Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Música, arte e fé marcam a 2ª edição da #LiveMariana no Sagrado

30/05/2021

Notícias

Petrópolis (RJ) – A 2ª edição da #LiveMariana encerrou em grande estilo e com muita espiritualidade, arte e fé, o mês mariano no Convento e Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ), no último sábado (29/05), às 19h30. O evento foi online e contou com transmissão ao vivo pela página do Facebook da Paróquia do Sagrado e pelo canal do YouTube da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, a TvFranciscanos. Dezenas de páginas parceiras uniram-se aos frades da fraternidade do Sagrado e transmitiram em cadeia este momento devocional, orante e cultural.

Os internautas também participaram deste especial através de interações pelas redes sociais. Em cada bloco, Frei Fábio Melo Vasconcelos, comandou o quadro “interações”, trazendo comentários como o da dona Maria Emaculada, que não escondeu sua alegria de estar participando deste momento. “Gratidão aos freis por nos proporcionar momentos tão especiais que nos fazem tão bem. É um grande bálsamo ao nosso coração”, destacou. Além disso, sorteios de velas e livros movimentaram as redes com o uso da hashtag Live Mariana. Os  brindes foram oferecidos pelas Editora Vozes que no último dia 5 de março completou 120 anos de história. Já as velas devocionais foram ofertadas pelos frades do Tempo da Teologia, que na sua rotina dão o toque franciscano no trabalho do artesanato.

Segundo o guardião e pároco, Frei Jorge Paulo Schiavini, encerrar o mês mariano com um especial a Maria foi uma oportunidade de fortalecer a esperança neste tempo da pandemia. Para ele, realizar a 2ª edição da #LiveMariana no ano em que se celebra o Jubileu de 75 anos da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e de 125 anos da chegada dos frades menores franciscanos a Petrópolis foi uma oportunidade festiva de celebrar a presença de Maria na evangelização franciscana e na vida do povo.

Além de promover uma noite com muita música, interação, devoção, espiritualidade, arte e fé, a 2ª edição da #LiveMariana teve uma finalidade especial: toda a arrecadação recebida dos internautas foi destinada para a construção da Igreja de Nossa Senhora Aparecida  da comunidade das Duchas, pertencente à comunidade paroquial do Sagrado. A Igreja já conta com parte de sua estrutura erguida, mas ainda precisa ser concluída. Frei Jorge explica que, até então, as celebrações da Eucaristia eram realizadas em uma garagem e ao ar livre. “Sentimos a necessidade de ter um lugar mais adequado, aconchegante e significativo para celebrar. Com a pandemia há um limite na realização de eventos, por isso, contamos também com doações para concretizar este sonho. Que Nossa Senhora Aparecida retribua a generosidade de todos que contribuíram com esta obra de fé”, frisou.

Frei José Ariovaldo abrilhantou a noite com sua reflexão e poesia. Segundo ele, Tomás de Celano, frade contemporâneo de São Francisco de Assis, escreve que Francisco lia em todos os pobres o filho da senhora pobre, trazendo nu no coração quem ela trouxe nu nas mãos. O frade apresentou um quadro que o inspirou na criação do poema “Do lado de cá”. “Ela vem de Nazaré, da periferia, seu nome é Maria”, reza um trecho do poema.

Centenas de comentários, pedidos e participações marcaram a noite, como o da catequista da Paróquia do Sagrado, Elaine Santos, que escreveu: “Maria nossa mãe, pedimos que revitalize a nossa esperança por dias melhores, interceda por teus filhos do mundo inteiro”. Já a senhora Cleia Hillen disse: “Me emociono a cada música, que Maria nos proteja e proteja o nosso país”. “O mundo necessita dessa espiritualidade. Faz um bem enorme para a alma e para o coração”, destacou Terezinha Oliveira.

Frei Felipe Medeiros Carretta, um dos organizadores do evento, também foi o apresentador. Com muita maestria, simpatia e afinação, conduziu por mais de duas horas o evento que contou também com a participação dos frades angolanos que recentemente chegaram ao Brasil para compor a fraternidade do Sagrado e cursar Teologia no Instituto Teológico Franciscano. Após músicas e cânticos tradicionais e culturais de Angola, Frei Felipe apresentou Frei António da Silva Manuel, Frei Bernardo João Cassinda, Frei Daniel K. T. Tchikeva, Frei Domingos Kakanda Soma, Frei Elias Hebo Luís, Frei Evaristo Seque Joaquim e Frei Pedro D. Caiungue Mugiba a toda comunidade paroquial como também aos internautas.

A #LiveMariana terminou com a bênção do guardião e pároco, Frei Jorge, que aproveitou para agradecer a todos pela presença, bem como aos frades pela organização e condução do evento.

A Paróquia do Sagrado foi a anfitriã e contou com a parceria da TvFranciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil, do Convento da Penha e da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Vila Velha (ES), Paróquia Santa Clara de Imbariê (RJ), Conexão Fraterna, Conferência dos Religiosos do Brasil – Núcleo de Petrópolis, Diocese de Petrópolis, Santuário Frei Galvão e Seminário Frei Galvão de Guaratinguetá (SP); Pró-Vocações e Missões Franciscanas, Paróquia São Luiz Gonzaga de Xaxim (SC), Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ),  Convento São Boaventura de Campo Largo (PR), Paróquia Porciúncula de Sant’Ana de Niterói (RJ), Custódia São Benedito da Amazônia (PA), Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora (MS/MT), Irmãs Franciscanas do Amparo de Petrópolis (RJ), Santuário São Francisco de São Paulo (SP), Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (RJ), Centro Filatélico Franciscano, Folhinha do Sagrado Coração de Jesus e de outras páginas e grupos no Facebook, que aceitaram o convite e transmitiram ao vivo e em cadeia a 2ª edição da #LiveMariana.


Frei Augusto Luiz Gabriel e Frei Andrei Nascimento dos Anjos (fotos)