Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Na Festa do Perdão de Assis, Postulantado de Angola acolhe 16 jovens

02/08/2022

Notícias

Nesta terça-feira, 2 de agosto, Festa Franciscana do Perdão de Assis, na Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola e nossa Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, foram admitidos ao Postulantado, na Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula, 16 irmãos para esta etapa formativa.

A Missa teve lugar na mesma Fraternidade com início às 10h15 e foi presidida pelo guardião em exercício, Frei Laurindo Júnior. Estavam presentes Frei Ivair Bueno de Carvalho, presidente da Fundação; Frei Jefferson Max, mestre dos postulantes; Frei João Alberto Bunga, Frei Canga Mazoa, Frei Fábio Gomes, vice-mestre dos postulantes, Frei Adriano Fernando Sumbelelo em estágio de férias.

Depois do Evangelho, Frei Jefferson Max leu a carta enviada por Frei Paulo Roberto Pereira, Ministro Provincial, que delegou a Frei Ivair Bueno de Carvalho a acolhida desses 16 jovens na etapa do Postulantado.

Cada postulante foi chamado pelo mestre Frei Max e cada um respondeu prontamente: “Aqui estou”. Com a chamada dos candidatos, Frei Ivair interrogou os candidatos ao que desejavam e eles responderam: “Que sejamos admitidos ao Postulantado”. Então, seguiu-se o diálogo. Frei Ivair abençoou os Taus que cada um carregará no seu peito.

Frei Ivair começou sua reflexão dizendo: Todos nós temos datas importantes nas nossas vidas, com o é a do nosso nascimento, batismo. Também para nós, Franciscanos, hoje é um dia muito importante porque celebramos a festa de Nossa Senhora dos Anjos. Foi na pequenina Igreja de Assis, a Porciúncula, que tudo começou, onde nasceu a Ordem Franciscana. Ali nosso Pai Seráfico partiu para o céu. Dirigindo-se aos postulantes, disse: “Esta data ficará marcada também nas vossas vidas, pois fostes admitidos à Ordem dos Frades Menores”. Comentando a primeira leitura, disse o Frei que a sabedoria é o que nos conduz cada vez mais a sermos e reconhecermos que somos filhos de Deus. Frei Ivair parafraseou o Papa Francisco ao dizer: “A vida consagrada é o prenúncio do reino dos céus que já começa nesta terra”.

Já no final da reflexão, disse ainda: O anjo Gabriel vai ao encontro da jovem Maria, que o recebe. Hoje, os jovens são vocês de diversas regiões de Angola, que recebem a graça de Deus ao ingressarem no Postulantado. Disse ainda para se esforçarem em “manter a graça de Deus que está em vós, na oração, trabalho, na vida fraterna, como fez nosso Pai São Francisco”.

Frei ivair terminou sua reflexão com a seguinte recomendação: “Tenham devoção a Nossa Senhora, pois graças a esta Igrejinha a Ela dedicada que toda nossa Família Franciscana começou. Desejou a cada um dos postulantes força, coragem, oração e perseverança.

Depois da Homília, como sinal de nossa Fé como nos pede nosso Pai Francisco quando  o irmão vem ao nosso encontro,  rezou-se o Credo. Em seguida, a celebração teve o seu curso normal. No final da Missa houve umo almoço festivo na Fraternidade.


Frei Fábio Gomes e Frei Adriano Fernando Sumbelelo