Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Beatriz, Francisco e Antônio visitam Frei Galvão em Guaratinguetá

27/09/2022

Notícias

Comemorando neste ano o bicentenário da morte de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, o primeiro santo santo brasileiro, foi realizada a primeira peregrinação até Guaratinguetá (SP, terra de Frei Galvão, envolvendo os fiéis devotos do Santuário São Francisco, da Paróquia Santo Antônio do Pari e do Mosteiro da Luz, da capital paulista, que lotaram um ônibus cheio de esperança e de fé no domingo (25/9).

Devido a este jubileu especial, as Irmãs Concepcionistas, guardiãs do corpo do primeiro santo brasileiro no Mosteiro da Luza, pela primeira vez deixaram suas rotinas conventuais e se juntaram ao povo peregrino, neste momento de devoção e celebração dos 200 anos da morte de Frei Galvão. As Irmãs Concepcionistas fazem pate da Ordem da Imaculada Conceição, fundada por Santa Beatriz da Silva para o serviço, a contemplação e a celebração do mistério de Maria em sua Conceição Imaculada.

Ainda de manhã, os peregrinos foram recebidos pelo reitor do Santuário Frei Galvão em Guaratinguetá, Frei Diego de Atalino Melo, num clima de alegria e partilha, quando todos puderam saborear um delicioso café da manhã, que foi seguido pela celebração da Santa Missa.

O presidente da Celebração Eucarística, Frei Diego, destacou a passagem do Evangelho de domingo, onde a partilha de vida e responsabilidade social seriam um verdadeiro testemunho de cristão. Seremos julgados pelo amor que se desdobra no olhar e no cuidado, principalmente com outro e os mais necessitados.

Transformando a fé em obras, vários peregrinos destacaram um gesto no Rito da Comunhão, onde os concelebrantes, Frei José Francisco e Frei Mário Tagliari, davam uma bênção a todos que se aproximassem da Mesa Eucarística. Esse simples gesto foi acompanhado com muita emoção, revelando que realmente o Senhor não exclui ninguém que dele se aproxima de coração aberto.

Depois da Missa foi apresentada a história do Santuário e seus projetos. Frei Diego agradeceu a presença de todos e ficou acertado que todo último sábado do mês de setembro seja realizada essa peregrinação, mantendo assim a ligação devocional do povo paulistano com o santo, que viveu em terras paulistanas, onde santificou sua vida.

Seguindo a programação, os peregrinos seguiram para o Seminário Frei Galvão, ode foram recebidos com muita alegria pela Fraternidade Local. Todos puderem ter um momento de pausa e de encontro consigo mesmo. Puderam conhecer o espaço dos Romeiros, a tradicional Exposição Permanente de Presépios e de imagens de São Francisco.

E chegando já ao fim da peregrinação, conheceu-se a Casa de Frei Galvão no centro histórico da cidade, seu memorial e a Igreja onde o santo foi batizado e mais tarde celebrou sua primeira Missa.

Frei Galvão foi um o primeiro santo brasileiro, viveu e cresceu dentro de um contexto histórico aparentemente bem diferente do nosso, olhando as fachadas dos prédios antigos. Mas em outros aspectos, o povo, na sua vida simples e sofrida, não se diferenciava tanto. Que possamos ser continuadores da resposta de Frei Galvão e que possamos ser julgados pelo amor que recebemos e damos.


Frei Gabriel Nogueira Alves, OFM / Fotos: Ruan Marcos, pelo Santuário Frei Galvão

(Clique nas fotos para ampliá-las)