Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Franciscanos passam a dar assistência ao Mosteiro da Luz neste dia 2

01/02/2024

Notícias

São Paulo (SP) – A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil passa a dar assistência, a partir deste dia 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, ao Mosteiro da Luz, construído por Frei Galvão como residência das Irmãs Concepcionistas e onde se encontra hoje  o túmulo com os restos mortais do primeiro santo brasileiro, que é frade desta Província.

Esse momento histórico acontecerá no Mosteiro durante a Celebração Eucarística, às 9 horas, tendo presente Dom Rogério Augusto das Neves, Vigário Episcopal para a Região Sé; e representando a Provínciia da Imaculada, os Definidores Provinciais, Frei Fidêncio Vanboemmel e Frei João Francisco da Silva, e o capelão nomeado para este trabalho de assistência, Frei Estêvão Ottenbreit.

VEJA A ENTREVISTA COM FREI ESTÊVÃO

Frei Estêvão, segundo o Conselho de Evangelização da Província, vai coordenar uma equipe de frades responsáveis por implementar e animar esta presença. A missão evangelizadora, a partir do Mosteiro da Luz, também deve, no espírito de Sinodalidade, ser articulada na composição de um grupo de trabalho composto pelos frades destacados para esta missão, representantes da Província, das Irmãs Concepcionistas, os voluntários e lideranças leigas que atuam junto ao Mosteiro e da Arquidiocese de São Paulo, tendo em vista que o Arcebispo é o Ordinário Local.

“Mais do que a simples nomeação de um capelão que cumpra as exigências canônicas e sacramentais, o trabalho proposto é o da construção de um projeto fraterno para o atendimento e a presença no Mosteiro da Luz, pensando de forma ampla e propositiva”, explica Frei Gustavo, que é secretário de Evangelização da Província.

Segundo Frei Gustavo, além de levar adiante a rotina de celebrações e do atendimento de peregrinos, incrementando-a no que for possível, outra tarefa importante será a de propor e construir um programa formativo com as Irmãs, tendo em vista que, segundo relato delas próprias, faz-se necessário reforçar esta dimensão na caminhada do Mosteiro.

Frei Gustavo lembra que o Centro da megalópole paulistana sintetiza diversas potencialidades e desafios do mundo atual, e a presença franciscana neste ambiente não pode estar dissociada de uma preocupação, que se torna ação, diante dos apelos e dramas vividos especialmente pelos pobres e pequenos.” A proposta de uma nova consciência e da adoção de um estilo de vida mais compatível com o cuidado com a Casa Comum faz parte do modo franciscano de anúncio do Evangelho”, observa.

250 ANOS DA COMUNIDADE DO RECOLHIMENTO DA LUZ

Em 1774, o governador de São Paulo, Morgado de Mateus, cedeu a Ir. Maria Helena di Espírito Santo uma antiga ermida dedicada a Nossa Senhora da Luz, que havia dando restaurar, localizada no “campo de Guaré” (hoje, bairro da Luz). Ele conseguiu também que a Câmara de São Paulo fizesse uma doação legal e pública de um grande terreno em torno da igrejinha da Luz. O Cõnego Antônio de Toledo Lara, que na época era o administrador episcopal, deu autorização para que Ir. Helena se transferisse para o local. No dia 2 de fevereiro de 1774, dia de Nossa Senhora da Luz, Madre Helena e sua sobrinha, Ir. Ana da Conceição, recolheram-se junto à ermida da Luz.  Seis meses depois, já eram nove as “recolhidas” naquele local.

Quando Ir. Helena, apoiada por Frei Galvão, iniciou seu projeto de fundar um novo recolhimento, seu plano era seguir a Regra de Santa Tereza, Mas como a cidade já tinha um Recolhimento Carmelita, o bispo Dom Manuel da Ressurreição, que também era franciscano, propôs à Ir. Helena que seguisse a espiritualidade das Irmãs Concepcionistas, Ordem fundada em Toledo, na Espanha, em 1484, por Santa Beatriz da Silva e Menezes, com o objetivo de honrar a Conceição Imaculada de Maria.

No dia 8 de setembro de 1774, festa da Natividade de Maria, nascia oficialmente a nova comunidade, dia em que Ir. Helena e suas primeiras companheiras vestiram o hábito azul das Concepcionistas.


Mosteiro da Luz – SP

Endereço: Av. Tiradentes, 676 – Luz – São Paulo – SP CEP.: 01102-000

Tel.: (11) 3311-8745 / E-mail: atendimento@mosteirodaluz.org.br


Moacir Beggo