem. Exemplo de “combos”:

Quinta à tarde

Adolescentes de 13 a 17 anos:

Escolinha de futebol

Treino livre

Judô

Pedimos ao Senhor abençoe e faça prosperar o Centro de Convivência Frei Galvão Solidário, para o bem das pessoas que vivem nas imediações do Seminário, para o bem da fraternidade local,  para o bem da formação dos postulantes, para o bem dos colaboradores, oficineiros e voluntários dos projetos!


Frei Walter de Carvalho Júnior