Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fundação de Angola inicia seu Noviciado em Quibala

01/01/2019

Notícias

A Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola viverá mais um momento histórico em 28 anos de missão naquele país. No dia 20 de janeiro, às 16 horas, terá início o primeiro ano do Noviciado na Fundação. A “Casa-Mãe” será em Quibala, onde até 2018 funcionou o Postulantado Santo Antônio. Frei Marco Antônio dos Santos, que preparou os postulantes para esta etapa, será o mestre dos noviços nesta nova etapa formativa. Os primeiros noviços a fazerem parte deste processo histórico serão: Adriano Fernando Sumbelelo, Daniel Carlos Teresa, Fernando José Dange, Francisco Luís Lupasso, Herculano José Nuñgulo, Ilário Kapingala, Inácio Felipe Puto, Jerónimo Cheia Mário, João Pedro Pessoa Lima, Venâncio Canombelo Candundo.

Frei Marco Antônio dos Santos

“Está é uma grande alegria e bênção para o tempo que estamos vivendo em nossa Missão, em Angola. O Noviciado será feito aqui e não mais no Brasil. Esta Fraternidade que até então acolheu os postulantes, a partir de janeiro acolherá os noviços angolanos. O que muda?! Enquanto processo formativo, no que é essencial e vital para o Noviciado, a experiência será a mesma. Entretanto, cientes de que ‘noviço começa a vida na Ordem, e continua o seu discernimento e o aprofundamento da própria decisão de seguir a Jesus Cristo na Igreja e no mundo de hoje, segundo o espírito de São Francisco, conhecendo e experimentando mais profundamente a forma de vida franciscana’, o fato de se viver esta intensa experiência na própria realidade eclesial e cultural, é de fundamental valor para o processo formativo deles. Isto, uma vez que a nossa Forma de Vida é igual para todos os frades do mundo, mesmo que respeitando a individualidade de cada nação, de cada indivíduo, uma vez que procedemos de ambientes geográficos e de valores culturais bem diversos. É deste espírito que nasce e se firma a nossa identidade de Ordem no mundo globalizado de hoje, uma Ordem aberta à internacionalidade, enquanto “peregrina e estrangeira”, porque cada irmão bem formado na sua entidade tem consciência de que é parte de um projeto muito maior, que nos une e nos integra como família onde quer que esteja um de nossos irmãos. Temos a mesma identidade”, explica Frei Marco.

“É esta a experiência que, junto aos nossos irmãos noviços em Rodeio, buscaremos viver aqui em Quibala. Como citado, a essência não pode e nem deve mudar nunca, mas, a busca de amadurecer este processo formativo, nesta realidade, com a coparticipação de nossos confrades e noviços angolanos será extraordinariamente pulsante em nossos corações, pois o noviciado é a ‘Casa-mãe’ e, com a graça de Deus e a iluminação do Espírito Santo, depois de 28 anos em missão nestas terras, estamos acolhendo a nossa ‘Casa-mãe’ da formação, nesta abençoada e fértil terra”, acrescentou o mestre.

O ano de Postulantado teve  11 candidatos, mas, por fatalidade, um veio a falecer  e 10 farão o noviciado. “Eles farão esta experiência de livre e espontânea vontade, com brilho no olhar e firme propósito no discipulado de Nosso Senhor Jesus Cristo, a exemplo de São Francisco de Assis. Rezemos para que eles perseverem no chamado que Deus lhes fez!”, pediu Frei Marco, lembrando que foi um ano intenso e frutífero no caminho de aprendizado e discipulado na vida franciscana. “Um ano que nos provocou a passar por um processo de conversão pessoal e fraterna e, assim, aos poucos, foi nos preparando para o ano de noviciado. E, neste sentido, posso dizer que esta turma abriu-se para fazer conosco uma experiência de Deus, e fazer a experiência de Deus é se deixar formar pelo espírito que nos move e que, aos poucos, vai gerando o nosso jeito, o nosso modo de ser como Frades Menores, firmando assim nossa identidade religiosa. E como é gratificante ver e sentir o crescimento deles nesta busca. Com simplicidade fomos, então, construindo o nosso dia a dia pela oração, pelo estudo, pelo trabalho, pela vida em fraternidade e, nesta práxis, é forte se deixar surpreender pelo cotidiano, não se deixar perder na “mesmice” de cada dia, serenar as inquietudes, o que é bem desafiante para os jovens nesta fase formativa, e creio que para todos nós, segundo o tempo que estamos vivendo. Assim sendo, afirmo que é gratificante chegar ao final deste ano e ver nos olhos de nossos jovens irmãos o brilho e a alegria de quem está de coração livre e espontâneo para acolher a nova etapa formativa: o Noviciado. Estamos em comunhão de oração com todos! Em São Francisco e Santa Clara: Paz e Bem!”, completou Frei Marco.