Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Não seja presbítero sem sal e sem açúcar”, diz Frei Luís Fernando a Frei Evaldo

14/02/2020

Notícias

Moacir Beggo

 Xaxim (SC) – No segundo dia do Tríduo em preparação para a 8ª Festa em louvor a Frei Bruno, frade franciscano desta Província que está em processo de beatificação no Vaticano, e véspera da ordenação presbiteral de Frei Evaldo Ludwig, o pároco da Igreja São Judas Tadeu de Franca (SP), Frei Luís Fernando Nunes Leite, que é frade da Custódia do Sagrado Coração de Jesus e colega da mesma turma do noviciado de Frei Evaldo, presidiu a Celebração Eucarística, às 19 horas, que foi animada pelas Comunidades da Linha Limeira e Vila Tigre. Esses dois momentos fortes também recordam o Ano Jubilar pela criação da Paróquia há 80 anos.

O pároco Frei Gilson Kammer fez acolhida dos paroquianos e dos frades que já chegaram em grande número para a ordenação presbiteral.

“Frei Bruno, pregador do Evangelho” foi o tema escolhido para a reflexão deste dia, tendo em vista também o dom da vocação ao presbiterato, conferido por Deus a Frei Evaldo através da imposição das mãos do bispo da Diocese de Chapecó, Dom Odelir José Magri, MCCJ. As vocações ao ministério presbiteral são um dom precioso, colocado sob a responsabilidade da Igreja, para o seu serviço.

No início de sua homilia, Frei Luís Fernando disse que era uma alegria estar aqui. “Frei Evaldo e eu, há 14 anos, entramos no Seminário São Francisco de Ituporanga, e hoje estamos aqui às vésperas de sua ordenação presbiteral. É muita alegria”, disse.

Segundo o celebrante, ser presbítero é uma vocação muito bonita e por isso ela “se casa” com o tema “Frei Bruno, pregador do Evangelho” neste segundo dia do Tríduo. “Nós, através da nossa formação religiosa e da nossa ordenação, somos homens do Evangelho e doamos nossa vida para o Senhor, mesmo com as nossas fragilidades, mesmo com nossos defeitos, porque a gente não muda nossa vida de uma hora para outra. Não faz mágica. Mas Deus nos escolhe. Deus nos capacita, a cada dia, a todo momento, para assumir a nossa missão de consagrados, para assumir o nosso ministério”, acrescentou.

 

“Nós não somos melhores do que ninguém, mas Deus nos escolheu. Poderia ter escolhido outros aqui nesta assembleia, e quando Deus nos escolhe, respondemos com generosidade o nosso ‘sim’ de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo”, ressaltou.

“Tenho certeza que Frei Bruno, que viveu aqui nesta comunidade e em todas as cidades por onde passou, anunciou o Evangelho e agora estão rezando por sua santificação. Por isso que é tão amável, e busca através das nossas orações e do nosso testemunho, a honra dos altares”, observou.

Para Frei Luís Fernando, pregar o Evangelho de Jesus é uma necessidade. “E Jesus fala no Evangelho que acabamos de escutar que não precisa levar muita coisa, não! Nem ouro nem prata. Nós precisamos levar o essencial, e o essencial é Jesus Cristo”, ensinou.

Segundo o frade, o essencial da pregação do Evangelho é a conversão. “Quantas vezes Jesus, nos seus Evangelhos, nos pede a conversão, nos pede uma mudança de vida. E nós somos convidados, através do ministério, a levar essa conversão, a nos converter e ajudar o povo a se converter”, acrescentou.

Para Frei Luís Fernando, quando “nós escolhemos, através da nossa vocação franciscana, a abraçar o ministério presbiteral, não podemos esquecer o amor que o nosso Seráfico Pai São Francisco tinha pelos sacerdotes”. Segundo ele, para Francisco, o sacerdote é este homem capaz de unicamente trazer para nós o santíssimo Corpo e Sangue do Senhor. “Repito que não somos melhores que ninguém; nós não estamos aqui para receber glória e incenso, mas para servir. Estamos aqui para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo”, enfatizou.

 

Para o celebrante, não é fácil ser padre, mas é bom. “Ser Ministro da Palavra de Deus, da Eucaristia, como ministros ordenados, é muito bom. Ser franciscano, é maravilhoso. Ser franciscano presbítero é bom demais. Vivemos essa alegria de trazer todo dia Jesus Cristo na Eucaristia. É bom, mas temos nossos problemas. Não é todo dia que a gente está bem”, revelou, acrescentando que ao se dar conta que a dor do nosso irmão é maior, “deixamos as nossas dificuldades para ajudar aquele (a) que precisa”.

“Por isso, Frei Evaldo seja muito feliz nessa sua vocação presbiteral. Esteja sempre disponível para o povo de Deus, que reza sempre por nós”, aconselhou.

Referindo-se ao seu lema de ordenação – “ser sal da terra e luz do mundo -, Frei Luís Fernando pediu para Frei Evaldo não ser um presbítero sem sal e sem açúcar. “É muito triste dizer que ‘uma pessoa é sem sal e sem açúcar’. Então, você quer ser um presbítero temperado. Um presbítero para levar essa luz da Palavra de Deus por onde você passar. Hoje, você está em Xaxim, mas daqui a pouco você pode ser transferido para outra Fraternidade da Província, mas vá com todo esse ardor de ser sal da terra e luz do mundo. Não leve muita coisa, leve o essencial, leve Jesus! A Igreja precisa do seu ‘sim’. Seja, por onde você passar, sal da terra e luz do mundo, levando a palavra de Deus!”, completou.

Logo após a homilia, o povo acompanhou em silêncio o juramento de fidelidade à Igreja feito por Frei Evaldo. “Hoje, neste juramento de fidelidade, Frei Marcos Brugger segura a Palavra de Deus e Frei Evaldo faz esse juramento para que seja sempre fiel e esteja em consonância aos ensinamentos da Igreja no serviço do povo de Deus”, explicou Frei Alisson Zanetti.

Nas preces, um pedido de intercessão a Frei Bruno pelas famílias e comunidades, expressão de gratidão pelos benefícios que Deus realizou na pessoa de Frei Bruno e que ele, na sua humildade e simplicidade, demostrou na visita que fazia às famílias: “Que nossa 8ª festa paroquial de Frei Bruno seja um momento de louvor e pedido de sua beatificação e que, ele se tornando santo, possa cada vez mais nos proteger e nos conduzir nos caminhos do Evangelho que ele tão bem pregou em sua vida”, rezou-se.

Durante a procissão do ofertório, o animador lembrou que oferecemos a Deus a nossa vida juntamente com o pão e o vinho que são o corpo e o sangue de Cristo. Também foram oferecidos os paramentos que Frei Evaldo usará em sua vida presbiteral, que são: a patena e o cálice, a estola e a casula. E o Óleo do Santo Crisma com o qual ele será ungido e consagrado sacerdote do Senhor.

Antes da bênção final, Frei Diego Melo, coordenador do Serviço de Animação Vocacional, chamou os pais para segurarem os paramentos de Frei Evaldo. “Casula e estola que o amanhã Frei Evaldo vai receber, ou as vestes que vão configurar o sacerdote”, disse Frei Diego, pedindo à mãe de Frei Evaldo, D. Doralina, para contar uma história. Segundo ela, com apenas 5 anos, Frei Evaldo pegava um lençol branco para fazer os paramentos que utilizava para imitar um sacerdote durante a Missa. “Então, hoje ele está realizando um sonho”, confessou. Frei Luís Fernando abençoou os paramentos e Frei Diego pediu a Frei Evaldo que ficasse de joelhos para que seus pais o abençoasse. Frei Diego lembrou que, amanhã, a primeira bênção que Frei Evaldo vai dar como presbítero será para os pais.

Frei Evaldo será ordenado presbítero neste sábado, às 19 horas, na Paróquia São Luiz Gonzaga, em Xaxim (SC). No domingo, a Missa Solene da Festa de Frei Bruno, às 10 horas, será também a Primeira Missa do novo presbítero. Esta celebração também será marcada pelo acolhimento de 110 novos coroinhas que servirão nas Comunidades da Paróquia. O diferencial será o uniforme deles que imita o hábito franciscano. Os novos “francisquinhos e frascisquinhas” serão acolhidos pelo pároco, abençoados e enviados em missão para as suas comunidades.


VEJA MAIS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA DESTA SEXTA-FEIRA